Quer ganhar uma bolsa para faculdade de Nutrição? Veja como

bolsa nutrição

Tornar-se nutricionista é uma alternativa concreta para crescer na carreira e conquistar um futuro melhor. Afinal de contas, trata-se de uma área com possibilidades de atuação muito abrangentes. Porém, justamente por ser uma profissão promissora, muita gente deseja uma vaga nesse curso, o que torna a bolsa em Nutrição bastante concorrida.

Por falar nisso, você sabe o que é uma bolsa de estudos? Nada mais é do que a isenção do pagamento parcial ou total das mensalidades. Desse modo, alunos com boas notas e dificuldades financeiras recebem auxílio para se formar.

Com uma média salarial de R$ 2,8 mil*, segundo o site Salário**, é possível exercer a atividade em hospitais, restaurantes, hotéis, escolas, spas, cozinhas industriais, consultórios particulares, entidades desportivas etc. Quer saber como ganhar uma bolsa em Nutrição e mudar a sua vida? Então, confira nosso post!

Pesquise a nota de corte para bolsa em Nutrição pelo Prouni

O desafio para conseguir uma bolsa para faculdade de Nutrição envolve bastante dedicação aos estudos. Nesse contexto, uma das oportunidades mais procuradas é o Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal. Assim, por meio dessa iniciativa, é possível obter dispensa do pagamento em valores que variam de 50% a 100%.

Porém, é preciso fazer uma boa pontuação no Enem para ter chances de ultrapassar a nota de corte do Prouni para Nutrição.

Mas você sabe o que é a nota de corte? É a pontuação mínima para passar em cada curso. Nessa contagem, a nota do Enem é referência para a nota de corte do Prouni. No entanto, todo ano essa taxa muda, conforme a quantidade de candidatos e de vagas abertas.

No ano passado, por exemplo, a nota de corte de Nutrição no Prouni ficou em 602,77 em São Paulo. Já a média nacional foi de 630 em 2019.

Desse modo, é fundamental o empenho do aluno, uma vez que as bolsas de estudo do Governo são bastante disputadas.

Tente uma vaga em Nutrição pelo Sisu

Mais uma opção é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), embora ele não seja exatamente para bolsas. Na verdade, o programa abre matrículas para as instituições públicas de ensino. Desse modo, o aluno do Sisu não paga mensalidade alguma.

Por outro lado, a concorrência é grande. Para se ter uma ideia, a média brasileira de bolsa em Nutrição em 2019 pelo Sisu ficou em 705,3 pontos.

Invista na chance de bolsa em Nutrição pelo FIES

Outra chance de ouro para conquistar a bolsa em Nutrição é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Essa ação do Governo Federal permite o financiamento da faculdade em condições especiais. Dessa forma, o aluno paga juros inferiores aos do mercado e tem mais tempo para quitar sua dívida.

Nos últimos anos, a nota de corte para bolsa em Nutrição pelo FIES tem sido de 557 pontos.

Verifique se você se enquadra nas regras do Bolsa Primeiro Semestre

As melhores faculdades do país oferecem desconto em Nutrição para quem inicia o curso. Essa é uma maneira de estimular que o aluno comece seu aprendizado logo, mesmo se ainda não tiver condições financeiras para custear a mensalidade total. Nessa categoria de bolsa, os inscritos recebem abatimentos de até 20%.

Analise o programa Bolsa Incentivo

Todas as faculdades parceiras aqui do Vestibulares oferecem programas para ajudar alunos em situação financeira mais difícil. Desse modo, é possível aderir às dezenas de iniciativas que essas instituições disponibilizam.

Assim, dentro dessa gama de oportunidades, está a chamada Bolsa Incentivo. Esse projeto é voltado a calouros e novos alunos. Entretanto, na hora de se inscrever para o processo seletivo, o vestibulando precisa colocar essa opção em seu cadastro.

Essa é mais uma maneira de conquistar uma bolsa para faculdade de Nutrição ou mesmo para outros cursos. Confira o passo a passo:

Tour pela prova do Enem
  • efetue o cadastro no site da faculdade;
  • passe no vestibular;
  • realize a matrícula, com a entrega de todos os documentos exigidos;
  • faça o pagamento da matrícula.

Busque instituições com boas opções de bolsa em Nutrição

Muita gente leva uma vida corrida. Afinal, cuidar de casa, dos filhos, trabalhar e, ainda por cima, se dedicar aos estudos não é fácil. Por esse motivo, talvez seja melhor pesquisar as oportunidades de bolsas e descontos diretamente nas faculdades.

Assim como as ações que acabamos de mencionar, como o Bolsa Incentivo e o Bolsa Primeiro Semestre, existem vários outros projetos similares.

Embora muitos ofereçam desconto com a nota do Enem, você também pode tentar os vestibulares próprios. Por que não?

A boa notícia é que as faculdades privadas são menos concorridas. Assim, conseguir uma oportunidade no Prouni ou no FIES pode ser mais fácil do que no Sisu ou demais disputas para as vagas públicas.

Mesmo as faculdades estaduais do governo têm um elevado número de candidatos em comparação com a quantidade de vagas.

Além disso, não é apenas a situação financeira que pode servir como quesito na hora de conquistar uma bolsa em Nutrição. Desse modo, veja a seguir outras situações nas quais você pode ser contemplado.

Desconto por indicar amigos

Também tem como ganhar desconto na faculdade indicando amigos. Em muitas faculdades, são desenvolvidos projetos nesse sentido, como o Amigo Vale-Prêmio.

Assim, mesmo depois de já estar cursando Nutrição, é possível fazer recomendações com nomes de seus colegas e conhecidos.

Se eles passarem no vestibular e efetuarem a matrícula, você recebe abatimentos nos valores cobrados.

Bolsas para atletas e artistas

Atletas e artistas também costumam ser agraciados com vantagens para estudar na graduação. Ou seja, o esportista ou criador de iniciativas culturais leva o nome da faculdade em torneios ou apresentações. Em troca, ele recebe uma bolsa parcial.

Mérito acadêmico

Infelizmente, é comum pessoas que desanimam e não prestam o vestibular por causa da falta de dinheiro. Mas pense o seguinte: ao longo do curso, tudo pode mudar. Nesse sentido, uma das alternativas é a bolsa por mérito acadêmico. De repente você se destaca e não precisa mais pagar a mensalidade inteira.

Convênios empresariais

Outra situação é o convênio entre faculdades e empresas, outra parceria bastante comum. Ou seja, procure saber no seu local de trabalho se há algum programa para estimular os estudos. 

Aproveite esta oportunidade!

Conseguir uma bolsa em Nutrição não é tão difícil quanto você imaginava, não é mesmo? Afinal, há muitas outras possibilidades além do Prouni, do FIES e do Sisu. No entanto, para aproveitá-las, é preciso abrir a sua mente. Agora, para que as coisas realmente aconteçam, você precisa participar do processo seletivo, concorda?

Quer crescer na carreira e dar um futuro melhor para sua família? Então, inscreva-se para o vestibular online de Nutrição agora mesmo!

*Sujeito à alteração

**Salário

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados