Entenda de uma vez por todas qual é o peso da redação no Enem

entendadeumavezportodasqualeopesodaredacaonoenem

Você entende bem qual é o peso da redação no Enem? Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem prestou ou vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Afinal, é sabido que ela exerce influência significativa sobre o resultado final.

Pensando na relevância desse tema para você, vestibulando, preparamos este conteúdo. Ao longo dele, explicaremos por que é preciso dar atenção especial a essa parte tão significativa da prova. Acompanhe até o fim e aproveite as informações!

Qual é o peso da redação no Enem?

A redação é uma das cinco notas gerais atribuídas a quem faz o Enem, mas ela tem um grande peso. Tirar uma boa nota com o texto que você escreveu aumenta bastante as suas chances de conseguir entrar no curso desejado. Pelo contrário, zerar a prova pode trazer várias consequências negativas.

Uma boa notícia é que, nessa parte do Enem, é possível alcançar a pontuação máxima. Afinal, nas outras áreas — Ciências da Natureza, Linguagens, Ciências Humanas e Matemática — a metodologia de correção utilizada é diferente e se chama TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse método foi elaborado com o objetivo de verificar o conhecimento dos candidatos e evitar os famosos chutes.

Também vale a pena mencionar o peso da redação do Enem no Prouni — para se inscrever e conseguir descontos, você não pode ter tirado 0 na redação. Em cursos mais concorridos, como Psicologia, é fundamental ter uma boa nota nessa avaliação, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Quantos pontos vale a redação do Enem?

Depois de saber qual o peso da nota da redação no Enem, é preciso entender quantos pontos ela vale. De forma resumida, a pontuação final de sua prova discursiva pode variar entre 0 (nota mínima) e 1.000 (nota máxima). Portanto, se uma pessoa tirar 500, isso quer dizer que ela obteve uma pontuação média.

O que é considerado para dar a nota?

Na maioria das vezes, as redações são corrigidas por dois avaliadores. Eles levam em conta 5 fatores ou competências para atribuir uma nota ao que você escreveu:

  • conhecimento e domínio da língua portuguesa;
  • coerência das informações apresentadas;
  • capacidade de atender ao formato e à proposta da redação;
  • organização de ideias e argumentos utilizados;
  • proposta de intervenção para os problemas com base nos direitos humanos.

Cada um desses critérios recebe notas que vão de 0 a 200 pontos, dadas por ambos os corretores. A nota final será a média aritmética das pontuações atribuídas por eles.

Como a nota da redação aumenta a pontuação final?

A partir de 2017, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que é responsável pelo Enem, passou a considerar a nota da redação no cálculo da pontuação geral. Antes disso, as notas eram computadas separadamente. Portanto, uma boa nota na redação pode elevar bastante a sua média final.

Entender o peso da redação no Enem dentre as demais competências cobradas na prova, pode até não ser algo tão simples. Mas o mais importante é se preparar e ter em mente que ela é capaz de garantir o seu ingresso em uma faculdade de qualidade!

Já que você está se preparando para fazer o Enem, veja agora mesmo como escolher um curso de graduação e defina seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados