7 dicas para estudar Biologia para a prova do Enem

estudante revisando biologia para o enem

Se você está se preparando para o Enem, provavelmente já sabe que o exame é organizado e dividido em quatro áreas do conhecimento. Uma delas é a das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, dedicada aos estudos do meio natural e seus mais diversos fenômenos. É nessa parte da prova que são cobradas as questões de Química, Física e Biologia, adoradas por uns, temidas por outros. É preciso pensar, no entanto, que todas essas matérias estão presentes no nosso cotidiano — e alguns temas só podem ser compreendidos a partir de seus conceitos.

As Ciências Biológicas, por exemplo, contemplam o estudo da vida: tudo o que diz respeito aos seres vivos e ao meio ambiente em que vivem. Trata-se de um assunto muito interessante e bastante prazeroso quando se entende a disciplina. Foi pensando nisso que trouxemos dicas que vão ajudá-lo a estudar Biologia para o Enem de forma produtiva e a tirar uma boa nota na prova.

Depois de conversarmos sobre cada uma delas, você verá que o seu rendimento no estudo será muito maior. Então, vamos lá!

Entenda as terminologias

Assim como todas as disciplinas, a Biologia também tem seus termos próprios — inclusive, vários! Para se ter uma ideia, quando o assunto é célula, por exemplo, temos a mitose, a prófase, a metáfase, a anáfase, a telófase, a meiose e daí por diante. Sendo assim, é muito importante estar familiarizado com essas palavras para otimizar a sua rotina de estudos.

Embora a memorização seja uma técnica bastante válida para a fixação de conteúdos, uma dica de ouro para lidar com essas inúmeras terminologias da Biologia é entendê-las sempre que se deparar com uma. Quando você tem essa compreensão, perceberá que não haverá necessidade de decorar tudo de forma robótica.

Uma forma excelente de entender os termos biológicos é compreendendo a origem das palavras, que, em sua maioria, têm radicais gregos ou latinos. Por exemplo, na palavra Eukariota temos o radical Eu, que significa “bom, perfeito”, juntando-se a karyon, que significa “núcleo”. Portanto, os eucariotos são os seres que apresentam um núcleo perfeito em suas células, delimitado por uma membrana.

Crie um glossário

Essa é uma dica que complementa a anterior. Em seu plano de estudos para a disciplina de Biologia, que tal criar um glossário com as terminologias e palavras-chaves? Separe um caderno e, sempre que se deparar com conceitos desconhecidos, anote-os e escreva seus respectivos significados. Trata-se de uma ferramenta muito útil e que, inclusive, o ajudará a otimizar o seu tempo: já pensou ter que parar constantemente — e interromper o seu raciocínio — para consultar na apostila ou na internet a explicação para cada termo diferente?

Faça mapas mentais

Para conquistar a aprovação no Enem, é muito importante encontrar uma forma de estudar que realmente funcione para você. Isso porque as pessoas tendem a absorver informações de maneiras diferentes. Algumas são mais visuais, outras têm facilidade em fixar conteúdos que ouviram. Há, também, aquelas que precisam escrever o que leram para a compreenderem o assunto.

Os mapas mentais, por exemplo, correspondem a uma técnica de estudo bastante eficaz, sobretudo para assuntos que se desenvolvem a partir de vários conceitos importantes e terminologias, como a Biologia. Um mapa mental é, nada mais nada menos, que um diagrama — que começa a partir de uma palavra-chave, da qual partem ramificações, que representam os subtópicos referentes ao tema central.

Esse tipo de organização da informação facilita o entendimento daquilo que é estudado. O melhor de tudo é que você pode usar e abusar de elementos que contribuem com a assimilação do conteúdo, como setas, cores diferentes, símbolos, desenhos etc.

Estude cada tema de forma sequencial

Existe uma lógica por trás de todo e qualquer processo biológico. Lembra de quando falamos sobre as fases da divisão celular para explicar a importância de entender os termos-chave da Biologia? Aqui, vamos utilizar mais uma vez esse exemplo para mostrar por que é necessário estudar os temas de forma sequencial.

Tour pela prova do Enem

Pense na mitose, um dos processos de divisão das células eucarióticas. Ele ocorre de maneira organizada e ordenada:

  1. prófase;
  2. metáfase;
  3. anáfase;
  4. telófase.

Quando você entende as fases desse desencadeamento e a lógica de sua ocorrência, somadas ao significado de cada termo, perceberá que os detalhes virão à mente sem muito esforço. Por isso, em vez de se preocupar em memorizar todo e qualquer pormenor, busque compreender as sequências.

Treine por meio de exercícios e questões anteriores

Testar o seu conhecimento e aplicar os conceitos estudados na prática é extremamente necessário na preparação para o Enem. Por isso, além de seguir firme em sua rotina de estudos, busque sempre resolver listas de exercícios, fazer simulados e analisar questões cobradas em exames anteriores. Assim, você terá uma noção de como anda o seu rendimento e poderá direcionar o foco para conteúdos que precisam ser revisados.

O Trilha do Enem é uma ferramenta online bastante interessante nesse sentido, pois ajuda o estudante a entender quais são suas dificuldades e facilidades de acordo com seu desempenho nos simulados da plataforma. Já as questões de edições anteriores da prova o auxiliarão não só a treinar o conhecimento, como também a entender o que mais cai em Biologia no Enem.

Fique por dentro de notícias sobre ciências

A ciência é uma área em constante atualização. A cada dia, novas descobertas acontecem por meio de pesquisas e experimentos, modificando, até mesmo, aqueles conhecimentos já existentes. Por isso, para quem quer se dar bem em Biologia no vestibular, manter-se atualizado e por dentro das notícias é indispensável!

Aliás, não é segredo algum que o Enem é um exame que contextualiza os temas que estão em alta no Brasil e no mundo em suas questões, certo? Por isso, sempre separe um momento em sua rotina para visitar os portais de notícias e refletir sobre os tópicos em pauta, sobretudo na área das ciências.

Veja a aplicação da Biologia em situações reais

Por fim, mas definitivamente não menos importante: ao estudar Biologia para o Enem, você deve tirar os conhecimentos do campo da teoria e vê-los na prática também. Afinal de contas, experiências tendem a ficar muito mais tempo na memória do que palavras. Que tal visitar um laboratório? Caso isso não seja possível, não pense que estamos nos referindo apenas àqueles presentes em escolas e faculdades.

A verdade é que qualquer ambiente que possibilita o estudo da vida e do meio pode ser um laboratório. Sendo assim, una o útil ao agradável e tente conhecer lugares em sua cidade como parques, museus de ciências, jardins botânicos, aquários, zoológicos, entre outros. Ah, e não se esqueça de levar o seu caderno para fazer associações entre o que viu e o conteúdo estudado.

Essas foram as nossas dicas para estudar Biologia para o Enem e o vestibular! Melhorar a sua relação com a matéria, organizar seus diversos conteúdos para não se perder nos estudos e entender a aplicação de conceitos na prática são ótimas maneiras de obter uma excelente pontuação e passar com folga da nota de corte do Sisu também. Por fim, lembre-se de ficar de olho nos temas mais frequentes dos últimos anos — como sistema imunológico, ecossistemas, Ecologia, Genética, DNA e RNA etc. — que certamente serão cobrados em contextos diferentes, combinado?

Aliás, já temos um conteúdo especial aqui para você. Continue aprofundando sua leitura e saiba, agora, como o sistema nervoso cai no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados