Faculdade de Ciência e Tecnologia: quais são as principais opções?

faculdade de ciencia e tecnologia

Tem gente que é louco por tecnologia, mas desconhece as opções de cursos de graduação nessa área. Se esse é o seu caso, saiba que existe uma faculdade de Ciência e Tecnologia que combina com você!

Nesse segmento, o mercado está em constante expansão, devido ao surgimento de novas tecnologias e sua adaptação às mais diversas áreas. Já dá para imaginar as possibilidades de atuação nesse campo?

Continue lendo este post para descobrir quais são as opções de faculdades na área de Ciências e Tecnologia e onde estudar!

Engenharia de Produção

As Engenharias costumam ser a primeira opção que passa pela cabeça de quem deseja entrar em uma faculdade no campo de Ciência e Tecnologia. Não só pelos altos salários e rendimentos, mas também pelo fascínio que esses cursos provocam nos aspirantes a engenheiro.

O Bacharelado em Engenharia de Produção dura 10 semestres e pode ser cursado na modalidade semipresencial (quando o estudante vai à faculdade apenas alguns dias da semana), ou na graduação tradicional, de forma presencial.

O engenheiro de produção precisa lidar, na sua rotina profissional, com logística, economia e tecnologia avançada, mas também com o componente humano. Afinal, sua tarefa é organizar toda a cadeia produtiva de uma empresa, e isso envolve o trabalho dos colaboradores.

Novos avanços no campo tecnológico, como Big Data, Inteligência Artificial e impressão 3D, precisam ser incorporados à empresa por esse profissional. É ele quem vai indicar os melhores e mais viáveis processos para a empresa atingir seus objetivos.

Engenharia da Computação

Ainda no campo das Engenharias, destaca-se o curso de Ciência da Computação. Em 10 semestres, o estudante se prepara para atuar em projetos de software e hardware, sistemas computacionais, redes de computadores, banco de dados e muito mais.

Em sua formação, o aluno fica por dentro da Informática Industrial e de Computação Embarcada, por exemplo, sendo amplas as possibilidades de trabalho.

O título obtido também é de bacharel, e o curso só pode ser feito na modalidade presencial.

Ciências Aeronáuticas

Entre os cursos na área de Tecnologia, o de Ciências Aeronáuticas desperta bastante interesse. Além de ser uma formação mais difícil de encontrar, pois requer muitas aulas em laboratórios especializados, além de material de alto custo e proximidade a um aeroporto.

Verifique se a instituição é autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), já que esse órgão possibilita ao estudante obter os títulos de Teórico de Piloto Comercial e de Linha Aérea.

O curso é presencial, tem 3 anos de duração e forma gestores e pilotos para trabalharem na aviação civil. E, apesar de ter um investimento alto, sempre é possível obter desconto com a nota do Enem.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Você já ouviu falar em curso Tecnólogo? Essa modalidade é ideal para quem quer entrar logo no mercado de trabalho. Não confunda com cursos técnicos, que não têm status de curso superior, ok?

Já os tecnólogos vêm bombando na área de Ciência e Tecnologia, especialmente o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Isso porque fornece uma base sólida sobre sistemas computacionais e tecnologias da informação.

Assim, o futuro profissional se forma em 2 anos e está apto para trabalhar em empresas de todos os portes como analista de sistemas. Outra vantagem: você pode fazer o curso totalmente a distância, na modalidade 100% online.

Tour pela prova do Enem

Gestão da Tecnologia da Informação

Apesar do que o nome desse curso indica, o profissional que atua como gestor de TI tem muito mais a contribuir com a empresa. Ele é responsável por identificar as demandas e as necessidades da empresa para melhorar a eficiência gerencial e ajudar os líderes nas tomadas de decisão.

Também é uma das faculdades na área de Tecnologia que emite o título de Tecnólogo, com apenas 2 anos de duração e, certamente, rápida inserção no amplo mercado de trabalho.

Ah! Esse curso é feito presencialmente.

Automação Industrial

Essa é mais uma opção de faculdade de Tecnologia que integra nossa lista. O curso também é Tecnólogo e tem como objetivo formar profissionais para trabalharem com implantação e manutenção de sistemas de automação e desenvolvimento de projetos de hardware e software.

Além de atuar em indústrias dos mais diversos setores (alimentício, farmacêutico, entre outros), há possibilidade de prestar consultoria a empresas comerciais ou trabalhar com vendas.

Cibersegurança

Essa novíssima graduação tem como foco o monitoramento de sistemas computacionais e redes de computadores no que diz respeito à segurança das informações. De cuidados com a vulnerabilidade dos dados de uma empresa à análise forense de de ambientes computacionais, o tecnólogo em cibersegurança tem que estar preparado para lidar com segurança digital.

Uma vez que hoje praticamente todas as empresas dependem de internet e da nuvem para arquivar informações, você consegue imaginar a enorme carência de profissionais nessa área para atender à demanda do mercado, não é mesmo?

E olha que legal, o curso dura 2 anos e meio (5 semestres) e pode ser feito a distância.

Desenvolvimento

Por fim, selecionamos aqui 4 novos cursos na área de Tecnologia:

  • Desenvolvimento Back-End;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Desenvolvimento Web;
  • DevOps.

Esses cursos Tecnólogos podem ser feitos em 4 semestres, e a empregabilidade é alta: grande parte dos alunos já está empregada antes de finalizar a graduação.

Cada um dos cursos é voltado para uma área específica, como lidar com aplicativos, softwares e web, além de criar interfaces e acompanhar o desenvolvimento de projetos.

Escolha o seu curso e venha com a gente!

E agora, ficou em dúvida entre tantos cursos de Ciência e Tecnologia? Há, ainda, várias outras opções, como a área de Ciências Biológicas, Ciência da Religião, Ciência da Computação, Sistemas de Informação etc. Com certeza, você vai encontrar um curso que seja a sua cara!

Também é importantíssimo escolher cuidadosamente a faculdade em que você vai estudar. Avalie aspectos como a nota do MEC, o corpo de professores, a oferta de laboratórios e a infraestrutura em geral.

Por isso, nossa sugestão é que você conheças as faculdades parceiras da plataforma Vestibulares e todos os diferenciais que elas oferecem! Veja quais são elas:

  • Pitágoras;
  • Anhanguera;
  • Unic;
  • Unime;
  • Unopar;
  • Uniderp;
  • FAMA.

Venha fazer sua inscrição no vestibular online aqui na plataforma Vestibulares. Certamente, você vai encontrar o curso e a faculdade que deseja!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados