Ganhe uma bolsa de estudos em Biomedicina em 7 passos

estudante de biomedicina no laboratório

Com a duração de 4 anos, o curso de Biomedicina prepara o aluno para atuar no diagnóstico clínico, no campo da pesquisa e no desenvolvimento de vacinas e medicamentos. O melhor de tudo é que, hoje em dia, você pode cursar essa graduação tanto presencialmente quanto a distância, por meio da modalidade semipresencial.

Se você tem o sonho de se tornar um biomédico, mas ainda não tem condições de arcar com os custos de uma faculdade, saiba que este post foi feito para você!

Neste texto, mostraremos que é possível conquistar o tão desejado diploma de nível superior por meio de uma bolsa de Biomedicina! Para isso, reunimos 7 dicas infalíveis para ajudá-lo a passar no vestibular e conseguir o seu desconto. Olha só!

Leia o edital do vestibular de Biomedicina

A primeira dica para passar no vestibular de Biomedicina e conseguir uma bolsa é ler o edital. Isso porque é nesse documento que estarão todas as informações referentes ao processo seletivo, como número de vagas, horários, avisos, critérios classificatórios e desclassificatórios etc.

Além disso, o edital contempla todas as matérias que cairão na prova. Ou seja, é impossível começar a sua preparação para o vestibular sem ler e reler o documento com bastante atenção.

Crie um cronograma de estudos focado no aprendizado

Após ler o edital, você terá em mãos o conteúdo cobrado no vestibular. A partir dessas informações, crie um plano de estudos para o vestibular. Lembre-se de que, para passar em qualquer prova, é fundamental passar por uma rotina preparatória.

Ao montar seu cronograma, você criará o hábito de estudar nos dias e horários escolhidos e concentrará todo o seu foco em conseguir uma bolsa de Biomedicina.

Para começar, pegue as matérias cobradas e distribua-as entre os dias da semana, com base nos horários que você tem disponível. Ah, e tenha em mente que, tão importante quanto criar o seu cronograma, é segui-lo à risca, combinado?

Use os conhecimentos de ciências a seu favor

A profissão do biomédico está diretamente ligada à saúde. Uma vez que o profissional precisa conhecer o organismo humano e os processos bioquímicos, a grade curricular do curso de Biomedicina aborda disciplinas como Anatomia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia, entre outras. Sendo assim, o que se espera do candidato a esse curso é que ele tenha interesse em matérias dessa área das faculdades de Biológicas.

A boa notícia é que, na preparação para o vestibular, você pode utilizar isso a seu favor para tirar uma excelente nota e conquistar uma bolsa de estudos. Por isso, uma dica de ouro é dar uma atenção especial às disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Assim, você já vai se familiarizando com o que estudará a fundo na faculdade.

No entanto, não estamos dizendo que as outras matérias não precisam do seu foco, certo? Vá intercalando o fácil com o difícil e, na hora de estudar, redobre os esforços naquelas disciplinas que você têm dificuldade, já que elas precisam de mais atenção.

Pesquise sobre os programas de bolsa para Biomedicina

Você já sabe exatamente o que é uma bolsa de estudos? Trata-se de uma oportunidade de cursar a graduação desejada com desconto nas mensalidades ou totalmente de graça, no caso das bolsas integrais. Quem não gostaria de obter uma vantagem dessas, não é mesmo?

Tour pela prova do Enem

Ao optar por faculdades particulares com programas de bolsas e descontos, além de parcerias e convênios com empresas, esse sonho tem muito mais chances de se tornar realidade. Por isso, pesquise bastante, de modo a encontrar uma instituição de qualidade comprovada pelo MEC e que ofereça bolsa de Biomedicina.

Verifique a nota de corte em Biomedicina

Se você não sabe o que significa a nota de corte, de forma resumida, é a pontuação mínima que o candidato precisa atingir para passar no vestibular e entrar para a faculdade. Essa nota dependerá do processo seletivo em que ele está participando, seja de uma faculdade, seja do Enem — que também é uma porta de entrada para o nível superior.

Por isso, esteja atento à nota de corte em Biomedicina ao prestar o vestibular ou o Enem. O valor costuma variar entre 450 a 700 pontos, o que vale também para quem participa de programas como o Prouni.

Mas, não se preocupe: ao seguir as dicas do post e adotar uma rotina de estudos, você tem tudo para tirar uma excelente pontuação.

Faça simulados com provas antigas

Ao estudar, tão importante quanto reforçar o conteúdo por meio de leituras, resumos e fichamentos é colocá-lo em prática. Somente testando o seu conhecimento você tem uma noção de como anda o seu rendimento nos estudos — quais são as suas especialidades, em quais pontos precisa melhorar etc.

Para isso, nada melhor do que treinar, treinar e treinar. Você pode fazer isso por meio de simulados de vestibular ou resolvendo provas antigas, por exemplo. Mantenha-se focado em seu objetivo de conseguir uma bolsa para a faculdade de Biomedicina e encontre a motivação que necessita para continuar praticando.

Inscreva-se nos vestibulares das faculdades particulares

Lembra que, quando falamos sobre bolsas de estudos, mencionamos que as faculdades particulares costumam oferecer programas bem interessantes? Pois bem, ao se inscrever em uma instituição particular, você amplia as suas chances de conseguir uma bolsa em Biomedicina.

Por que? A resposta é simples: essas instituições vêm se destacando atualmente por facilitarem o acesso ao nível superior.

Com formas de ingresso variadas (que vão desde a nota do Enem ao vestibular online), modalidades de ensino diversas (presencial, 100% online e semipresencial) e cursos reconhecidos pelo MEC, as faculdades particulares têm atraindo cada vez mais o interesse dos candidatos. Por isso, não poderíamos deixar de fora desta lista a dica de se inscrever em uma.

Chegou a hora!

Gostou de saber sobre como conseguir uma bolsa de Biomedicina? Agora é com você! Ao colocar em prática as dicas do post, você tem tudo para tirar uma excelente nota no vestibular ou no Enem, ingressando no ensino superior com uma bela bolsa de estudos. Lembre-se de que é fundamental escolher bem a instituição de ensino, observando se ela oferece programas de bolsas e descontos e se é reconhecida pelo MEC, combinado?

Então, que tal aproveitar para fazer sua inscrição em uma instituição de ensino que preenche esses requisitos? Encontre a faculdade que melhor atenda as suas necessidades e inscreva-se para o vestibular online de Biomedicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados