Conheça 7 formas de conseguir descontos na faculdade

estudante vendo descontos para a faculdade

Apostar na qualificação profissional e concluir o ensino superior é, sem dúvidas, uma das maneiras mais eficazes para se inserir no mercado de trabalho. Por outro lado, arcar com os investimentos que a graduação traz nem sempre é fácil e pode comprometer a vida financeira em alguns casos. Nesse sentido, conseguir desconto em faculdade é uma excelente maneira de amenizar os custos e conseguir o diploma.

Entre os benefícios de ter redução na mensalidade, destacam-se a facilidade para o pagamento e a prevenção da inadimplência no longo prazo. Além disso, você ainda pode otimizar o orçamento mensal e destinar o dinheiro para outros investimentos importantes na carreira.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas de como conseguir desconto na faculdade e tirar o diploma sem grandes problemas financeiros. Não deixe de conferir!

Descontos de empresas

Muitas empresas, buscando o desenvolvimento de seus funcionários, oferecem descontos ou incentivos para aqueles que desejam ingressar no ensino superior e obter qualificação. Entre os benefícios mais comuns, destacam-se o pagamento parcial ou integral das mensalidades e a flexibilização do horário de trabalho.

Tendo isso em vista, vale a pena conferir as políticas educacionais das empresas e conversar com o setor de Recursos Humanos a respeito da possibilidade de ter acesso a esses abonos. É importante lembrar que cada instituição coloca regras específicas para participação em programas de incentivo, sendo necessário estar atento às suas exigências específicas.

Descontos oferecidos pela faculdade

Outra dica de como conseguir desconto mensalidade é verificar as propostas da própria faculdade particular, visto que a instituição pode ter políticas próprias de incentivo que oferecem condições especiais de pagamento aos seus alunos.

Como exemplo, vale mencionar o desconto para funcionários públicos e militares. Há várias faculdades que aderem a essa iniciativa e concedem mensalidade com desconto de até 30% para quem comprova ser servidor federal, municipal ou estadual. Em alguns casos, cônjuge ou filhos de até 24 anos também podem ser beneficiados pelo programa e concluir o curso com investimento reduzido.

Desconto com a bolsa trabalho

Uma possibilidade interessante para conquistar desconto em faculdade é por meio da bolsa trabalho. Trata-se de uma alternativa na qual a instituição oferece a você abonos na mensalidade em troca de algum tipo de serviço.

Essas atividades desenvolvidas podem variar bastante. Algumas unidades, por exemplo, anunciam concurso de monitoria ou de pesquisa que permitem a você conseguir boas vantagens no boleto ao final do mês. De qualquer forma, é necessário lembrar da importância de ter boas notas para conseguir acesso a essas oportunidades, já que na maioria dos casos as vagas são destinadas a quem alcança bom rendimento acadêmico.

Descontos fornecidos por empresas

Descontos fornecidos por empresas quem mantém relação com a instituição de ensino também podem contribuir para uma mensalidade faculdade com desconto. Se você não conhece esse tipo de iniciativa, funciona da seguinte maneira: empresas que têm convênio com a faculdade podem oferecer aos seus funcionários descontos nos cursos de graduação.

Tour pela prova do Enem

Sendo assim, cabe ao colaborador verificar junto ao RH ou à central de atendimento da faculdade essa possibilidade. Assim como o desconto para funcionários públicos, cônjuges e dependentes também podem usufruir dos benefícios e otimizar o orçamento ao conseguir desconto mensal.

Desconto por mérito acadêmico

O desconto por mérito acadêmico é aquele concedido a quem se destaca nas provas de Enem e vestibular entre os primeiros colocados ou, ainda, àqueles que ao longo do curso alcançam excelentes notas nas disciplinas. Por esse motivo, se você quiser ingressar na modalidade de incentivo, vale a pena se preparar com antecedência para os vestibulares institucionais de sua cidade.

Uma dica é conferir o Trilha do Enem para estudar. O site permite realizar simulados e revisar conteúdos por meio de videoaulas completas. É importante destacar que, assim como a bolsa trabalho, é preciso verificar as especificidades da faculdade na qual você quer entrar.

Isso porque os descontos podem ser integrais ou parciais, podendo variar entre unidades. Em geral, você pode verificar as regras no próprio edital do concurso.

Desconto oferecido às famílias

Há instituições que fazem questão de oferecer incentivos à família que estuda na mesma unidade. Se esse for o seu caso, há grandes chances de conseguir desconto faculdade até o fim do curso. O benefício pode chegar a 20% e, sem dúvidas, alivia nas mensalidades da graduação.

Outra vantagem oferecida é o desconto para filhos de professores da própria universidade. A alternativa pode ser bastante interessante, já que não exigido que o filho matriculado permaneça necessariamente na mesma unidade que o pai ou a mãe leciona. Caso o curso escolhido não se situe no mesmo polo, há a possibilidade de solicitar o benefício com abrangência estendida.

Desconto por indicação

Se a sua grande questão atualmente é “Quero desconto. Como conseguir?”, os programas de indicação podem te ajudar bastante. Algumas faculdades, por exemplo, concedem abonos caso você indique e incentive pessoas a também se inscreverem na unidade.

O Amigo Vale-Prêmio, por exemplo, permite que o estudante escolha colegas para estudar na mesma instituição. Caso o convite seja aceito, tanto o indicado quanto o acadêmico tem acesso a vários benefícios. Uma das vantagens de participar é que, quanto mais amigos você indicar, mais incentivos pode ter ao longo da graduação.

Sem dúvida, o investimento necessário para concluir um curso superior pode ser significativo nas contas mensais. Por outro lado, há diversos benefícios que você pode aproveitar para reduzir o valor das mensalidades. O desconto pontualidade, por exemplo, pode ser usufruído todos os meses em que o pagamento for feito até o quinto dia útil. Ou seja, o aluno tem desconto em faculdade até o final do curso.

Por outro lado, é fundamental estar atento às instituições que disponibilizam esses incentivos. Nesse sentido, o Vestibulares pode ajudar bastante, uma vez que traz informações relevantes sobre os processos seletivos das melhores faculdades do país. O portal, além disso, contribui com dicas imperdíveis para você se sair bem nas seleções e dar o primeiro passo em direção ao futuro profissional.

E então? Gostou das nossas dicas? Então, confira todas as bolsas de estudo e créditos estudantis disponíveis nas instituições participantes do Vestibulares e comece a sua graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados