Tudo que você precisa saber sobre a carreira em Enfermagem

tudoquevoceprecisasabersobreacarreiraemenfermagem

Áreas da Saúde são sempre muito disputadas, pois estamos falando de um trabalho humanizado e que, portanto, sempre terá vagas. Ao fazer uma faculdade de Enfermagem, não é diferente. Essa carreira permite um grau alto de especialização, até porque são diversas possibilidades de emprego.

Uma vez que existe um contato próximo com os pacientes e as suas famílias, o enfermeiro tem um papel importante na comunicação, tranquilizando e informando todos os envolvidos. Ter e desenvolver o dom para a carreira é essencial.

Que saber mais sobre essa ligação, as habilidades necessárias e o curso de Enfermagem? Continue com a gente nesta leitura!

Qual o perfil do profissional para a faculdade de Enfermagem?

Muito além de estar apto para lidar com traumas e emergências ou não ter problema com sangue, essa carreira pede algumas soft skills e um perfil profissional específicos, como você entende a seguir.

Apresentar boa comunicação

Saber se comunicar é básico para diversos empregos. Para o profissional de Enfermagem não é diferente. Até porque, você viverá situações delicadas e, muitas vezes, vai mediar a comunicação entre médicos e família. 

Está interessado na carreira? Saiba que é preciso saber ouvir e falar com diferentes tipos de pessoas. Adequar a linguagem e ser cordial faz toda a diferença, assim como seguir as instruções e aproximar as famílias da terminologia médica.

Desenvolver rapidez na tomada de decisões

Para quem sonha com a área, é necessário pensar rapidamente, ter conhecimento e autoconfiança para tomar decisões acertadas e com agilidade. Sempre existem emergências que pedem essas características para que os pacientes sejam bem cuidados. Dessa maneira, boas habilidades na resolução de problemas é essencial!

Ter estabilidade emocional

A Enfermagem é um trabalho que lida diretamente com vidas, assim, é natural juntar estresse a episódios traumáticos. Aceitar e compreender o sofrimento e a morte sem permitir que isso vire algo estritamente pessoal é uma habilidade útil para o dia a dia de enfermeiros.

Ser empático

A empatia é o dom de se colocar no lugar do outro para entender como essa pessoa se sente. Enfermeiros devem sentir compaixão e proporcionar conforto aos pacientes e seus familiares. Nem sempre isso é simples — pode acontecer de abalar seu emocional. Por isso, é necessário ter autoconhecimento para lidar com essas questões.

Além disso, muitos pacientes veem um profissional de Enfermagem como aquele que agiliza diversas burocracias hospitalares. Assim, é preciso estar ciente deste papel para mostrar os melhores caminhos às pessoas. 

Ter cuidado com detalhes

A rotina médica deve ser minuciosa, pois qualquer erro de medicação ou de prática pode gerar danos aos pacientes. Dessa forma, a conhecimento e o cuidado com os detalhes faz toda a diferença para atendimentos bem-sucedidos.

Quais são as possibilidades de carreira?

Essa profissão tem um campo amplo e, com as devidas especializações, é possível garantir bons empregos. Por isso, durante a faculdade de Enfermagem, você já pode ficar atento às seguintes possibilidades:

Tour pela prova do Enem
  • Enfermagem Clínica e Cirúrgica: você deve estar pronto para atuar na assistência aos pacientes que se encontram em estado de internação, seja ela clínica, seja ela cirúrgica. Este enfermeiro trabalha o tempo todo com a avaliação de riscos do paciente;
  • Enfermagem em Cardiologia: é um enfermeiro pronto para oferecer assistência a pacientes que precisam de cuidados clínicos, intervencionistas e intensivos relacionados ao coração;
  • Enfermagem em Nefrologia: especialidade que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças ligadas aos rins;
  • Enfermagem em Saúde da Família: atendimento aos pacientes, criação de ações promotoras da saúde e de assistência fazem parte das responsabilidades do enfermeiro que trabalha nesta área ligada ao SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Enfermagem forense: presta assistência especializada às vítimas dos mais variados tipos de violência. Assim, o preparo psicológico deve ser ainda mais trabalhado.

A carreira em Enfermagem ainda traz outras opções, como Urgência e Emergência, UTI Neonatal, Auditoria, entre outras. Lembrando que especializações são um diferencial à sua carreira.

Como a faculdade contribui para a carreira?

A faculdade de Enfermagem é um ponto primordial no quesito conhecimento e experiência aos alunos. Isso porque a teoria que se aprende no curso é fundamental para dar a base que você vai usar ao longo de toda a carreira — e ainda despertar a paixão pela profissão e pela área na qual você deseja se especializar.

Por isso, é preciso buscar cursos de graduação com professores de qualidade, que tenham experiência acadêmica e prática de mercado profissional, bem como instituições que sejam reconhecidas pela MEC. Elas devem ter boas notas, além de aulas práticas e teóricas em boa proporção.

Com todos esses critérios, o seu caminho é bastante facilitado. Mas lembre-se de que seu interesse e sua participação ativa nas aulas é um diferencial. Por isso, busque fazer estágios quanto antes e converse com os professores sobre boas possibilidades para seu caminho.

Entenda a grade curricular

É claro que algumas disciplinas mudam de acordo com a instituição de ensino escolhida. Em todo o caso, as matérias mais comuns são:

  • Bioestatística;
  • Microbiologia;
  • Processos Patológicos;
  • Bioquímica e Biofísica;
  • Centro de Material e Esterilização;
  • Enfermagem em Doenças Transmissíveis;
  • Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia;
  • Enfermagem em Primeiros Socorros;
  • Enfermagem em Reabilitação Física;
  • Epidemiologia;
  • Farmacologia.

Fique por dentro das dúvidas mais frequentes

Quem se interessa pela carreira fica com algumas dúvidas básicas sobre o curso. É o seu caso? Então, confira o tira-dúvidas na sequência.

  • Qual o valor de uma faculdade de Enfermagem? Os valores variam de acordo com a instituição. Mas a escolha mais sábia não é pela opção mais barata, mas sim, pela qualidade.
  • Quantos anos dura uma faculdade de Enfermagem? A duração varia entre quatro e cinco anos.
  • É possível fazer faculdade de Enfermagem a distância? Normalmente, existem cursos semipresenciais nos quais você aprende a teoria e vai à faculdade para ter aulas práticas.

Como será a rotina de trabalho do enfermeiro?

Sua rotina como profissional de Enfermagem está bastante ligada à área da especialização. Porém, podemos dizer que é alguém que vai dar assistência ao paciente em diversos momentos a fim de trazer conforto e bem-estar durante o tratamento de doenças e a estadia no hospital.

Como enfermeiro, você também faz desde os procedimentos mais simples, como dar injeção, aplicar soro ou tirar sangue, até os mais complexos, como apoio durante cirurgias longas ou curtas. 

Boa parte dos enfermeiros trabalha em hospitais, postos de saúde, laboratórios, clínicas privadas, entre outros. Mas também é possível trabalhar em empresas, auxiliando os médicos, ou atendendo em domicílio.

A área da Saúde é um caminho com diversas opções, inclusive ao profissional que faz faculdade de Enfermagem. Com um curso de qualidade, dedicação durante os anos de ensino, reciclagem profissional e especializações, você tem um futuro promissor na profissão. O constante aprendizado, seja em pós-graduação, seja em cursos livres, é necessário para se manter atualizado e ter seu diferencial!

Quanto mais você aprimora e desenvolve seus conhecimentos e habilidades, mais chances de entender o mercado e chegar a áreas da Enfermagem que são também profissões do futuro. Por isso, é preciso acompanhar de perto a movimentação dessa carreira.

Aproveite para entrar em contato conosco e saber mais detalhes sobre o curso de Enfermagem ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados