Saiba como conseguir uma bolsa em Engenharia da Computação

engenharia da computação bolsa

A Engenharia de Computação é um dos cursos mais procurados do Brasil. O crescimento na demanda se deu devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e à globalização, que exige que as pessoas estejam cada vez mais conectadas, independentemente do local em que se encontram.

Se você sonha em fazer faculdade de Exatas, o caminho é promissor, o mercado continua aquecido. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil prosseguir, dadas as finanças familiares, por exemplo.

Por isso, separamos uma lista de oportunidades de como conseguir uma bolsa em Engenharia da Computação. Para quem não sabe o que é bolsa de estudos, essa também é uma chance de você entender melhor os requisitos para conquistá-las. Confira!

Considere bolsas governamentais de Engenharia da Computação

O Governo Federal oferece algumas opções de bolsas para quem deseja ingressar no ensino superior no Brasil. Os principais programas são o Prouni e o FIES. A seguir, vamos explicar melhor sobre cada uma dessas bolsas de estudos do Governo.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem inscrições abertas sempre depois do resultado do Sisu. O Objetivo dele é permitir que estudantes tenham acesso a bolsas de estudos em faculdades particulares. Existem dois tipos de bolsas: a integral (100%) e a parcial (50%).

Para poder concorrer a uma dessas opções, o estudante precisa ter feito o Enem e ter atingido 450 pontos no exame, além de não ter zerado a redação. Além disso, é preciso atender a alguns requisitos, como:

  • ter feito todo o ensino médio em escola pública;
  • ter cursado todo ou parte do ensino médio em escola privada, desde que com uma bolsa integral;
  • ser pessoa com deficiência física (PCD);
  • ser professor na rede pública, concorrendo a cursos de Pedagogia.

Além disso, é preciso seguir critérios para o tipo de bolsa:

  • bolsa integral do Prouni — nesse caso, o estudante precisa ter uma renda familiar bruta mensal que seja no máximo de um salário mínimo e meio por pessoa;
  • bolsa parcial do Prouni — o estudante precisa ter uma renda familiar bruta mensal que seja no máximo de três salários mínimos por pessoa.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) não é um tipo de bolsa, mas também pode ser considerado como uma alternativa para o curso presencial de Engenharia da Computação. Ele foi criado para fornecer o financiamento de cursos superiores para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades do curso, a juros muito baixos.

Com isso, o aluno tem a possibilidade de escolher entre diferentes opções de financiamento, levando em consideração a renda da família. O pagamento do valor financiado é iniciado somente após a conclusão do curso. Para poder participar do processo seletivo do FIES, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010.

Bolsa Permanência

A Bolsa Permanência é outro benefício financeiro oferecido pelo Governo para os estudantes matriculados no ensino superior. A ideia é facilitar a continuidade nos cursos, principalmente para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

O público-alvo é o estudante que tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, e a ideia é custear os gastos que vão além da mensalidade, como moradia e alimentação.

Entenda a opção da Bolsa Enem

A Bolsa Enem é válida para cursos regulares (menos Medicina) e para aqueles candidatos que apresentarem nota do Enem válida. Lembrando que o percentual de desconto varia, logo, quando maior a nota obtida, maior será esse desconto.

Para saber em quais faculdades de Exatas você pode entrar com a nota do Enem é possível usar a calculadora de descontos feita pelo portal Vestibulares. Por meio dela você consegue visualizar qual o percentual de desconto você terá simulando com a sua nota. Demais, não é?

Teste Vocacional Rápido

Verifique as opções de bolsas institucionais para o curso

Se você sonha com uma bolsa em Engenharia da Computação precisam saber que existem outras formas de conquistá-la. Nos tópicos a seguir, você conhecerá algumas outras opções interessantes que as faculdades parceiras do Vestibulares oferecem aos inscritos.

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma opção que tem por objetivo auxiliar pessoas que estão com dificuldades financeiras de iniciar uma graduação. As ofertas valem para tanto para cursos presenciais quanto EAD.

No momento de inscrição, os estudantes devem optar pela Bolsa Incentivo e atender a alguns pré-requisitos, como dificuldades financeiras. Ao fazer a inscrição, você terá acesso ao regulamento e poderá conferir se você atende às regras estabelecidas.

Desconto Pontualidade

Para incentivar o pagamento das mensalidades em dia, algumas instituições oferecem o chamado Desconto Pontualidade. O funcionamento é simples: os estudantes que quitarem as mensalidades até um determinado dia do mês tem desconto.

Por exemplo, se o pagamento é feito até o 5º dia útil, o estudante receberá um percentual de desconto. Aliás, algumas instituições oferecem os chamados descontos progressivos, que vão diminuindo conforme a aproximação da data de vencimento da mensalidade. Nesse caso, vale a pena conferir as regras da instituição para poder receber o benefício.

Convênio Empresa

O programa Convênio Empresa oferece a oportunidade de descontos aos seus funcionários e também aos dependentes e cônjuges nos cursos de graduação e pós-graduação. No caso da graduação, os dependentes são considerados apenas até os 24 anos.

A empresa precisa estar conveniada à faculdade para garantir a elegibilidade dos descontos nas mensalidades.

Amigo Vale-Prêmio

No Amigo Vale-Prêmio, você indica um amigo e ganha desconto nas mensalidades. Você precisa escolher pessoas para fazerem o curso na mesma instituição e atender ao regulamento da mesma, a fim de aproveitar o benefício.

Para participar, é preciso acessar o site e saber se a instituição desejada faz parte do programa. A cada indicação feita que efetuar a matrícula, você ganha como premiação o desconto, levando em consideração o valor da mensalidade.

Considere fazer Engenharia da Computação no interior do estado

Uma alternativa para ter um desconto em Engenharia de Computação é optar por estudar no interior. Os custos de moradia e alimentação costumam ser bem menores quando comparados com os das capitais.

Geralmente, no interior, a quantidade de alunos na faculdade é menor também, o que permite maior proximidade com professores e colegas. Dependendo da instituição, os valores da mensalidade também podem ser menores, e as chances de conseguir uma bolsa são maiores, devido à pequena concorrência.

Aproveite esta chance!

Como você notou, independentemente do local em que você for estudar, existem muitas possibilidades de conseguir uma bolsa em Engenharia da Computação. Lembre-se de ler os editais para conferir os requisitos e aproveite as facilidades que as faculdades oferecem por conta própria!

Então, não perca a sua chance! Faça a sua inscrição no vestibular online e mude o rumo da sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: