Afinal, quais são as graduações mais concorridas do vestibular?

graduações mais concorridas

Começar o ensino superior normalmente é uma fase cheia de tarefas importantes: é preciso pesquisar sobre as faculdades da sua cidade, pensar na carreira que você pretende seguir, prestar o vestibular… Entre tudo isso, decidir o curso que vai fazer costuma ser uma das escolhas mais difíceis para muitos estudantes. Isso está acontecendo com você? Então, chegou o momento de virar o jogo, pois hoje vamos contar quais são as 7 graduações mais procuradas!

Neste momento, pode ser que você se pergunte qual o motivo de conhecer esses cursos, certo? E a verdade é que, atualmente, existem algumas profissões que são responsáveis pela maior parte das matrículas nas instituições de ensino superior justamente porque oferecem os melhores salários e uma vasta opção de áreas de atuação.

Ou seja: ao contrário do que pode parecer, optar por um curso muito concorrido não é sinônimo de entrar em um mercado de trabalho saturado. Pelo contrário: significa que você está prestes a atuar numa carreira que está em crescimento. Por isso, continue lendo e descubra qual dessas profissões pode ser a melhor para você!

Medicina

Apesar de o número de vagas para este curso não ser um dos mais altos nas faculdades, o vestibular para Medicina normalmente é um dos mais procurados por quem está pensando em começar a vida acadêmica. Por conta disso, é o curso mais concorrido da área da saúde, os médicos normalmente têm salários mais altos que a média do país e, graças ao uso das tecnologias mais avançadas, é uma das profissões do futuro.

Portanto, se você gosta de estudar sobre o corpo humano, gosta de entender os processos biológicos e sempre sonhou em trabalhar com algo que permita melhorar diretamente a vida das pessoas, vale a pena já começar a se preparar para entrar na faculdade de Medicina, que costuma ter 6 anos de duração e une tanto matérias teóricas quanto práticas.

Direito

Com duração de 5 anos, esse é o curso mais procurado pelos brasileiros: são mais de 870 mil matrículas, de acordo com o Censo da Educação Superior. E existem muitos motivos para isso: esse curso permite a atuação profissional de diversas formas! Isso porque quem se forma na faculdade de Direito pode se tornar um advogado ou seguir a carreira jurídica.

Assim, é possível atuar em órgãos públicos, representar empresas, depender os direitos de pessoas, conduzir investigações, entre outras atividades que são de responsabilidade dos bacharéis nessa profissão. Vale ressaltar que, ao obter o diploma de bacharel em Direito, você terá noções sobre economia, legislação, direitos humanos e outros conhecimentos que permitem que você trabalhe prestando consultorias ou abra seu próprio negócio.

Engenharia Civil

Nos últimos anos, com o crescimento dos setores que envolvem a construção, a faculdade Engenharia Civil se tornou uma das mais procuradas, ultrapassando a marca de 300 mil matrículas por ano. Sendo assim, se você é do time que ama Exatas, já pode colocar esse curso no topo da sua lista, pois é uma das graduações que mais envolvem cálculos e conhecimentos sobre proporção, geometria e outros tópicos da matemática.

A duração média desse curso é de 5 anos e, ao longo dos semestres, você vai desenvolver habilidades práticas em campo, estágios e durante as atividades realizadas nos laboratórios. Entre as principais matérias que os engenheiros civis aprendem no curso são Probabilidade e Estatística, Geologia Aplicada, Mecânica dos Fluídos, Estática das Estruturas e Hidráulica Geral.

Enfermagem

Não tem jeito: as profissões que estão relacionados ao tratamento e prevenção de doenças tendem a ser cada vez mais necessárias tanto no setor público, quanto no setor privado, o que justifica o fato de Enfermagem ser uma das carreiras mais procuradas atualmente.

Esse curso, que tem muitas matérias em comum com outros do ramo de saúde, como Medicina e Biomedicina, é ideal para quem busca uma área com muitas possibilidades de atuação e alta taxa de empregabilidade, já que é possível trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios e até de forma autônoma, por meio do atendimento home care e de consultorias para outros profissionais do setor.

Pedagogia

Seja na modalidade presencial, semipresencial ou 100%online, uma das faculdades mais buscadas no Brasil é a de Pedagogia, que tem mais de 700 mil matrículas anualmente. Mas, ainda com o alto número de pessoas que se formam na área, esses profissionais são, cada vez, mais importantes, já que são os responsáveis pela formação de crianças e adolescentes nos primeiros anos escolares.

Mesmo que você não queira ser professor, vale a pena ingressar nesse curso superior caso goste de entender mais sobre aprendizagem e queira impactar positivamente na educação das pessoas, já que existem outras possibilidades de atuação para os pedagogos, como a gestão escolar, elaboração de materiais didáticos e é possível até mesmo trabalhar em empresas que precisam de treinamentos lúdicos para seus colaboradores.

Psicologia

Em um momento em que cada vez mais brasileiros precisam realizar diversas tarefas ao longo do dia, tendo que lidar com estresse do cotidiano e situações de tensão, os psicólogos têm se tornado indispensáveis para a manutenção da saúde mental da população. Dessa forma, recentemente a faculdade de Psicologia entrou para o ranking de mais procurados pelos estudantes, com cerca de 250 mil matrículas no ano de 2017.

Logo, se você quer ajudar as pessoas a terem uma vida mais equilibrada e está em busca de uma graduação que una conhecimentos de biológicas e de humanas, entrar para esse curso pode ser a escolha certa.

Administração

Liderar equipes, trabalhar de forma organizada, planejar metas, gerenciar os recursos necessários para o crescimento de uma empresa… Se tudo isso faz parte do futuro que você quer conquistar, Administração é um curso que precisa estar na sua lista de opções no vestibular. Essa profissão, que está entre as mais buscadas em quase todos os anos, é essencial para organizações de todos os níveis e também é excelente para quem pensa em empreender desde a faculdade.

Para ter sucesso nessa área, que tem uma média salarial acima de R$ 2.300,00, é importante estudar em uma instituição de ensino de qualidade e buscar formas de destacar o seu currículo, seja com atividades extracurriculares e estágios desde os primeiros anos de graduação.

Como você viu, existem cursos muito procurados em todas as áreas do conhecimento, e no Giro de Profissões você pode entender mais sobre seu perfil para acertar na hora de fazer a sua escolha profissional. Caso já tenha encontrado a carreira dos seus sonhos, não perca tempo: entre em contato conosco para saber mais sobre o vestibular e comece a se preparar desde já para dar os primeiros passos rumo ao seu futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: