Como saber se a faculdade de Exatas é a ideal para mim?

estudante de exatas

Está pensando em fazer uma faculdade de Exatas? Antes de tomar a sua decisão, é importante conhecer um pouco mais sobre essa área para saber quais os campos de conhecimento ela envolve, as matérias e as disciplinas dos cursos, as profissões e salários, entre outros detalhes que ajudarão você a trilhar o caminho certo.

Afinal, essa área visa chegar a resultados precisos por meio de cálculos e métodos rigorosos, para que seja o mais exato possível e próximo da perfeição. Para isso, são estudados, principalmente, os campos da Matemática, da Física e da Química.

Sendo assim, a faculdade de Exatas é ideal para quem já tem afinidade com esses saberes, além de ter algumas habilidades e competências específicas. Não sabe se você se enquadra nesse perfil? Então, continue conosco e descubra se você tem todos os pré-requisitos necessários!

Você gosta de cálculo?

Se as graduações de Exatas são focadas em cálculos, não há como você fazer um curso dessa área se não gosta de calcular. Esse é um dos requisitos básicos para quem pretende, por exemplo, fazer uma faculdade de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Ciências Contábeis, Matemática ou Física.

Em todos os semestres você trabalhará com, pelo menos, uma disciplina que envolve cálculos. Sendo assim, precisa ser habilidoso nesse sentido e gostar de aprender, já que será apresentado a diferentes fórmulas e métodos que vão além daquilo que a gente vê no cotidiano.

Entretanto, não basta apenas gostar de calcular, porque você precisa ser bom nisso, já que a precisão é essencial em todos os ramos dessa área. Seus cálculos devem ser exatos porque erros podem gerar grandes falhas, que trazem prejuízos ou ameaçam a segurança.

Tem facilidade com raciocínio lógico?

Além de trabalhar bastante com cálculo, a faculdade de Exatas exige muito raciocínio lógico dos graduandos. Aliás, é preciso ter essa habilidade para que consiga alcançar o melhor desempenho na hora de calcular, pois ela permite encontrar caminhos para buscar soluções mais rápidas e eficazes.

A pessoa com raciocínio lógico é aquela que consegue entender com facilidade a interação dos elementos em diferentes situações. Também é capaz de promover essa interação quando ela ainda não existe e, por isso, soluciona impasses muitas vezes de uma forma como outros ainda não haviam pensado.

Portanto, essa capacidade é tão importante na área de Exatas, uma vez que as situações-problema se fazem presente constantemente e a busca por soluções é contínua, preferencialmente trazendo inovações.

Consegue uma resolução rápida de problemas?

Você deve ter reparado que aqueles que decidem fazer uma faculdade de Exatas são considerados espertos e inteligentes, não é mesmo? Isso porque eles cultivam essas habilidades que citamos, de calcular com precisão e pensar por meio do raciocínio lógico, encontrando excelentes soluções.

Entretanto, mais uma habilidade muito marcante para os profissionais de Exatas é a sua capacidade de resolver os problemas de uma forma rápida. Afinal, pode ser que outros consigam encontrar um caminho, mas o ideal é fazer isso no menor tempo, promovendo agilidade e produtividade no trabalho.

Se você consegue ter uma visão ampla das coisas, raciocina rapidamente encontrando diversos caminhos, fazendo a comparação entre eles e definindo a melhor alternativa, então a faculdade de Exatas é para você. É justamente essa velocidade de processamento de informações que permite alcançar um bom desempenho durante o curso e na carreira.

Sua capacidade analítica é aflorada?

Para solucionar problemas por meio da melhor alternativa, é preciso ter uma boa capacidade analítica. Afinal, antes de procurar uma solução deve-se definir qual é o problema e analisar todas as possibilidades para se chegar a um resultado efetivo.

O ideal é conseguir ver essas situações sob diferentes ângulos para estudar o que de fato precisa ser trabalhado para se chegar ao objetivo pretendido, porque, muitas vezes, ele pode ser o efeito de outra causa que não estava sendo considerada — e é a capacidade analítica que permite enxergar isso.

Se você é aquela pessoa que consegue ver as coisas de um modo diferente, como a maioria não consegue, então uma faculdade de Exatas pode ser ideal. Isso porque você não segue pelo caminho mais evidente, mas faz considerações e investiga outras possibilidades, sempre medindo o que poderia ser mais vantajoso ou eficaz.

Gosta de acompanhar as inovações?

Em todos os cursos de Exatas é importante gostar de acompanhar as inovações, estar sempre de olho nos avanços da tecnologia, no surgimento de novas técnicas, entre outros avanços. Quem está pensando em cursar Ciência da Computação, por exemplo, precisa ter essa característica ainda mais em evidência, em função da velocidade que esse setor evolui.

Muitas profissões da área de Exatas estão relacionadas aos recursos tecnológicos e à ciência, sendo assim, para que você desenvolva uma maior qualificação profissional, é essencial que tenha essa vontade de reciclar seus conhecimentos e aprender coisas novas constantemente.

Durante a faculdade, essa habilidade será de muito valor para que você possa aproveitar o máximo do conteúdo e buscar complementá-lo adotando as suas próprias técnicas de estudos, fazendo pesquisas mais aprofundadas, assistindo a palestras, participando de eventos, fazendo estágios, entre outras ações que vão enriquecer a sua formação.

Gosta de desafios?

Mais uma consideração importante para descobrir se a faculdade de Exatas é ideal para você é o seu gosto por desafios. Sabe aqueles testes de raciocínio lógico, os jogos de estratégia, perguntas do tipo pegadinha, quebra-cabeças e outros similares? Geralmente, eles chamam muito a atenção de quem tem uma tendência para essa área.

Isso porque são pessoas que gostam de desafiar a própria mente, testar os seus conhecimentos, buscar soluções para os problemas. Elas são motivadas por essas situações desafiadoras e se dedicam para chegar a um resultado, ainda que precisem estudar um pouco mais ou fazer novas pesquisas.

Uma prova antiga do Enem do caderno de Matemática e suas Tecnologias, por exemplo, pode ser um passatempo muito divertido, justamente por ser desafiadora, exigir raciocínio, concentração e aplicação de outras habilidades e competências para se chegar ao resultado.

Se você se identificou com todos esses aspectos, então a faculdade de Exatas realmente é para você! Isso porque tem todos os pré-requisitos necessários para alcançar um bom desempenho durante a formação e para trilhar a sua carreira com competência e profissionalismo, podendo, finalmente, vestir a camisa e dizer “sou de Exatas”!

Agora que você já sabe qual caminho seguir, não perca mais tempo! Faça sua inscrição para o vestibular do curso dos seus sonhos e entre na faculdade ainda este ano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: