Qual é a nota de corte em Odontologia no Prouni?

estudante de odontologia

Uma das grandes vantagens do Enem é dar várias oportunidades ao estudante para entrar em uma faculdade. Um exemplo disso é a existência do Prouni, Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de descontos nas mensalidades a quem que alcançou uma boa nota na prova.

Contudo, é importante saber: cada curso apresenta concorrência diferente. Assim, para você agir de forma estratégica, é importante entender coisas básicas sobre sua graduação de interesse. Por exemplo: o que significa nota de corte e qual a nota de corte de Odontologia para o Prouni.

Bem, reunimos as principais informações aqui. Confira!

O que significa a nota de corte no Prouni?

A nota de corte é um indicador para você saber se tem a possibilidade de entrar para o curso desejado. De forma prática, ela representa a nota do último classificado. Assim, qualquer outra nota acima desta está dentro da seleção.

No Prouni, ela é calculada de acordo com a quantidade de vagas disponíveis para o curso e a instituição. Por exemplo, se há dez vagas e 50 concorrentes, as notas desses 50 são colocadas em ordem, da maior para a menor. Nesse caso, a décima classificação diz qual será a nota de corte do Prouni.

Essa situação pode ser acompanhada pelo próprio site do Governo Federal, e o lado bom é que você tem a permissão de mudar de curso, caso perceba que a sua nota está ficando para trás.

Ah! Mas, além disso, existe uma regra básica para participar: sua nota no Enem precisa ter sido acima de 450 pontos e a redação não pode ter sido zerada.

Qual é a nota de corte para Odontologia no Prouni?

Bem, como acabamos de dizer, a nota mínima para concorrer a uma bolsa pelo Prouni é 450 pontos, mas obtê-la não significa que sua vaga esteja garantida. Além do mais, você precisa saber que, a cada ano, essa nota muda, pois ela depende do desempenho dos candidatos e da instituição.

Com base em edição de 2019, a nota mínima de corte em Odontologia no Prouni foi de 550,54 pontos. Só para você ter uma ideia de comparação, Medicina obteve o mínimo de 734,50. Engenharia Mecânica, por sua vez, ficou com 611,24. Ou seja, não é nada impossível, concorda?

Como se dedicar para conquistar essa nota?

O seu principal foco deve ser conquistar uma boa nota no Enem, pois, quanto mais alta, mais chances você tem de conseguir uma vaga no Prouni em Odontologia. Assim, nossa dica é dominar o estilo das provas e saber o que cai em cada matéria. Com isso, entenda que elas são divididas em 5 partes:

Além disso, siga as seguintes orientações!

banner calculadora bolsa enem

Monte um plano de estudos

Um cronograma de estudos deve ser considerado o melhor amigo de um estudante, já que orienta quais as disciplinas devem ser focadas a cada dia. Ele ajuda a organizar a quantidade de horas dedicadas semanalmente, potencializando seu desempenho.

Para montar, selecione cerca de dois ou três conteúdos por dia e divida o tempo para cada um, de acordo com suas horas disponíveis. Não se esqueça de que o peso da redação do Enem influencia no seu resultado. Por isso, também treine algumas discursivas a cada semana.

Dica: baixe gratuitamente a nossa planilha de organização de estudos para o Enem!

Faça simulados das questões

Engana-se quem pensa que estudar é só sentar e ler resumos de matérias! Uma aprendizagem mais ativa, por meio de simulados do Enem, de provas passadas, ajuda a fixar a matéria na mente, diminuindo a probabilidade de que ela seja esquecida. Uma dica legal é usar o site Trilha do Enem, que avalia o seu nível de conhecimento, ajuda a montar um plano individualizado e possibilita o acesso às questões antigas.

Quais são as outras opções de bolsa para Odontologia?

É, nem sempre as coisas saem do jeito que a gente imagina. Então, ninguém está livre de ter de lidar com o sentimento de “não passei no Prouni, e agora?”. No entanto, saiba que sempre há alguma saída para esses impasses. Por isso, vamos contar, aqui, outras possibilidades de bolsa para faculdade!

Bolsa institucional

Sabia que algumas faculdades dão descontos a alunos provenientes de instituições vinculadas ao mesmo sistema de ensino? Essa é uma ótima forma de conseguir uma bolsa em Odontologia, pois, nesse caso, o critério de seleção não tem ligação com seu desempenho no Enem.

FIES

O FIES não é bem uma bolsa. É um financiamento do Governo que permite aos estudantes de baixa renda financiar o valor da faculdade de Odontologia, para que seja pago no longo prazo. Apesar de a participação depender do Enem, os critérios costumam ser mais flexíveis.

Estágio-monitoria

O monitor é um ajudante do professor. Ele o auxilia na correção de provas e na preparação das aulas semanais, por exemplo. Se esse estudante disponibiliza parte do seu tempo para contribuir nas atividades, nada mais justo que ele receber um desconto nas mensalidades, não é mesmo? Essa opção ainda permite muita aprendizagem e enriquece o currículo depois!

Bolsa incentivo

Anote essa dica imperdível: faculdades que participam do site Vestibulares têm um programa de incentivo, no qual oferecem bolsas! Elas podem ser requeridas por qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, mas queira realizar o sonho do curso superior.

Para concorrer, é só se inscrever no vestibular da instituição e, nesse momento, solicitar a opção da bolsa. Depois, é só enviar a documentação que comprove os requisitos exigidos.

O melhor de tudo é que muitas dessas faculdades têm campanhas internas e oferecem outros tipos de bolsas, créditos e descontos. Na pandemia, por exemplo, muitos cursos estão com um valor bem tentador. Mas, claro, esses abatimentos também podem ser alcançados em vários outros momentos.

Então, como você viu, a nota de corte de Odontologia no Prouni fica por volta de 550 pontos. Contudo, esse número pode variar a cada ano e a cada instituição. Apesar de ser um sonho conseguir a bolsa, ainda há outras opções para quem não teve êxito e não quer tentar de novo nos próximos anos. Assim, não há desculpas para não ter uma graduação, não é mesmo?

Gostou de ficar por dentro das informações? Que tal dar um passo em busca do seu crescimento? Inscreva-se no vestibular online e realize a prova sem sair casa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.