Saiba como funciona o vestibular de Medicina Veterinária

vestibular medicina veterinária

Para realizar o sonho de se tornar um veterinário de sucesso, o primeiro passo é fazer o vestibular de Medicina Veterinária. Contudo, para isso, é fundamental ficar de olho nas formas de ingresso oferecidas pela faculdade, pois elas facilitam e ajudam a concretizar o seu desejo de ingressar na graduação.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar as principais formas de ingresso em faculdades conceituadas, pelas quais você pode optar ao fazer o vestibular de Medicina Veterinária. Confira!

Formas de ingresso nas faculdades do Portal Vestibulares

As chances de conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular de Medicina Veterinária aumentam bastante quando os candidatos ficam por dentro de todas as opções disponíveis. Nas melhores faculdades de Medicina Veterinária, ao encontrar as inscrições abertas, é possível escolher por uma das seguintes formas de ingresso:

  • vestibular tradicional;
  • ingresso por nota do Enem;
  • transferência externa;
  • vestibular online;
  • segunda graduação.

Por diversas alternativas estarem disponíveis, você pode escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil. Agora, chegou a hora de conhecer em detalhes cada uma das formas de ingresso listadas acima!

Vestibular tradicional para Medicina Veterinária

O vestibular tradicional é a forma de ingresso mais comum para entrar em uma das faculdades parceiras do Vestibulares. Aqui, é necessário fazer uma prova que testa os conhecimentos em assuntos que foram vistos durante o ensino médio.

Ele deve ser feito de maneira presencial, no polo de ensino escolhido para estudar. Após realizar o pagamento da taxa do vestibular, o candidato recebe a informação do dia e horário em que precisa comparecer à prova.

Esse exame é composto por 40 questões no formato de múltipla escolha, além de uma redação. Para acompanhar a sua inscrição, você receberá um acesso à área do candidato, e o login é feito com o número do seu CPF. Esse acesso é liberado para os candidatos do vestibular tradicional ou qualquer outra forma de ingresso.

Ingresso por nota do Enem para Medicina Veterinária

Se você já participou de alguma edição do Enem desde 2010 e tirou mais de 200 pontos na prova não zerando a redação, então, vai ser tranquilo para você realizar seus estudos em uma das nossas faculdades parceiras.

Nesse caso, é importante escolher a opção “quero usar meu Enem” no ato da inscrição do vestibular. Ao optar por essa alternativa, você ainda consegue concorrer a uma bolsa de Medicina Veterinária de até 100% e, com isso, não paga as mensalidades — muito bom, concorda?

Lembre-se de que esse desconto é proporcional à pontuação, ou seja, quanto mais alta for a nota da prova, maior será a vantagem. Logo, é possível estudar em uma ótima instituição sem fazer o vestibular, desde que o candidato selecione a nota do Enem como forma de ingresso.

Transferência externa para Medicina Veterinária

Você já estuda o curso de Medicina Veterinária em outra instituição, mas quer fazer parte de uma das faculdades parceiras do Vestibulares? Então, saiba que o candidato pode escolher a alternativa da transferência externa e continuar a graduação de onde parou.

Nesse caso, é essencial acessar a área da solicitação e optar pela unidade em que quer estudar, preenchendo a solicitação de transferência. Após isso, só é preciso enviar os documentos exigidos pela faculdade, como:

  • conteúdo programático das disciplinas cursadas;
  • atestado de vínculo com a instituição de ensino de origem;
  • histórico escolar.

Após a aprovação, você receberá um e-mail com a confirmação da matrícula e as informações do dado de acesso. Uma ótima notícia é que essa forma de ingresso também oferece bons descontos aos graduandos.

Tour pela prova do Enem

A transferência externa também é válida para o aluno que precisou trancar o curso em outra faculdade em um tempo de até 6 meses.

Vestibular Online para Medicina Veterinária

O vestibular online consiste em uma forma de ingresso totalmente online, desde a inscrição até a realização da prova. Tudo deve ser feito pela internet na área do candidato, para onde o estudante é direcionado após a finalização da inscrição.

Os assuntos das provas do vestibular online são os mesmos do formato presencial, com a diferença que você terá apenas uma hora para responder todas as questões. Por ser online, não se esqueça de verificar a conexão com a internet com antecedência e as condições do dispositivo para evitar qualquer problema durante o teste.

Você tem até 5 chances para enviar as respostas. Ao finalizar a prova, o candidato deve conferir a divulgação dos resultados na área do candidato e, assim, dar início à matrícula.

Segunda graduação para Medicina Veterinária

É muito comum ver profissionais formados que decidem cursar uma segunda graduação. Alguns desejam mudar de carreira, e outros pretendem fazer uma nova faculdade para ministrar aulas, como é o caso do bacharel que escolhe uma licenciatura.

Pensando na necessidade dessas pessoas, as nossas faculdades parceiras proporcionam boas oportunidades. Para isso, o candidato interessado precisa enviar a documentação solicitada, como o histórico escolar e o diploma. Após isso, basta aguardar o retorno.

Lembre-se de que nunca é tarde para voltar a estudar, e nada melhor do que fazer isso com o apoio de uma instituição conceituada para acolher você.

O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Antes de escolher uma das formas de ingresso, lembre-se de verificar a nota de corte de Medicina Veterinária para saber qual pontuação você precisa obter. Depois, escolha a instituição que facilite a sua entrada no ensino superior e que ofereça vantagens exclusivas.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, além das formas de ingresso facilitadas, você ainda poderá concorrer a uma bolsa de estudos que diminui ou abate o preço das mensalidades. Algumas opções são:

  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Enem;
  • Bolsa para servidores públicos e militares;
  • Bolsa Incentivo;
  • Desconto Pontualidade.

Além disso, se quer saber quantos anos dura o curso de Medicina Veterinária, saiba que deverá dedicar o seu tempo durante 5 anos. Nesse período, terá aulas teóricas e práticas em laboratórios de ponta e bem equipados, com o intuito de aproximar você da realidade do mercado de trabalho.

Agora é com você!

Agora que já sabe como é o vestibular de Medicina Veterinária e as formas de ingresso, não se esqueça de escolher uma instituição de ensino que facilite a sua entrada no ensino superior. Com isso, você terá a chance de realizar o seu sonho!

Não perca mais tempo. O Vestibulares está esperando você para realizar as inscrições. Portanto, saia na frente e se inscreva para o vestibular online agora mesmo!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados