7 séries sobre Medicina para assistir na Netflix

estudante assistindo séries de medicina netflix

Você aprecia os filmes e séries sobre Medicina? Então, sabe o quanto eles estão em alta ultimamente! Com enredos diferentes, ambos trazem o contexto da rotina de profissionais da Saúde e são capazes de envolver não apenas os fãs da área, mas também o público em geral.

E se você tem interesse por essa área de atuação, saiba que essas produções têm muito o que ensinar sobre a rotina e desafios da profissão. Ainda que muitas delas sejam histórias fictícias, retratam o cenário de clínicas e hospitais, rendendo aulas fantásticas sobre ciências humanas!

[hubspot type=cta portal=8726768 id=855d4172-cbce-4dca-8779-260f71a7bad1]

Pensando nisso, criamos uma lista com séries de Medicina na Netflix que são imperdíveis para todos os apaixonados pela profissão!

Já viu alguma? Então, confira a seguir como a Medicina é abordada em cada uma das séries!

Greys Anatomy

Abrindo este artigo com chave de ouro, não podemos deixar de mencionar essa série de Medicina épica da Netflix que já dura 15 anos. Greys Anatomy é baseada em um drama médico, e o enredo se passa com base no diário da Dra. Meredith Grey. Além disso a história narra a rotina de chefes de cirurgia, residentes e estagiários, bem como outros contextos de suas vidas fora do hospital.

Rodeada de muita adrenalina, a história traz diagnósticos médicos e condutas interessantes, além de mostrar que foco, calma e atenção são habilidades imprescindíveis para médicos e enfermeiros. É claro, existe um contexto forte de romance que, inclusive, é bastante criticado por profissionais da área. No entanto, vale a pena assistir para entender melhor algumas competências essenciais no dia a dia.

Qual médico de Grey’s Anatomy é você? ?  Faça o nosso teste e descubra quem é você no hospital mais emocionante das séries de Medicina!

Virgin River

Virgin River é a série mais nova desta lista, lançada em 2019. Ela conta a história da enfermeira Melinda Monroe, chamada de Mel, que resolve recomeçar a vida em uma cidade do interior depois de eventos traumáticos na sua vida pessoal. No entanto, ela precisa lidar com a adaptação da nova moradia, recepção hostil de um médico e falsas promessas da prefeita.

O primeiro episódio é rodeado de flashbacks sobre o passado da Mel, trazendo à tona sua história de vida e o que ela passou até chegar onde está: uma dose de ânimo para quem sonha com a carreira de Enfermagem. E se além de assistir séries de médicos e enfermeiros você também gosta de ler, saiba que essa produção é baseada nos livros escritos por Robyn Carr.

Doctor Foster

Doctor Foster é outra série de Medicina da Netflix capaz de arrancar suspiros dos espectadores. A trama retrata a história da Dra. Gema Foster, uma médica e chefe bastante conceituada no hospital em que trabalha. Aparentemente, ela vive uma vida estável, tem uma carreira brilhante e tudo parece caminhar conforme sonhou desde quando escolheu a graduação. Isso até suspeitar de que está sendo traída pelo marido.

Sabe aqueles enredos clichês em que a esposa traída decide se vingar? Doctor Foster tinha tudo para enganar os espectadores de que esta seria mais uma história de drama e vingança, até surpreender o público, mostrando o que um indivíduo pode ser capaz de fazer na busca pela sua honra pessoal e profissional. Uma lição para mostrar o quanto o equilíbrio emocional é fundamental para a carreira.

Tour pela prova do Enem

Ask the Doctor

Deixando as séries dramáticas de Medicina um pouco de lado, Ask the Doctor traz uma produção diferenciada. Trata-se de uma espécie de documentário para chamar a atenção dos espectadores quanto às doenças do século XX, bem como sinais e sintomas que possam passar batido por tantas pessoas. É uma verdadeira aula para o vestibular.

Na prática, o documentário apresenta 3 médicos australianos, especialistas em áreas distintas, e que respondem dúvidas quanto às queixas e problemas de saúde das pessoas. Ou seja, essa é a chance que você precisava para participar de consultas médicas, sem ser o paciente, claro! E vale ressaltar: é tudo real!

Diagnóstico

Ainda seguindo a linha de documentários, a série Diagnóstico é outra produção que mostra casos reais com o intuito de desvendar doenças misteriosas e incomuns. Além disso, outro fato interessante é que a série retrata o uso das redes sociais de forma inteligente, já que os pacientes usam a mídia para falar dos seus relatos e sintomas levando a equipe média a levantar hipóteses diagnósticas.

O show médico de altíssima qualidade é comendado pela Dra. Lisa Sanders, especialista em doenças complexas, que atua na Universidade Yale, EUA. A ideia do documentário é dar continuidade a uma coluna que a Dra. comandou por 15 anos no The New York Times, desvendando sintomas desconhecidos relatados pelos leitores.

My Beautiful Broken Brain

Uma das habilidades essenciais para todo profissional da Saúde é conseguir entender as dores e necessidades do paciente, desenvolvendo empatia por seus problemas. E nesse sentido, a série My Beautiful Broken Brain é uma verdadeira escola. Ela conta a história da paciente Lotje Sodderland e seus desafios para se recuperar de um AVC grave que sofreu, impactando fortemente seu trabalho.

A série detalha emoções e sensações vividas pela personagem ao lidar com suas limitações nas funções cognitivas, como fala, leitura e escrita. E para inspirá-lo ainda mais, saiba que o roteiro é baseado na história verídica de Lotje, relatando para a documentarista cada detalhe desta superação. É um convite sobre autoconhecimento e compreensão do outro.

Patrulha Médica

Agora, se você quer rir e aprender ao mesmo tempo, Patrulha Médica é a série feita para estudantes de Medicina e assinantes da Netflix que adoram uma boa comédia. Ela cria paródias de dramas médicos bastante conhecidos, como “Plantão Médico”, “Chicago Med” e até filmes de ficção científica, como “Contágio” e “Outbreak”.

Na verdade, a série traz uma espécie de continuação de “Childrens Hospital”, inclusive com a mesma produção e elenco. O enredo conta a história de dois médicos que lutam contra o tempo para encontrar a cura de um vírus capaz de erradicar toda a civilização mundial. Em meio a muita correria e descobertas surpreendentes sobre conspirações, você também dá boas gargalhadas.

Percebe como essas histórias podem trazer diversos aprendizados para a sua carreira? Para ficar ainda melhor, nossa sugestão é que você assista essas séries de Medicina da Netflix com outras pessoas tão interessadas quanto você. Assim, podem debater sobre as práticas, condutas dos personagens e dividir o conhecimento adquirido em cada episódio!

E se tudo isso despertou ainda mais seu interesse em se formar na área, descubra também como funciona e qual é o perfil do estudante da faculdade de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 96

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados