Qual é a nota de corte em Odontologia no Prouni?

estudante de odontologia

Uma das grandes vantagens do Enem é dar várias oportunidades ao estudante para entrar em uma faculdade. Um exemplo disso é a existência do Prouni, Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de descontos nas mensalidades a quem que alcançou uma boa nota na prova.

Contudo, é importante saber: cada curso apresenta concorrência diferente. Assim, para você agir de forma estratégica, é importante entender coisas básicas sobre sua graduação de interesse. Por exemplo: qual a nota de corte de Odontologia para o Prouni.

Bem, reunimos as principais informações aqui. Confira!

O que significa a nota de corte no Prouni?

Afinal, o que significa a note de corte? Esse é um indicador para você saber se tem a possibilidade de entrar para o curso desejado. De forma prática, a nota de corte representa a nota do último classificado. Assim, qualquer outra nota acima desta está dentro da seleção.

No Prouni, ela é calculada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis para o curso e a instituição. Por exemplo, se há dez vagas e 50 concorrentes, as notas desses 50 são colocadas em ordem, da maior para a menor. Nesse caso, a décima classificação diz qual será a nota de corte do Prouni.

Essa situação pode ser acompanhada pelo próprio site do Governo Federal, e o lado bom é que você tem a permissão de mudar de curso, caso perceba que a sua nota está ficando para trás.

Ah! Mas, além disso, existe uma regra básica para participar: sua nota no Enem precisa ter sido acima de 450 pontos e a redação não pode ter sido zerada.

Qual é a nota de corte para Odontologia no Prouni?

Bem, como acabamos de dizer, a nota mínima para concorrer a uma bolsa pelo Prouni é 450 pontos, mas obtê-la não significa que sua vaga esteja garantida. Além do mais, você precisa saber que, a cada ano, essa nota muda, pois ela depende do desempenho dos candidatos e da instituição.

Com base em edição de 2020, a nota mínima de corte em Odontologia no Prouni foi de 562,48 pontos. Só para você ter uma ideia de comparação, Medicina obteve o mínimo de 470,38. Engenharia Mecânica, por sua vez, ficou com 717,24. Ou seja, não é nada impossível, concorda?

Como se dedicar para conquistar essa nota?

O seu principal foco deve ser conquistar uma boa nota no Enem, pois, quanto mais alta, mais chances você tem de conseguir uma vaga no Prouni em Odontologia. Assim, nossa dica é dominar o estilo das provas e saber o que cai em cada matéria. Com isso, entenda que elas são divididas em 5 partes:

Além disso, siga as seguintes orientações!

BANNER CALCULADORA BOLSA ENEM – LINK

Monte um plano de estudos

Um cronograma de estudos deve ser considerado o melhor amigo de um estudante, já que orienta quais as disciplinas devem ser focadas a cada dia. Ele ajuda a organizar a quantidade de horas dedicadas semanalmente, potencializando seu desempenho.

Para montar, selecione cerca de dois ou três conteúdos por dia e divida o tempo para cada um, de acordo com suas horas disponíveis. Não se esqueça de que o peso da redação do Enem influencia no seu resultado. Por isso, também treine algumas discursivas a cada semana.

? Dica: baixe gratuitamente a nossa planilha de organização de estudos para o Enem!

Faça simulados das questões

Engana-se quem pensa que estudar é só sentar e ler resumos de matérias! Uma aprendizagem mais ativa, por meio de simulados do Enem, de provas passadas, ajuda a fixar a matéria na mente, diminuindo a probabilidade de que ela seja esquecida.

Quais são as outras opções de bolsa para Odontologia?

É, nem sempre as coisas saem do jeito que a gente imagina. Então, ninguém está livre de ter de lidar com o sentimento de “não passei no Prouni, e agora?”. No entanto, saiba que sempre há alguma saída para esses impasses. Por isso, vamos contar, aqui, outras possibilidades de bolsa para faculdade!

Bolsa institucional

Sabia que algumas faculdades dão descontos a alunos provenientes de instituições vinculadas ao mesmo sistema de ensino? Essa é uma ótima forma de conseguir uma bolsa em Odontologia, pois, nesse caso, o critério de seleção não tem ligação com seu desempenho no Enem.

Existem várias opções de bolsas institucionais. As principais são:

  • transferência externa;
  • convênios com empresas;
  • indicação de amigos.

FIES

O FIES não é bem uma bolsa. É um financiamento do Governo que permite aos estudantes de baixa renda financiar o valor da faculdade de Odontologia, para que seja pago no longo prazo. Apesar de a participação depender do Enem, os critérios costumam ser mais flexíveis.

Uma das vantagens é que ele apresenta juros nulos ou menores, quando comparados aos financiamentos tradicionais. Dessa maneira, o endividamento do estudante é menor do que se ele contratasse o valor por outros meios. É possível financiar as mensalidades integralmente ou em 50%.

