Como conseguir uma bolsa de estudos em Arquitetura?

bolsa arquitetura

Você é daquelas pessoas que se encanta com design de construções e paisagismo ou gosta de colocar a mão na massa em pequenas reformas em sua casa? Bem, talvez isso seja um sinal de que a faculdade de Arquitetura pode ser a escolha certa em sua vida!

Ao longo dessa graduação, você vai aprender habilidades técnicas e criativas para projetar estruturas que atendam aos objetivos de seus clientes, que podem ser pessoas físicas, grandes empresas ou até o governo.

Como arquiteto, você projetará novos edifícios e espaços, bem como encabeçará reformas e restaurações de propriedades antigas. Além disso, poderá atuar na área urbanística, pensando soluções que melhorem a mobilidade e a qualidade de vida nas cidades.

O mais legal da Arquitetura é que essa profissão trabalha em estreita colaboração com diversos profissionais para garantir que os projetos sejam funcionais, seguros e econômicos. Por isso, exige dinamismo, inovação e atualização.

Mas você acha que essa é uma faculdade cara? De fato, é uma graduação que exige uma grande estrutura para o aluno e, por isso, pode ter a mensalidade um pouco mais elevada ― só que isso não é uma regra, já que há cursos mais acessíveis. A boa notícia é que você pode conseguir uma bolsa para Arquitetura, ganhando fôlego financeiro até o fim do curso.

Quer saber como conquistar uma bolsa para o curso de Arquitetura? Então, aproveite esta leitura e confira as dicas que preparamos!

Prepare-se muito bem para o vestibular e o Enem

O primeiro passo para você conseguir um bom desconto na faculdade de Arquitetura é ir bem no vestibular. Para isso, você deverá criar uma rotina de estudos, inclusive para ter um bom treinamento para o teste de habilidades específicas de Arquitetura.

Dessa maneira, você poderá alcançar uma excelente pontuação e até receber uma bolsa de estudos, como reconhecimento da faculdade por seu alto desempenho nas provas. Além disso, não se esqueça de que a nota do Enem não apenas complementa ou substitui os pontos do vestibular, como também vale para a obtenção de bolsas parciais e integrais.

No caso das faculdades participantes do Vestibulares, a chamada Bolsa Enem oferece descontos para Arquitetura e outros cursos, na seguinte proporção:

  • até 600 pontos — 10%;
  • de 601 a 750 pontos — 20%;
  • de 751 a 900 pontos — 80%;
  • acima de 901 — 100%.

Conheça as bolsas do Governo Federal

Se você acredita que sua condição socioeconômica permite a participação nos programas de bolsas de estudos do Governo Federal, fique de olho nos tipos e critérios para se candidatar.

Prouni

O principal programa de bolsas de estudos para o ensino superior do país é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Desde sua criação, em 2004, já ofertou mais de 1 milhão de bolsas para pessoas com situação socioeconômica restrita.

O Prouni conta com duas edições por ano, no primeiro e segundo semestre, e oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%), conforme a faixa de renda familiar por pessoa dos candidatos. Os critérios são os seguintes:

Para se candidatar ao Prouni em Arquitetura e demais cursos, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular (na condição de bolsista integral);
  • não ter diploma do ensino superior;
  • ter feito o Enem no ano anterior à sua inscrição;
  • ter obtido, no mínimo, 450 pontos no exame, sem zerar a redação.

Quer saber como turbinar sua nota do Enem? Acesse o Trilha do Enem, faça exercícios, simulados, veja dicas e, ainda, receba um plano de estudos personalizado!

Bolsa Permanência

A Bolsa Permanência é uma modalidade de bolsa de estudos vinculada ao Prouni e consiste no oferecimento de uma quantia em dinheiro para ajudar nas despesas da graduação, como moradia, alimentação e transporte. É destinada a pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Atualmente, a quantia oferecida é de R$ 400,00, mas pode chegar a R$ 900,00 para alunos indígenas ou quilombolas. Você pode ter informações detalhadas sobre esse benefício na portaria 389/2013 do MEC.

Tour pela prova do Enem

Busque programas próprios da instituição

Se sua condição socioeconômica não se encaixa nos critérios do Prouni, confira as bolsas para Arquitetura das instituições de seu interesse. Como cada faculdade tem suas próprias políticas de bolsas de estudo, é bom conferir quais são as opções oferecidas e os perfis atendidos por elas.

Entre as faculdades participantes do Vestibulares, as opções mais comuns são as seguintes.

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é destinada aos estudantes que estejam em dificuldade socioeconômica, não importa o motivo. Nesse caso, você deverá prestar o vestibular e, uma vez recebida a aprovação, enviar uma carta de solicitação de bolsa de estudos à administração da faculdade, junto a outros documentos comprobatórios. 

Os percentuais de desconto variam conforme o caso, já que a ideia é contemplar o maior número possível de alunos. Os maiores descontos são destinados àqueles com situação financeira mais crítica.

Bolsa Primeiro Semestre

Essa opção de bolsa para Arquitetura oferece o desconto de até 20% sobre o valor das mensalidades durante o primeiro semestre. A ideia é que com o abatimento das mensalidades você consiga maior fôlego financeiro para iniciar os estudos.

Bolsa Servidores Públicos e Militares

Quem é funcionário público municipal, estadual, federal ou militar pode conseguir até 30% de desconto na faculdade de Arquitetura. O desconto também é estendido a cônjuges e/ou filho de até 24 anos. 

Bolsa Transferência

Você já está fazendo faculdade em outra instituição? Caso peça transferência externa para uma das faculdades participantes do Vestibulares, é possível obter até 60% de desconto na graduação presencial e 30% nas modalidades de Educação a Distância (EAD).

Descontos cumulativos

Outra ótima notícia é que boa parte desses descontos para Arquitetura são cumulativos, ou seja, você pode conquistar mais de um tipo de bolsa de estudos, caso seu perfil se encaixe em mais de um benefício. Para tanto, verifique as condições na administração da faculdade. 

Dica extra! Depois de entrar na faculdade, engaje-se em atividades remuneradas, como iniciação científica e estágios não obrigatórios. Confira aqui o que é bolsa-auxilio!

Conte com os convênios empresariais 

Os convênios de faculdades com empresas são uma excelente alternativa para quem já trabalha em uma corporação que faz parte da política de bolsas das instituições participantes dos Vestibulares. Consistem no oferecimento de bolsas de estudos para funcionários das empresas conveniadas.

Os percentuais variam conforme o contrato estabelecido entre as partes. Caso sua empresa não seja conveniada, você pode entrar em contato com seu gerente ou o RH e solicitar que seja feita essa parceria!

Agora é sua vez!

Agora você já sabe como conquistar uma bolsa para Arquitetura! Então, é hora de escolher uma faculdade de excelência. Ao começar essa busca, considere o seguinte:

  • custo-benefício;
  • infraestrutura;
  • localização;
  • tradição;
  • parcerias para estágios e vagas de emprego (conheça o Canal Conecta);
  • reconhecimento e avaliação do curso perante o MEC.

Já decidiu que vai fazer a faculdade de Arquitetura? Então, não perca mais tempo. Inscreva-se já no vestibular online da instituição parceira do Vestibulares mais perto de você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados