Faculdade pública é a única opção para uma carreira de sucesso?

faculdadepublicaeaunicaopcaoparaumacarreiradesucesso

Existe uma tradição no Brasil de valorização das faculdades públicas. De fato, há vantagens em conquistar uma vaga nelas — como o fato de não haver cobrança de mensalidade. Mas será que o ensino superior público é a única opção para os vestibulandos?

A resposta é não! A realidade das faculdades mudou muito no nosso país nos últimos anos e as instituições privadas apresentam uma série de benefícios para sua carreira. Então, vale a pena considerar essa alternativa na hora de escolher onde estudar.

Inclusive, matricular-se em uma faculdade particular possibilita que você se forme mais rápido, já que não será preciso investir anos da sua vida tentando a vaga pública. Que tal saber mais sobre isso?

A faculdade pública ainda é a melhor opção?

As faculdades públicas são instituições mantidas pelo Governo Federal ou Estadual a partir dos impostos pagos pela população. Dessa forma, elas não cobram mensalidade dos alunos da graduação. Por esse motivo, essas instituições ocupam o imaginário de muitas famílias brasileiras como a melhor alternativa para os seus filhos.

Entretanto, apesar de essa realidade ter sido bastante forte no passado, ela não tem o mesmo sentido hoje. Pelo contrário, diversas faculdades privadas brasileiras se destacam mais do que as públicas. Além da qualidade das instituições terem se equiparado bastante, existe outro ponto que pesa contra as universidades públicas no Brasil: a concorrência.

O número de estudantes realizando o Enem cresce a cada ano — e não há aumento de vagas para acompanhar esse crescimento. O resultado é uma disputa cada vez mais acirrada. Como consequência, é possível perceber o aumento do estresse e da frustração nas pessoas que tentam começar seu curso superior.

Logo, é preciso pensar: vale a pena enfrentar tanta ansiedade e dedicar vários anos da sua vida a esse plano? Desmistificar a universidade do governo como único caminho para o estudante é algo necessário. Assim, mais pessoas poderão tomar decisões eficientes para a sua carreira e obter resultados melhores.

Afinal, quanto mais tempo você passar tentando entrar na faculdade, maior é a demora para iniciar sua vida profissional. Lembre-se que o diploma da graduação não é mais garantia para ter um bom emprego. O mercado de trabalho atual exige muito mais qualificação e iniciativa. Com isso, as habilidades técnicas e pessoais importam mais do que o nome da faculdade na qual as pessoas se formam.

Por que considerar uma faculdade particular?

Você está começando a ver que as faculdades federais não são as únicas que merecem sua atenção? Ótimo! Com certeza sua carreira tem a ganhar com a ampliação do leque de opções. Então, aproveite para conhecer algumas vantagens das instituições privadas.

Diversidade

A limitação do número de faculdades públicas é evidente no Brasil. Em geral, elas estão isoladas nos grandes centros urbanos e não apresentam oportunidades em todos os cursos disponíveis hoje. Assim, quem tenta uma vaga em uma dessas esbarra na falta de diversidade.

Algumas vezes, é preciso considerar se mudar para outra cidade ou Estado para encontrar o curso que você deseja. Contudo, provavelmente existem faculdades particulares oferecendo essa formação — mesmo quando não existe um campus perto da sua casa, pode haver a chance de estudar em modalidade a distância.

Tour pela prova do Enem

A expansão do ensino superior privado está acontecendo a passos largos no Brasil. Essa é uma notícia muito boa, pois aumenta as possibilidades para os estudantes. Agora, você tem mais liberdade para escolher qual profissão seguir.

Estrutura de qualidade

A estrutura é mais uma vantagem inegável das faculdades privadas. Não é segredo que as instituições públicas brasileiras sofrem vulnerabilidade nesse aspecto. Diversas reportagens já foram produzidas sobre o sucateamento de algumas universidades federais e estaduais.

Isso sem falarmos na problemática das greves. Considerando tudo isso, os estudantes de faculdades privadas contam com maior estabilidade e melhor estrutura para concluir seu curso. Isso é ainda mais evidente em cursos que demandam a existência de laboratórios práticos.

Maior número de vagas

Como falamos, a concorrência para entrar em faculdades públicas dificulta o ingresso de muitos estudantes no ensino superior. Isso gera diversos obstáculos, como aumento da ansiedade, atraso do início da carreira etc. Então, o maior número de vagas nas faculdades privadas é uma vantagem e tanto.

Por conta do aumento na disponibilidade de vagas, a concorrência nessas instituições é muito menor. Assim, você consegue garantir sua matrícula com mais tranquilidade e pode focar no que realmente importa. Afinal, diversas matérias estudadas para passar no vestibular não serão relevantes para sua profissão.

Quem já fez a prova para as instituições públicas e não conseguiu entrar no curso desejado não precisa perder as esperanças. Muitas faculdades particulares permitem o uso do resultado do Enem. Dessa forma, nem é preciso fazer um novo vestibular.

Formação voltada para o mercado de trabalho

É muito comum que a formação nas universidades federais foque na pesquisa e no desenvolvimento científico. Esse é um esforço fundamental para o desenvolvimento da ciência no nosso país, claro. Mas para quem busca se capacitar diretamente para o mercado de trabalho, pode não ser a melhor opção.

As faculdades privadas normalmente têm uma relação mais íntima com o mercado. Isso significa, por exemplo, ter aulas com professores mais experientes na área e encontrar maiores possibilidades de estágio e experiências práticas em empresas.

Maior flexibilidade de horário

Por fim, a organização da sua rotina é mais um ponto que merece ser avaliado na hora de escolher onde estudar. A maioria dos cursos nas faculdades públicas colocam as aulas para os turnos da manhã ou tarde. Enquanto isso, as particulares oferecem muitas opções de matrícula à noite.

Isso é ótimo para quem precisa conciliar o estudo com experiências de trabalho ou estágio — o que é, cada vez mais, a realidade dos brasileiros. Você consegue tempo para atuar na área e realizar todas as atividades da graduação sem problemas.

Viu como a faculdade pública não é a sua única opção? Considere as vantagens da faculdade privada e impulsione sua carreira. Ainda que o pagamento das mensalidades possa ser um desafio, existem diversas facilidades. Por exemplo, buscar descontos, fazer o parcelamento do curso, participar de financiamentos estudantis (como o FIES) e até mesmo conquistar uma bolsa por meio do Prouni ou outros programas.

E então, este conteúdo ampliou seus horizontes? Aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados