nota de corte de engenharia mecânica

Saiba qual é a nota de corte de Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é um dos ramos de conhecimento mais importantes para o funcionamento da sociedade. O profissional da área constrói e administra as máquinas que são usadas em inúmeros lugares, como hospitais e fábricas.

O curso, que tem 10 semestres de duração, busca oferecer ao estudante as habilidades e experiências valorizadas no mercado. Para aumentar as chances de sucesso, é fundamental escolher uma faculdade de qualidade e ficar atento à nota de corte.

Neste post, você descobre a nota de corte de Engenharia Mecânica e quais são os caminhos possíveis para acessar uma boa faculdade. Continue a ler e descubra como dar início a uma carreira vantajosa!

O que é a nota de corte?

Nota de corte é a quantidade de pontos que o candidato precisa obter para ser aprovado no vestibular. O número costuma mudar a cada ano, pois corresponde à nota mais baixa dos candidatos aprovados. O parâmetro usado é a prova do Enem.

A nota varia também de acordo com a instituição desejada. Por esse motivo, muita gente fica em dúvida quanto à faculdade, na hora de fazer o vestibular para Engenharia Mecânica. Existem instituições de ensino difíceis de entrar, enquanto alguns estabelecimentos privados apresentam mensalidades caras.

Felizmente, você encontra possibilidades flexíveis de desconto na faculdade para alguns dos melhores cursos do mercado. Vale a pena prestar atenção em quais são as condições de pagamento na hora de escolher onde estudar.

Quando o assunto é Engenharia Mecânica e Enem, torna-se importante também conhecer os programas que servem de porta de entrada para o curso. Para te ajudar, vamos nos concentrar nesses programas no restante do post, mostrando qual é a nota de corte em cada um deles.

Qual é a nota de corte do FIES para Engenharia Mecânica?

O FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado em 1999. Seu propósito é fornecer empréstimos a juros muito baixos, para financiar a graduação de alguns estudantes na rede privada.

Para receber o FIES, a pessoa precisa estar devidamente matriculada em uma faculdade não gratuita. Ela também precisa atender aos critérios oficiais estabelecidos pelo programa. O apoio do programa ajuda candidatos que não têm condição de pagar uma mensalidade alta.

O empréstimo só precisa ser pago após a conclusão do curso, em parcelas acessíveis. A ideia é que o estudante possa trilhar seu caminho profissional e obter autonomia financeira, para só então devolver o valor do auxílio.

Por causa de suas vantagens, o FIES tende a ser concorrido. O MEC não divulga a nota de corte com antecedência, mas ela costuma ser 580 pontos em Engenharia Mecânica. Para garantir o benefício, o melhor caminho é seguir um bom plano de estudos para o Enem e caprichar na nota.

Quanto preciso tirar para passar no Prouni em Engenharia Mecânica?

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) foi criado em 2004 pelo Governo Federal. Seu objetivo é ajudar estudantes que não têm condição de pagar as mensalidades das faculdades privadas. Assim como as cotas, essa é uma maneira de favorecer uma melhor distribuição de renda no país.

O programa distribui bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos de faculdades não gratuitas. Os critérios de seleção são democráticos e dependem principalmente da nota no Enem.

Ao longo dos anos 2000, programas desse tipo ajudaram a fortalecer a educação no país e a formar profissionais mais capacitados. Além de contribuir na pesquisa tecnológica e na economia brasileira, o Prouni é uma ótima chance para ingressar em uma boa faculdade.

A nota de corte de Engenharia Mecânica no Prouni em 2020 foi de 680 pontos, um número elevado. O conselho novamente é se preparar bem para a prova do Enem e garantir uma boa nota.

Como acessar o Sisu para Engenharia Mecânica?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o processo mais amplo para acessar uma faculdade no Brasil hoje. Por meio desse mecanismo, instituições públicas de várias localidades oferecem vagas que serão preenchidas pelos candidatos do Enem.

Por serem lugares que não cobram mensalidade, a disputa por vagas no Sisu é imensa. Somente aqueles alunos que obtiverem as melhores classificações costumam ser selecionados.

Se o seu objetivo for esse, monte um plano de estudos para o Enem bastante caprichado. Considere ainda fazer uso do Trilha do Enem, uma plataforma especializada que te ajuda a otimizar seus esforços e a obter melhores resultados.

A nota de corte de Engenharia Mecânica no Sisu em 2020 foi 716 pontos. É um número muito alto, então, não fique preso a esse caminho como se fosse o único possível. Considere também a existência de outras opções de qualidade para você iniciar sua carreira.

Qual é a nota de corte para Engenharia Mecânica no Enem?

O Enem é um dos assuntos mais discutidos para quem está prestes a fazer vestibular, e não é à toa. A nota obtida na prova é usada como valor de corte para a maioria dos processos seletivos que existem no Brasil.

Como você viu acima, a nota do Enem define qual é a chance do candidato obter uma bolsa do Prouni ou um financiamento do FIES. No Sisu, ela é a referência escolhida pelo Governo. Mas ela também pode ser usada para ingresso direto em algumas faculdades excelentes, que têm seus próprios critérios de seleção.

A nota de corte de Engenharia Mecânica significa que os alunos que atingiram as melhores colocações em cada instituição terão suas matrículas aceitas, até que as vagas se acabem. É importante lembrar que diversas instituições oferecem formas de vestibular autônomas, além de descontos únicos nas mensalidades.

Consulte o processo da Anhanguera, da Pitágoras, da FAMA, da Unime, da Unic e da Unopar. Todas têm qualidade comprovada pelo MEC e permitem que você comece seus estudos a qualquer momento nas áreas das engenharias mais bem-pagas atualmente. Só para se ter uma ideia, a remuneração de Engenharia Mecânica tem média de R$ 8.342,92*.

Agora é com você!

E aí, aprendeu tudo sobre a nota de corte da Engenharia Mecânica e as opções para entrar na faculdade? Como você viu, as oportunidades para ingressar no ensino superior não são poucas, e o mercado de trabalho está aberto para quem se qualifica.

Então, aproveite a chance e inscreva-se já no vestibular online! Comece logo o seu caminho para estudar em uma boa faculdade e ter sucesso na sua profissão!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.