Faculdade particular em Manaus: como escolher a melhor opção?

faculdade particular em manaus

A capital do Amazonas é uma excelente opção para quem deseja morar e estudar em uma grande cidade no Norte do país. Com população estimada em mais de 2 milhões de habitantes*, Manaus está localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, no coração da Amazônia.

Imigrantes e turistas tornam a cidade, que oferece aos manauenses excelentes níveis de qualidade de vida, boa gastronomia e cultura rica, ainda mais movimentada.

Por isso, neste texto, vamos ajudar você a encontrar a melhor faculdade particular em Manaus indicando a quais pontos essenciais você deve ficar atento. Não perca mais tempo e dê inicio agora mesmo a um futuro de sucesso!

Pesquise o reconhecimento do mercado

Optar por universidades federais costuma ser o principal caminho dos vestibulandos por causa do reconhecimento do mercado. Porém, saiba que há inúmeras vantagens em estudar em uma faculdade privada em Manaus.

Grande parte das instituições particulares, inclusive, recebe notas mais altas no MEC do que uma faculdade pública. Surpreendente, não é?

Então, nossa primeira dica é: vá em busca do seu diploma de graduação em uma instituição que, de fato, se preocupa em formar bons profissionais e que seja valorizada pelo mercado, com alta empregabilidade.

Conheça a metodologia de ensino da instituição

Outro ponto muito importante a ser verificado antes de escolher a faculdade é a metodologia que a instituição adota. Isso vai fazer toda a diferença na sua formação e no seu futuro desempenho como profissional.

Boas faculdades adotam o modelo de ensino baseado em resolução de problemas. Essa é uma forma de os alunos desenvolverem habilidades e competências na prática — e, claro, se tornarem mais bem-preparados para ingressar no mercado de trabalho.

É importante avaliar, ainda, o tipo de curso oferecido e se ele é compatível com suas necessidades para conciliar trabalho e estudo, por exemplo:

  • graduação a distância — 100% EAD, com tutores disponíveis e Ambiente Virtual de Aprendizagem fácil de usar e materiais ricos. Nessa modalidade, você não precisa ir à faculdade, tudo é realizado pela internet de forma bastante responsável;
  • graduação semipresencial — a presença do aluno é exigida durante apenas alguns dias da semana. Por exemplo, quinta-feira à noite, sábado pela manhã etc., dependendo do curso escolhido. Antes de fazer a inscrição, você deve ir atrás dessa informação.

Analise o foco em tecnologia e tendências

Não sei qual faculdade fazer“: se você tem esse pensamento, saiba que não está só. A grande maioria das pessoas têm sérias dúvidas na hora de escolher um curso, pois isso pode definir toda a sua trajetória profissional.

É claro que o ensino superior define melhores salários, e não podemos deixar de levar isso em consideração. Uma dica valiosa é buscar informações sobre uma das grandes tendências do momento: a graduação tecnológica, ainda mais na área de Ciência e Tecnologia.

Tour pela prova do Enem

Especialmente em Manaus, que conta com um setor industrial que fica atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, esse tipo de graduação é vantajoso por possibilitar a entrada rápida no mercado de trabalho. Isso, porque os cursos têm duração média de 2 anos e podem ser feitos em diversas áreas do conhecimento.

Veja algumas opções que estão em alta em Manaus:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Arquitetura de Dados;
  • Comércio Exterior;
  • Desenvolvimento Web;
  • Gestão da Produção Industrial;
  • Gestão de Turismo;
  • Empreendedorismo;
  • Segurança Pública.

Compare os benefícios oferecidos pela universidade

Na hora de bater o martelo e fazer faculdade em Manaus, fique atento a tudo o que a instituição oferece. Nas faculdades parceiras do Vestibulares na cidade, como a Anhanguera e a Unopar, temos as melhores condições em termos de infraestrutura e de recursos didáticos para os cursos a distância e semipresenciais.

Confira algumas das vantagens dessas faculdades:

  • Canal Conecta — uma plataforma que vai te ajudar a encontrar vagas de estágio e de emprego. São mais de 30 mil empresas parceiras, inclusive na região Norte;
  • Apoio Personalizado —uma forma de cuidar do aluno em todas as etapas da graduação, de acordo com suas necessidades;
  • Avaliação Continuada — o aluno se sente tranquilo quando sabe que todas as atividades do semestre são devidamente valorizadas. Dessa forma, não fica pressionado em momentos de provas.

Conheça as possibilidades de bolsa de estudos

Se você já fez o Enem digital ou presencial, sabe que essa nota pode ser utilizada para conseguir uma vaga pelos programas do Governo. Mas você tem conhecimento de que ela vale também para conseguir bolsas para faculdade? É isso mesmo: dependendo do seu resultado, o desconto chega a 100% do valor das parcelas.

Quer saber, em média, de quanto é a Bolsa Enem? Veja só:

  • até 600 pontos — 10%;
  • de 601 a 750 pontos — 20%;
  • de 751 a 900 pontos — 80%;
  • acima de 901 — 100%.

Mas como ganhar desconto em faculdade particular? Procure as informações no site da instituição em que você deseja estudar e veja se alguma modalidade de bolsa é compatível com seu perfil. É possível contar com uma bolsa de estudos parcial em várias outras situações, além da Bolsa Enem, como:

  • Bolsa Incentivo — depois de efetuar a matrícula, faça a opção pela bolsa. Será necessário comprovar dificuldades financeiras Instituições como a Anhanguera e a Unopar dão aquela forcinha para quem quer começar a estudar;
  • Bolsa Primeiro Semestre — calouros ganham 20% de desconto no primeiro semestre de curso. A bolsa é válida para cursos EAD e semipresenciais, que são uma graduação à distância com atividades presenciais;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — esses profissionais, assim como seus cônjuges e filhos de até 24 anos, recebem 30% de desconto nas mensalidades;
  • Bolsa Transferência — até 60% de desconto até o fim do curso para quem deseja concluir a faculdade;
  • Convênio Empresa — funcionários de empresas conveniadas e seus dependentes recebem bolsas de acordo com o valor acordado entre as partes.

Agora é com você!

Não é somente por estar no meio da Floresta Amazônica, com inúmeras possibilidades de turismo, ou por ser o centro econômico e cultural do Norte do país que Manaus é uma boa escolha para morar e estudar.

A capital conta com ótimos níveis de desenvolvimento, com PIB per capita elevado e excelentes índices de educação e saúde. Portanto, busque sua faculdade particular em Manaus, seja em uma graduação tecnológica ou não, e dê início ao seu sonho de conquistar um diploma no ensino superior!

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades em Manaus, que tal fazer sua inscrição? Utilize sua nota do Enem ou inscreva-se no nosso vestibular online! Faça a prova na sua casa e receba rapidamente o resultado.

*IBGE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados