vestibular medicina veterinária

Vestibular de Medicina Veterinária: seja aprovado em 7 passos

O curso de Medicina Veterinária é um dos mais desejados pelos vestibulandos. Isso porque a graduação é a responsável por formar profissionais que atuam na assistência à saúde de animais domésticos ou silvestres. Para isso, o curso conta com várias disciplinas teóricas na área de Ciências Biológicas e, também, com atividades que desenvolvem habilidades práticas em hospitais e laboratórios.

O bom mercado de trabalho para os profissionais com diploma, por outro lado, faz com que a concorrência seja um obstáculo para o vestibulando. Se você quer atuar na área, já deve ter se perguntado o que fazer e como se organizar para passar no vestibular de Medicina Veterinária.

Pensando nisso, separamos alguns passos importantes nessa jornada de estudo para que você consiga vagas nas melhores faculdades do país e realize o sonho de se formar em Veterinária. Não deixe de espiar essas dicas imperdíveis!

Faça um cronograma de estudos

O primeiro passo para passar de primeira na faculdade de Medicina Veterinária é elaborar um bom plano de estudo para o vestibular. Nele você poderá organizar a sua rotina de leitura e resolução de exercícios, além de definir horários e dias da semana dedicados para cada matéria. A ideia é que você consiga planejar todo o seu ano em relação aos estudos, criando metas e reservando o tempo de preparação que você precisará até a prova.

Lembrando que o cronograma é um método de organização muito pessoal. Afinal, cada um tem sua rotina durante o ano letivo. Por isso, o ideal é que você reserve um tempo para montar o seu próprio planejamento, considerando os seus compromissos fixos e horários livres e reservando tempo para todas as matérias que precisam ser revisadas. Durante o ano, busque ao máximo dar conta desse calendário, combinado?

Defina os conteúdos que devem ser priorizados

É verdade que os conteúdos para o vestibular de Medicina Veterinária são muitos. Em geral, os principais processos seletivos cobram o conhecimento em todas as matérias passadas no ensino médio, desde Matemática até História e Geografia.

Por outro lado, tendo em vista que a graduação é na área das Ciências Biológicas, alguns conteúdos podem ter um peso maior para sua aprovação. Por isso, ao elaborar o cronograma de estudos, também defina quais conteúdos serão priorizados.

O ideal é que você se planeje para retomá-los com frequência na rotina de leitura e destine um tempo maior para as matérias relacionadas ao curso de Medicina Veterinária.

Veja as provas de anos anteriores

Uma das formas mais eficazes de se preparar para o vestibular é resolvendo provas de vestibular para treinar. Esse método permite que você se adapte com a linguagem e com as questões elaboradas pela faculdade que você deseja ingressar.

Além disso, ao conferir os exercícios já cobrados nos processos seletivos, você consegue identificar quais são as perguntas que mais caem no curso de Medicina Veterinária e os conhecimentos predominantes. Isso sem contar que o contato com a prova te deixa mais preparado emocionalmente, o que ajuda no desempenho final.

Faça simulados

Outra dica importante é simular o dia de prova, resolvendo exercícios e cronometrando o tempo que você tem para solucioná-los. Ao fazer um simulado para o vestibular por meio de provas anteriores, por exemplo, você consegue avaliar o seu conhecimento e o seu domínio sobre as matérias.

banner calculadora bolsa enem

Isso será fundamental para a sua preparação, especialmente se pensarmos que a nota do Enem em Medicina Veterinária pode abrir portas para as melhores faculdades do país. Muitas delas já aceitam a entrada de estudantes por meio da média alcançada no exame. Isso vale tanto para as instituições públicas quanto para as unidades particulares.

Tenha um grupo de estudos

Organizar um grupo de estudos ou entrar em um já existente também pode ser a chave para o sucesso no vestibular de Veterinária. Sabemos que a jornada de estudos nem sempre é fácil, o que faz com que muitos desanimem ou percam o foco nesse processo.

Por outro lado, compartilhar esse cronograma com amigos e colegas pode tornar tudo mais leve. Por meio dessa e de outras técnicas de estudo, você poderá dar conta das matérias junto às pessoas que têm habilidades em diferentes áreas e potencializar os resultados.

Afinal, essa partilha com pessoas conhecidas deixará você mais seguro para tirar dúvidas, compartilhar inseguranças e manter-se motivado para seguir com sua meta.

Não considere apenas as faculdades públicas

Considerar o ingresso em faculdades particulares compõe um dos passos importantes para passar no vestibular de Veterinária. Isso porque a concorrência em instituições públicas costuma ser maior em relação às demais.

Sendo assim, e considerando que existem várias unidades particulares de qualidade no país, vale a pena buscar outras alternativas. Caso a sua insegurança seja em relação às mensalidades do curso, lembre-se de que há várias opções de bolsa em Medicina Veterinária oferecidas tanto pela iniciativa pública quanto pela iniciativa privada. Como exemplo, podemos citar o Prouni e o Bolsa Incentivo.

Considere faculdades de cidades menores

Mesmo a concorrência sendo menor em faculdades particulares, já que essas têm mais unidades e vagas à disposição do estudante, pode existir diferença entre cidades maiores e menores. Isso porque, na maioria dos casos, há maior número de candidatos nas capitais e nas grandes cidades, o que eleva a competição pelas vagas.

Então, uma dica importantíssima é prestar vestibular em cidades menores, próximas à sua residência. Em alguns casos não é preciso sequer se deslocar até os lugares, já que algumas faculdades contam com o vestibular digital, ou seja, um processo seletivo totalmente online.

Faça acontecer!

Passar no vestibular de Medicina Veterinária é sonho de muitos estudantes que desejam trabalhar com a saúde dos animais. Em geral, o perfil do profissional é aquele que tem controle emocional para lidar com enfermidades e sensibilidade para cuidar dos animais, além de muito comprometimento com o trabalho. Para se formar um bom veterinário, entretanto, é fundamental uma formação adequada.

Por isso, sempre busque as faculdades mais reconhecidas no mercado. Nesse sentido, o Vestibulares pode ser seu grande aliado. O portal traz informações ricas sobre os processos seletivos de diversas instituições pelo Brasil, inclusive de unidades que promovem o vestibular online e facilitam o seu ingresso no ensino superior.

E aí? Curtiu o conteúdo? Agora que você já sabe como passar no vestibular de Medicina Veterinária, inscreva-se para a seleção em uma das instituições parceiras do Vestibulares e realize seu sonho profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.