Estágio-monitoria

O monitor é um ajudante do professor. Ele o auxilia na correção de provas e na preparação das aulas semanais, por exemplo. Se esse estudante disponibiliza parte do seu tempo para contribuir nas atividades, nada mais justo que ele receber um desconto nas mensalidades, não é mesmo? Essa opção ainda permite muita aprendizagem e enriquece o currículo depois!

Tour pela prova do Enem

Bolsa incentivo

Anote esta dica imperdível: faculdades que participam do site Vestibulares têm um programa de incentivo, no qual oferecem bolsas! Elas podem ser requeridas por qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, mas queira realizar o sonho do curso superior.

O calouro que optar no ato da inscrição do vestibular por essa bolsa e atender aos critérios determinados pela instituição de ensino, poderá concorrer ao programa. Para isso, é só se inscrever no vestibular da instituição e, nesse momento, solicitar a opção da bolsa. Depois, basta enviar a documentação que comprove os requisitos exigidos.

Bolsa Enem

Entrar no curso superior de Odontologia não pode ser uma missão impossível. Por isso, a Bolsa Enem auxilia você a realizar o sonho de entrar em uma faculdade. Assim, a sua nota do Enem poderá ser utilizada para ganhar uma bolsa de estudos.

Para isso, é necessário tirar acima de 300 pontos na última média do exame. Quanto maior a nota obtida, maior é o desconto. Não deixe de consultar as condições da Bolsa Enem, cursos disponíveis e elegível e valor da mensalidade na secretaria da instituição de ensino de seu interesse.

Bolsa Transferência

A Bolsa Transferência é válida para todo estudante que fizer transferência externa para cursos presenciais das faculdades parceiras do Vestibulares. É possível receber uma bolsa de 50% de desconto nas mensalidades até o final da graduação — excelente, não é mesmo?

Já para os cursos EAD, um desconto de 20% do preço de incentivo é oferecido. No entanto, caso o estudante faça o trancamento de sua matrícula, ele perderá a bolsa automaticamente.

O melhor de tudo é que muitas dessas faculdades têm campanhas internas e oferecem outros tipos de bolsas, créditos e descontos. Na pandemia, por exemplo, muitos cursos estão com um valor bem em conta. Mas, claro, os abatimentos que listamos aqui também podem ser alcançados em vários outros momentos.

É possível conseguir descontos na mensalidade para Odontologia?

Sabia que além das bolsas de estudo para Odontologia também é possível conseguir descontos nas mensalidades? Muito bom, não é? Veja, a seguir, as principais opções!

Desconto Pontualidade

O Desconto Pontualidade é uma vantagem oferecida aos estudantes que pagam suas mensalidades até um dia específico do mês, antes ou até o vencimento. O percentual de desconto varia de faculdade para faculdade e pode chegar, em média, a 10% do valor integral das mensalidades.

Na prática, o desconto pontualidade funciona do seguinte modo: ao optar pelo curso de Odontologia, digamos que o valor da mensalidade seja de R$ 895,03* no valor integral. Ao se basear nessa quantia, a administração da instituição de ensino estipula que todos os estudantes que quitarem a mensalidade do mês X receberão 10% de desconto.

Além de ajudar no bolso, o dinheiro pode ser investido e ser uma reserva para momentos importantes da sua vida.

Convênio Empresa

Com o objetivo de atender à necessidade de capacitação e propiciar o desenvolvimento do funcionário de várias empresas, é possível aderir ao Convênio Empresa. Organizações conveniadas podem oferecer bons descontos nos cursos de pós-graduação e graduação aos seus colaboradores.

O relacionamento acontece com descontos variados para graduações presenciais ou a distância. Pense em um funcionário aprendiz que trabalha em uma empresa e que tem o sonho de cursar Odontologia.

Esse aprendiz pode conversar com o chefe para entender quais convênios com faculdades existem na companhia e, com isso, facilitar o seu ingresso.

Amigo Vale-Prêmio

O Amigo Vale-Prêmio é um programa em que você indica um amigo para estudar na mesma faculdade que você e, caso sejam atendidas as condições do regulamento da indicação, ambos ganham descontos em suas mensalidades.

Essa iniciativa é válida para cursos de graduação, seja Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado. O objetivo aqui é facilitar o acesso ao ensino superior para os estudantes. Assim, os convidados conseguem dar início a uma ótima carreira, com auxílio da formação acadêmica. Por isso, não deixe de indicar um amigo para que vocês ganhem descontos!

Faça já a sua graduação dos sonhos!

Então, como você viu, a nota de corte de Odontologia no Prouni fica por volta de 560 pontos. Contudo, esse número pode variar a cada ano e a cada instituição. Apesar de ser um sonho conseguir a bolsa, ainda há outras opções para quem não teve êxito e não quer tentar de novo nos próximos anos. Assim, não há desculpas para não ter uma graduação, não é mesmo?

Gostou de ficar por dentro das informações? Que tal dar um passo em busca do seu crescimento? Inscreva-se no vestibular online e realize a prova sem sair casa!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados