Qual a importância do diploma de graduação na vida profissional?

diploma de graduação

Um diploma de graduação é o documento que comprova a conclusão de um curso e habilita ao exercício de uma profissão. Para ser válido, deve ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O mercado de trabalho passa por um momento cada vez mais competitivo, e é fundamental que os candidatos tenham uma formação de ensino superior para disputar as melhores vagas. Dessa forma, o diploma passa a ter suma importância na qualificação do profissional, além de ser um meio de comprovar o conhecimento para a atuação.

Ninguém quer ficar para trás, não é? Separamos a seguir, algumas das principais vantagens e dicas para mostrar o impacto do diploma de graduação na sua vida profissional. Que tal conferir e já saber como se preparar?

As vantagens do diploma de graduação

Elencamos as 7 principais vantagens do ensino superior e, consequentemente, de se conquistar um diploma de graduação. Confira:

1. Vivência teórica e prática

Uma das melhores vantagens que um curso de graduação traz para o aluno é o desenvolvimento intelectual. Estudar numa instituição que possibilita o estudo teórico e prático, além do convívio com professores e colegas da mesma área, são essenciais na bagagem profissional.

O estágio obrigatório também é um exemplo de aprendizado prático, que leva os estudantes a atuar na área e aprender com profissionais mais experientes. Não são todas as graduações que solicitam o cumprimento do estágio obrigatório. Porém, os estudantes, na sua maioria, têm a oportunidade de estagiar durante o período de graduação, o que já possibilita inclusão no mercado de trabalho.

2. Qualificação profissional

O diploma é um diferencial no currículo que agrega a sua qualificação profissional. O ensino fundamental e o médio estão presentes em quase todos os currículos os candidatos. Dado isso, essa formação básica não é suficiente.

Um curso superior direciona a carreira do profissional e o coloca numa posição vantajosa. Sem contar que os empregadores procuram pessoas que estejam preparadas para desempenhar uma função que exige habilidades e competências específicas, quase sempre alcançadas apenas por meio da graduação. 

3. Experiências que proporcionam um conhecimento maior da área de atuação

Um ambiente acadêmico proporciona diversas experiências. Qualquer que seja a sua área de atuação, na faculdade você descobrirá que existem várias possibilidades dentro da mesma profissão.

Descobrir qual área se encaixa melhor no seu perfil não é tarefa fácil. Na graduação, geralmente é conseguido isso através das disciplinas, que proporcionam uma visão ampla de cada segmento. É aquele momento em que você abre a sua mente e descobre o que mais se encaixa com você!

Já sentiu essa sensação?

A troca de experiências com colegas, professores e profissionais é fundamental para a formação, pois ajuda a entender as vantagens e desvantagens de cada área de atuação — o que é mais difícil de perceber depois que você já está inserido no mercado de trabalho.

4. Crescimento pessoal

Não é somente nos aspectos acadêmicos e profissionais que você sai ganhando. Através de um ensino superior, a convivência com pessoas diferentes, métodos variados e as responsabilidades do curso são aprendizados que serão carregados por toda a vida pessoal. Nesse período é preciso adquirir habilidades de relacionamento nos trabalhos em grupo, que serão importantes na sua carreira.

Tour pela prova do Enem

5. Reconhecimento no mercado de trabalho

Ter um diploma de um curso de qualidade, em uma boa faculdade, traz reconhecimento e destaque no mercado de trabalho — entre outros benefícios. Isso é fundamental para colocar o candidato em vantagem na disputa por uma vaga de emprego.

6. Oportunidade de maiores salários

O mercado de trabalho valoriza o estudo e entende que esse profissional está mais qualificado para exercer determinada função, por isso merece um salário maior. A possibilidade de atingir cargos mais altos também aumenta, assim como a remuneração.

7. Oportunidade de especialização

O diploma também dá a possibilidade da educação continuada, como cursos de especialização e pós-graduação. A maioria só pode ser feita por quem já é formado, portanto, quem já possui formação superior está na frente. 

É importante ressaltar que o diploma sozinho não garante o sucesso profissional, apesar de ser um grande passo. Você precisa aprender a transformar o conhecimento teórico em prática, e, algumas iniciativas, como o Canal Conecta, oferecem essa oportunidade dentro da própria graduação. Ficou curioso? Acompanhe abaixo:

O que é o Canal Conecta? 

Se trata de um site gratuito e exclusivo, que oferece vagas de emprego em todo o país. São muitas oportunidades em empresas reconhecidas no mercado e que aproximam você daquela primeira chance de mostrar o seu potencial. 

O portal funciona como uma ponte entre empregador e aluno, e atua com o objetivo de incentivar a busca por qualificação profissional e acadêmica. 

Quem pode acessar o Canal Conecta?

Se você é aluno de alguma dessas instituições: Anhanguera, Pitágoras, Unic, Unopar, Instituto Camilo Filho (ICF), Fama, Uniderp e Unime, você tem acesso livre ao portal de empregabilidade. O seu login é o seu CPF e senha do Portal do Aluno, só ativar o seu perfil e preencher o seu currículo.

Já para quem não é aluno de nenhuma dessas instituições, uma ótima notícia: no site Vestibulares você encontra o curso de interesse mais acessível em qualquer uma dessas unidades. Além de estar se preparando para o mercado de trabalho com uma qualificação de ensino superior, vai estar garantindo o seu acesso ao Canal Conecta.

Benefícios e vantagens do Canal Conecta

Veja quais são os principais benefícios e vantagens: 

  • mais de 4,5 mil empresas parceiras entre as mais reconhecidas;
  • mais de 50 mil vagas já publicadas desde o início do portal;
  • em média, alunos que foram contratados tiveram 69% de aumento de renda;
  • em média de cada 3 alunos entrevistados, 1 é contratado;
  • acesso a materiais exclusivos sobre carreira, dicas de entrevistas e tendências do mundo do trabalho;
  • possibilidade de entrevistas virtuais;
  • ligações automáticas: o aluno recebe notificações de entrevistas por telefone;
  • pesquisa comportamental gratuita para autoconhecimento;
  • sistema de geolocalização entre aluno e as vagas disponíveis.

*As informações acima são aproximadas, cumulativas e foram extraídas da base de dados do Canal Conecta, no mês de abril/2017.

Muita coisa boa, não é mesmo? Se ainda está curioso, veja depoimentos da aluna Ana Paula Pina no vídeo abaixo:

E agora? Acredita que está preparado para entrar no mercado de trabalho? Já deu para perceber que é fundamental ingressar em um curso superior, até porque muitos deles podem nos dar um empurrãozinho naquela primeira oportunidade.

Então, aproveite a visita ao nosso blog para ler outros conteúdos importantes sobre estudos e vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados