Qual é a nota de corte da faculdade de Agronomia?

nota de corte agronomia

Sonha em se tornar um agrônomo? Então, saiba que você está fazendo uma ótima escolha! Essa é uma profissão altamente valorizada hoje em dia e que traz muitas oportunidades profissionais para aqueles que nela investirem.

No entanto, o ingresso para o curso de Agronomia também é bastante concorrido. Então, é essencial mandar muito bem nas provas e, claro, ter todos os conceitos do vestibular na ponta da língua para não fazer feio nos processos seletivos.

Neste artigo, falaremos sobre a nota de corte para a faculdade de Agronomia. Confira as principais pontuações, saiba como esse tipo de conceito funciona e descubra como usar a sua nota do Enem da melhor maneira possível. Boa leitura!

O que é uma nota de corte?

Talvez você esteja se perguntando: afinal de contas, o que significa a nota de corte? Bom, essa é uma pontuação que separa os candidatos que serão chamados para a próxima fase do vestibular (ou para a realização da matrícula) daqueles que não foram aprovados no processo seletivo.

A nota varia de ano para ano, sendo determinada a partir do desempenho dos estudantes na prova e do número de vagas. A nota de corte será, portanto, a pontuação feita pelo último candidato da lista.

Exemplo: há 50 vagas para um determinado curso. A nota obtida pelo candidato que ocupar a 50ª posição será a nota de corte.

Quais são as notas de corte da faculdade de Agronomia?

Confira, a seguir, algumas das notas de corte mais comuns para essa graduação!

Sisu

A nota de corte do Sisu costuma ser mais alta do que a vista em outras modalidades de ingresso ao ensino superior. Isso acontece devido à concorrência, já que as vagas disponíveis para faculdades públicas são bem disputadas.

Em 2019, por exemplo, as notas beiraram os 640 pontos, em média. No entanto, para algumas faculdades ela foi até 100 pontos mais alta. Vale a pena ressaltar que a Ampla Concorrência também traz notas superiores.

FIES

Agora falaremos sobre a nota de corte do FIES, um programa que permite o financiamento de todo o valor da faculdade. Com juros bem baixinhos, o estudante pode pagar suas mensalidades apenas após ter em mãos o seu tão sonhado diploma e conseguido uma vaga no mercado de trabalho. Bacana, não é?

As notas médias, nesse caso, giram em torno dos 566 pontos. A nota mais alta, em 2017, foi de 640 pontos, o que representa a média das notas do Sisu. Só por aí já podemos perceber que essa é uma modalidade de ingresso mais simples e com bem mais vagas disponíveis!

Prouni

Por fim, há o Prouni. Ao contrário do FIES, que financia o curso de ensino superior, aqui são concedidas bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda. Elas podem ser de 50% ou 100%. Caso ela não seja integral, é possível financiar o restante do valor com o FIES.

Em 2019, a média das notas de corte para o Prouni em Agronomia foi de 609 pontos. Já a nota mais alta em uma faculdade brasileira foi 648. Bem mais simples, certo?

Existe nota de corte em faculdades particulares?

A resposta é: não! As faculdades particulares trabalham com um outro conceito, o de nota mínima. Aqui, há uma pontuação que deve ser atingida para que os participantes estejam aptos a participar do processo seletivo com a nota do Enem.

banner calculadora bolsa enem

Em instituições como Pitágoras, Anhanguera, Unopar, Unic, Unime, Uniderp e FAMA a nota mínima é de 200 pontos nas provas de conhecimento gerais do Enem e também no caderno de redação.

Há outro meio de utilizar a nota do Enem?

Sim! Em algumas instituições — como as mencionadas acima, parceiras do Vestibulares — é possível utilizar a nota do Enem como substituta aos vestibulares tradicionais que são conduzidos por essas faculdades.

Assim, você tem outra chance de ingressar em uma ótima faculdade para cursar Agronomia. Mas sabe o que é melhor? Você pode conseguir desconto com a nota do Enem nessas faculdades particulares!

Nas faculdades participantes do portal Vestibulares, a Bolsa Enem oferece descontos progressivos, de acordo com o seu desempenho. Funciona assim:

  • até 600 pontos — 10% de desconto;
  • de 601 a 750 pontos — 20% de desconto;
  • de 751 a 900 pontos — 80% de desconto;
  • acima de 901 — 100% de desconto.

É ou não é uma baita oportunidade? Já fez alguma edição do Enem e quer saber quanto receberia de abono nas mensalidades? Use a nossa calculadora de descontos!

Como estudar de maneira eficiente para essa prova?

Para fechar, que tal conferir algumas dicas para obter boas notas na sua prova do Enem? Olha só!

Faça provas antigas

A resolução de muitas questões é uma dica muito eficiente para ir bem nas provas. Mas fazer provas anteriores ou simulados também deve ser uma prática presente em seu dia a dia de estudos. Isso é essencial para pegar o jeitão do Enem e entender o que cada pergunta espera de você!

Priorize materiais de qualidade

Uma dica importante para quem está prestando vestibular é: filtre bem os conteúdos que você está acessando. Escolher sites de qualidade e que tragam materiais profundos, mas objetivos, fará toda a diferença no aproveitamento de seu tempo e, consequentemente, nos resultados obtidos nas provas.

Conte com a ajuda de bons professores

Além dos materiais de qualidade, é fundamental contar com a ajuda de profissionais que entendem do que estão falando e tenham uma ótima didática. Um bom exemplo de portal que une todas essas qualidades é o Trilha do Enem que, de quebra, é gratuito!

Estabeleça uma rotina

A rotina é um fator que não pode ser negligenciado durante a preparação para o vestibular de Agronomia. Siga um bom plano de estudos para o Enem e mande a procrastinação para bem longe!

Cuide de seu corpo e de sua mente

Por fim, não podemos nos descuidar de nossa saúde, não é mesmo? Afinal, o cansaço é um — se não o maior! — dos grandes vilões dos vestibulandos. Tire um tempo para descansar e se dedique às atividades que você ama, mesmo que elas não sejam muito produtivas. Cuide de seus aspectos físico e mental!

Chegou a hora!

Agora que você já sabe a nota de corte para a faculdade de Agronomia, lembre-se de que a escolha da instituição de ensino é tão importante quanto conhecer os processos seletivos. Afinal, o Enem e o vestibular são a porta de entrada para o ensino superior, mas a faculdade vai ser o caminho para a vaga de emprego no mercado de trabalho.

Então, faça a sua inscrição para o vestibular online de Agronomia e não perca mais tempo. Comece o seu futuro agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: