Graduação a distância: quais as vantagens de cursar uma faculdade sem sair de casa?

graduacaoadistancia

O número de vagas em cursos de graduação a distância já superou o de cursos presenciais no Brasil. Foi o que apontou o Censo da Educação Superior de 2018, realizado pelo Inep e Ministério da Educação (MEC). 

De acordo com a Agência Brasil, o número de pessoas que ingressam nessa modalidade de ensino tem crescido: em dez anos, os números dobraram (20% em 2008 e 40% em 2018). Em contrapartida, em cursos presenciais, o número de ingressos caiu 13% nos últimos anos. 

Esse crescimento, claro, não é à toa: a graduação a distância apresenta inúmeras vantagens, principalmente para aqueles que prezam pela praticidade em meio a uma rotina corrida. Confira alguns dos benefícios que fazer uma faculdade sem sair de casa pode oferecer:

Há flexibilidade de horários

Uma das maiores vantagens da graduação a distância, sem dúvida, é a possibilidade de estudar quando quiser, definindo os melhores momentos dentro da sua rotina. Isso porque, com o trabalho, os filhos, a casa e muitos outros compromissos, algumas pessoas têm dificuldade em reservar um horário fixo para cursar uma faculdade. 

Assim, a graduação a distância é muito procurada por conta de sua flexibilidade, já que permite ao aluno estudar e trabalhar ao mesmo tempo e assistir às aulas no horário que for mais conveniente para ele. 

Vale ressaltar que flexibilidade de horários não quer dizer facilidade. Ou seja, um curso a distância exige a mesma seriedade e a mesma responsabilidade da modalidade presencial. Por isso, o aluno deve respeitar prazos e cronogramas, além de separar um momento do seu dia apenas para seus estudos. 

A flexibilidade permite, ainda, que o aluno entenda e monte sua própria rotina de estudo, além de existir a possibilidade de assistir à mesma aula diversas vezes, quando algum tema for de maior complexidade. Uma ideia é separar um tempo todos os dias para assistir às aulas ou fazer trabalhos, para evitar que os conteúdos se acumulem. 

As mensalidades cabem no bolso

Em tempos de retração da economia, a questão financeira pesa muito para quem deseja fazer uma faculdade. E, nesse quesito, a graduação a distância faz todo o sentido. Além de o curso nessa modalidade ser mais em conta que o presencial — pois não inclui custos físicos de infraestrutura da instituição, como imposto do prédio, segurança, água, luz etc. —, ele também proporciona ao aluno uma economia bem considerável com transporte e alimentação.

Muitas instituições de ensino apresentam, ainda, formas de pagamento facilitados, opções de desconto e bolsas de estudo, além de possibilidade de financiamento estudantil. Tudo isso para facilitar o pagamento, uma das maiores preocupações de quem quer um diploma de ensino superior, mas não tem como pagar valores exorbitantes. 

Gasta-se menos tempo em locomoção 

Em um país em que o tempo médio gasto em transporte urbano pode chegar a 3 horas (ou mais, como é o caso de São Paulo) e os congestionamentos são uma realidade, evitar passar esse tempo no trânsito é um alívio. 

Não precisar se deslocar até a faculdade todos os dias para assistir a aula é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da graduação a distância. Assim, é possível assistir os conteúdos de casa, com muito mais conforto e economizando tempo, que pode ser investido no que mais importa nesse momento: sua educação.

O conteúdo é de qualidade

A graduação a distância já foi vista, muitas vezes, como algo mais fácil e de menor qualidade do que o ensino presencial. Entretanto, isso não corresponde com a verdade. Instituições de ensino sérias oferecem cursos de qualidade, além de darem suporte ao estudante em todos os momentos. 

Além disso, é importante lembrar que os cursos de graduação a distância, independentemente da área, também passam por aprovação do MEC. Ou seja, a base de conteúdos dos cursos é a mesma, seja para faculdades presenciais, seja para faculdades EAD. Dessa forma, o MEC assegura o mesmo padrão de qualidade e a mesma carga horária, assim como o reconhecimento do diploma. 

Vale, ainda, acrescentar que o conteúdo da graduação digital fica disponível para ser acessado quando o aluno precisar e conta com atualização constante, o que é um ponto bastante positivo para a formação do estudante. 

Há suporte e interação de qualidade

Outra preocupação bastante recorrente de quem está pensando em investir em um curso de graduação a distância é como será feita a interação com professores e outros alunos. E, aqui, temos mais um ponto positivo para essa modalidade de ensino. 

Como as aulas ficam disponíveis aos alunos para a revisão quantas vezes quiserem, esse suporte auxilia o estudante na hora do entendimento do conteúdo. Entretanto, se ainda restarem dúvidas, o aluno também pode contar com suporte de professores e tutores, além de poder acessar fóruns de discussão. 

A partir das discussões, o estudante interage com outros alunos do curso, o que promove a troca de experiências e um ótimo networking. Dessa forma, mesmo sem o contato pessoal, o estudante tem a possibilidade de conhecer outras pessoas da sua mesma área. 

Desenvolve foco, disciplina e responsabilidade

Essas são três qualidades que o candidato desenvolve ao fazer uma graduação a distância e que são grandes diferenciais do aluno formado nessa modalidade de ensino — diferenciais estes muito apreciados no mercado de trabalho

Organizar um horário específico para assistir às aulas, montar um plano e uma rotina de estudos e, ainda, entregar trabalhos e realizar as leituras… São muitas as tarefas que a faculdade exige, ainda mais em um curso a distância. Por isso, é preciso foco e responsabilidade para priorizar os estudos na rotina e solucionar seus próprios problemas, o que torna o aluno mais apto para exercer sua profissão no mercado de trabalho. 

O diploma tem o mesmo valor

Além de todos os pontos positivos apresentados, o mais importante de todos é este: o diploma de um curso de graduação a distância tem o mesmo valor daquele de um curso presencial. Ou seja, ninguém sai perdendo no mercado de trabalho por ter feito a faculdade de forma remota

Hoje em dia, empregadores enxergam o diploma nessa modalidade de ensino sendo tão bom quanto o de outras modalidades, e o preconceito vem caindo cada vez mais. Por isso, fazer uma faculdade a distância é uma opção cada vez mais viável e bem-vista. 

Proporciona a democratização do ensino superior

Quando se fala sobre graduação a distância, esse tópico não pode ficar de fora. Por muitas décadas o ensino superior era privilégio apenas da camada mais rica da sociedade. Com graduações de altos custos ou, quando públicas, com alta concorrência, pessoas com menores rendas foram impossibilitadas de conseguirem um diploma. Agora, com os valores mais acessíveis e a possibilidade de estudar onde e quando quiser, ter ensino superior já é uma realidade para muitas pessoas

Agora que você já viu como a graduação a distância é uma ótima forma de realizar o sonho de ter o diploma de ensino superior, não perca mais tempo e faça a sua inscrição para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: