Saiba como ganhar bolsa de estudos em 7 passos

estudantes saindo da faculdade

Tem muita gente por aí morrendo de vontade de estudar e crescer na vida, não é mesmo? Porém, às vezes esbarramos em adversidades do dia a dia, como falta de tempo e de dinheiro. Mas você sabia que tem como ganhar bolsa de estudos e fazer a faculdade particular sem pagar por isso ou recebendo belos descontos?

Aliás, isso costuma ser mais fácil do que passar nos vestibulares de instituições públicas. Além disso, se o problema é financeiro, as notícias são ótimas! Afinal, tais incentivos quase sempre são dirigidos a pessoas que têm dificuldades econômicas.

Então, que tal arregaçar as mangas e descobrir, agora mesmo, como ganhar uma bolsa de estudos? Confira as dicas que separamos para você!

Liste as faculdades com programas de isenção de pagamento

Toda maratona tem a sua primeira passada. Assim, com a graduação não é diferente. Por esse motivo, uma das mais valiosas dicas para ganhar bolsa de estudos é listar as faculdades que oferecem essa vantagem.

Mas você sabe o que é uma bolsa de estudos? Nada mais é do que uma ajuda financeira para concluir os estudos pagando menos ou até mesmo sem pagar nadinha.

Outro aspecto interessante é que as bolsas servem para as três modalidades de ensino: presencial, 100% online e semipresencial.

Ou seja, se você precisa estudar e trabalhar, essa é uma saída bem palpável para finalmente ter o sonhado diploma em mãos.

Pesquise como ganhar bolsa de estudos em projetos do Governo

Faça uma busca na internet sobre as bolsas de estudo do Governo. Embora elas sejam mais concorridas, devemos tentar. O programa mais famoso é o Prouni, mas é importante lembrar que há outras opções além desse, já que para disputar uma vaga é preciso ter uma boa nota no Enem e atender a alguns requisitos, como renda familiar máxima.

Outra solução é o FIES, que providencia empréstimos para alunos que querem estudar em faculdades particulares. Mas as opções de bolsa de estudo do Governo ainda não acabaram. Afinal, também dá para recorrer às iniciativas dos governos estaduais.

Confira as regras de cada instituição de ensino

Embora hajam incentivos do Governo Federal para os estudantes ingressarem no ensino superior, nem sempre é fácil conseguir uma vaga, ainda mais se você não se enquadra perfeitamente nos critérios de participação dos programas. Porém, como já dissemos, tem como ganhar bolsa de estudos em faculdades privadas. Isso mesmo!

Para tanto, pense nas instituições que te interessam e verifique quais são as regras em cada caso. Apesar dos critérios variarem conforme a organização educadora, geralmente são levados em conta os seguintes quesitos:

  • histórico escolar;
  • desempenho no Enem;
  • comprovação de renda;
  • entrevista.

Use estratégia e aumente as chances de como ganhar bolsa de estudos

São inúmeras as faculdades particulares que concedem bolsas de estudo no Brasil, como acabamos de explicar. Contudo, além de conhecer as regras de cada uma, prefira aquelas cujas normas de seleção têm mais a ver com seu perfil.

Assim, se você foi bem no Enem, comece se inscrevendo em instituições que valorizam isso e dão descontos conforme a sua nota. Dessa forma, você aumenta as chances de obter a isenção.

As faculdades parceiras do Vestibulares dão descontos progressivos, de acordo com o seu desempenho no Enem. Fica assim:

  • até 600 pontos 10%;
  • de 601 a 750 pontos 20%;
  • de 751 a 900 pontos 80%;
  • acima de 901 100%.

Viu só como é possível conseguir abonos ou bolsas para a graduação de até 100%?! Caso você não consiga o benefício, algumas faculdades dão descontos para quem indicar amigos.

Acesse aqui a nossa calculadora Bolsa Enem veja qual o seu desconto e opções de instituição 🙂

Ou seja, há muitos caminhos para realizar o sonho de ter o diploma em mãos. Outro meio é verificar se você trabalha em uma empresa que tem convênio com faculdades.

Prepare-se para o Enem

Como você viu, sua performance no Enem é importante para ganhar bolsa de estudos na faculdade. Caso você tenha um desempenho abaixo do esperado, também não precisa desanimar.

Afinal, embora tenha um peso relevante, o Enem não é a única porta para entrar para o ensino superior. Mas o melhor mesmo é se preparar para a prova e garantir esse importante recurso a seu favor.

Desse modo, saiba que é completamente viável passar no Enem estudando em casa. Por falar nisso, tem até um portal para estudantes chamado Trilha do Enem.

Nessa plataforma, há cronogramas de estudos, videoaulas, simulados, entre outras atividades. Portanto, vale a pena se esforçar para ir bem na prova e não zerar a redação.

Verifique as opções de faculdades cadastradas no Prouni

Mais uma etapa crucial quando se fala em como ganhar bolsa de estudos é encontrar as faculdades parceiras do Prouni. Afinal, como já dissemos, esse é um dos principais programas de bolsas de estudos no Brasil.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Prouni concede bolsas integrais e bolsas parciais para pessoas de baixa renda. Contudo, existem vários critérios para ser contemplado nesse projeto, e não somente as condições financeiras.

Desse modo, você vai precisar de uma nota boa no Enem e comprovar que fez o ensino médio em escolas públicas. No caso de estudantes de escolas particulares, apenas bolsistas têm o direito de disputar o benefício.

Faça sua inscrição para as provas dos vestibulares 

Pode até parecer óbvio, mas não há como ganhar bolsa de estudos sem participar dos vestibulares, não é mesmo? Por essa razão, inscreva-se para as provas das faculdades que você deseja se matricular.

Como você viu até aqui, as instituições oferecem muitos benefícios e facilidades para quem deseja fazer uma graduação, que vão além dos incentivos promovidos pelo Governo Federal. Além disso, ao estudar em faculdades privadas você tem acesso a outras vantagens, como a infraestrutura e as diferentes modalidades de ensino.

Fazer um curso superior numa faculdade bem-conceituada, que permita que você concilie estudos, trabalho e vida pessoal pagando pouco (ou nada!) é uma oportunidade e tanto, não acha?

Aproveite essa chance!

Então, não deixe que as dificuldades financeiras momentâneas atrapalhem os seus sonhos. Afinal, você percebeu que tem como entrar para a faculdade e ganhar uma bolsa de estudos.

É seu futuro que está em jogo! Faça a sua inscrição para o vestibular online e comece a mudar a sua vida a agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: