Floresta Amazônica: como ela pode ser cobrada no Enem?

Floresta Amazônica

Abrigando a maior biodiversidade do planeta Terra, a Floresta Amazônica esteve amplamente presente no noticiário de 2020 e, certamente, estará em questões no Enem. Queimadas, abertura governamental para exploração mineral, tipo de clima, entre outros temas podem ser cobrados na prova, inclusive na redação.

De olho em sua preparação, elaboramos este post com informações relevantes sobre as características da Floresta Amazônica. Vem com a gente!

O que é a Floresta Amazônica?

Ocupando cerca de 600 milhões de hectares, a Floresta Amazônica não está presente apenas no Brasil. Ela cobre nove países, mas a maior parte da sua área está por aqui, incluindo os estados do Pará, do Amazonas, de Roraima, do Amapá, de Rondônia e do Acre, além de parte do Maranhão, do Mato Grosso e de Tocantins.

Além das riquíssimas fauna e flora (sem falar nas riquezas minerais), a Floresta Amazônica conta com a maior bacia hidrográfica do mundo, tendo como principal rio o Amazonas. A estimativa é que cerca de 20% da água doce do planeta esteja na região.

Em seu vasto território, vivem populações ribeirinhas e índios, existem várias empresas turísticas e pesquisadores em busca de novos remédios e cosméticos, além de atuarem inúmeras Organizações Não Governamentais (ONGs) que ajudam na preservação ambiental. Porém, as ameaças são constantes, como veremos a partir de agora.

Por que ocorrem as queimadas na Amazônia?

Apesar de sua importância para o ecossistema global, o ser humano priorizou a exploração dos recursos naturais da Floresta Amazônica como forma de enriquecimento. Assim, nos últimos anos, foram constantes os casos de queimadas para transformar a área de mata em pasto para a criação de gado.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o monitoramento da região, somente em julho de 2020 houve 6.803 focos de incêndio na Floresta Amazônica, o pior dado desde 2017.

Para você ter uma ideia, somente em um dia de julho aconteceram mais de mil focos de incêndio, fazendo com que as autoridades e a comunidade internacional se voltassem para a causa, incluindo inúmeras críticas ao Governo.

Por isso, as queimadas na Floresta Amazônica são um forte tema de questões do Enem, abordando as causas e relacionando o problema com o efeito estufa e as mudanças climáticas, sem falar nas consequências para o bioma, como a extinção de animais. Além disso, o assunto pode aparecer como tema da redação. Nesse caso, é bem bacana fazer ligações com o desenvolvimento sustentável.

Outro tema importante é a influência das queimadas na possível transformação do solo em uma savana. Isso porque os constantes focos de incêndio também diminuem a incidência de chuvas, prejudicando todo o ecossistema.

Quais são as características da Floresta?

As características da Floresta Amazônica também aparecem frequentemente em questões do Enem e vestibulares e merecem a sua atenção nos estudos. Afinal, são temas referente à Geografia e à Biologia.

Vegetação

A vegetação na região amazônica é dividida em três partes: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. Para você entender cada uma delas, vamos mostrar agora algumas peculiaridades.

Mata de Igapó

Está presente nas partes alagadas da floresta, principalmente pelos rios. Em suas áreas, a vegetação é de menor porte, como a famosa vitória-régia.

Mata de várzea

Caracterizada pela vegetação de médio porte, é constantemente alagada por conta das cheias dos rios. Entre os destaques, podemos citar o Jatobá e a Seringueira.

Matas de Terra Firme

Como o próprio nome sugere, são áreas em que as águas dos rios não atingem, ou seja, a vegetação é de grande porte. É onde se encontram os cipós, as palmeiras, os musgos, entre outras espécies de plantas.

Relevo

É importante você também ficar atento ao relevo da Floresta Amazônica, tendo em vista que é um tema que sempre tem presença garantida no Enem.

Tour pela prova do Enem

Ele é composto por planícies com baixa variação de altitude, inundadas pelos rios, além de depressões em colinas baixas e relevo aplainado. Há planaltos com superfície elevada e algumas regiões com serras.

Biodiversidade

Sendo um dos principais atrativos em toda a sua extensão, a biodiversidade da Floresta Amazônica chama muito a atenção e é outro aspecto que você precisa atentar em seus estudos. A Floresta Amazônica é responsável por 10% da biomassa do planeta.

São pelo menos 2.500 espécies de árvores e 30 mil de outras plantas que compõem o habitat de uma rica fauna. Sabia que há aproximadamente 600 bilhões de árvores no território? Inclusive, há muitas espécies de plantas e animais ainda desconhecidas pelos cientistas.

Além disso, os cientistas acreditam que menos de 0,5% das espécies da flora foram estudadas até o momento, ou seja, há uma grande expectativa de inúmeras curas de doenças na riqueza das plantas existentes na floresta.

Qual é a importância da Floresta para o ecossistema?

A Floresta Amazônica é um tema recorrente no Enem porque tem uma grande importância para o ecossistema de outras regiões também. A grande quantidade de árvores ajuda a manter a boa qualidade do ar, e o clima equatorial contribui com a regulação das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste.

Outro processo relevante que acontece na Amazônia é o chamado sequestro de carbono. Trata-se da fotossíntese, que absorve o carbono atmosférico (CO2), contribuindo para que se retire boa parte do gás, que é um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Assim, a Floresta ainda ajuda no equilíbrio ambiental. As áreas agrícolas com preservação ambiental também têm riqueza de polinizadores, ajudando na produção de alimentos. Entre eles, café, soja e milho.

Quais são as práticas ilegais do Homem na Floresta?

A interferência do Homem na Floresta Amazônica é antiga e contínua, apesar das leis que protegem a natureza. Como dissemos há pouco, a rica biodiversidade atrai a ação de criminosos, principalmente em busca de produtos que geram dinheiro.

Podemos citar a biopirataria, por meio do contrabando de animais, plantas e flores, destinados principalmente ao mercado externo. Além disso, há o constante desmatamento (por meio das queimadas e da extração de madeiras também), contribuindo com o aumento dos problemas.

As demais práticas ilegais são a expansão da ação agropecuária, com foco na criação de gado de corte, a exploração mineral e a consequente poluição dos rios. Por conta disso, o território total desmatado da Floresta Amazônica já é maior que a cidade de São Paulo.

Atualidades

Entre os assuntos mais recentes que podem cair no Enem estão exatamente o aumento das queimadas e do desmatamento, com impacto direto no relevo e no bioma da região. Portanto, fique atento ao tema savanização, que combina temperaturas mais altas e secas extremas aliadas às queimadas.

Como se preparar e estudar corretamente?

Uma boa dica para você saber como se preparar para o Enem é manter a rotina dos estudos, além de sempre realizar o acompanhamento das notícias nos diversos meios de comunicação.

Procure fontes confiáveis e siga uma meta diária. Vale a pena contar com o auxílio de profissionais, como no caso do Trilha do Enem, uma plataforma em que você encontra videoaulas, simulados e vários dispositivos para bombar os seus estudos.

Além disso, ler livros sobre o assunto e ouvir podcasts para o Enem são sempre uma ótima forma de estudar. Assistir a documentários sobre desastres ambientais também nos dá uma boa visão sobre os problemas.

Agora é preciso se planejar!

Como você viu, a chance de a Floresta Amazônica cair no Enem e nos vestibulares é bem grande, concorda? Afinal, ela faz parte de diversas esferas da nossa vida e tem sido centro de inúmeros debates ao redor do mundo, o que resulta em muito assunto pra estudar. Mas seguindo as nossas dicas, certamente você estará no caminho certo para obter uma boa pontuação nas provas!

Só que para conseguir dar conta de tudo é preciso se organizar, certo? Então, saiba, agora, como montar um plano de estudos para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados