O que é uma carta de solicitação de bolsa de estudo?

carta de solicitação de bolsa de estudo

Uma carta de solicitação de bolsa de estudo é uma mensagem que você envia para a faculdade ou instituição de ensino de interesse para pedir a isenção de pagamento das mensalidades. Além disso, trata-se de um documento mais pessoal do que o currículo e o histórico escolar.

Mas você deve estar se perguntando: em quais situações podemos usar a carta? Na realidade, ela é útil para requisitar o benefício em escolas, cursinhos preparatórios para o Enem, graduação, mestrado, doutorado e especializações.

No entanto, quando chega a hora de escrever uma delas, muita gente sente aquele friozinho na barriga. Afinal de contas, não se aprende a redigir uma declaração como essa na sala de aula, não é mesmo?

Por isso, neste post trouxemos dicas valiosas para você perder o medo e arrasar na sua carta de solicitação de bolsa de estudo. Quer mudar de vida e crescer na carreira? Então, confira!

Qual é a importância da carta de solicitação de bolsa de estudo?

Uma carta de solicitação de bolsa de estudo é o documento por meio do qual você vai manifestar seu interesse em estudar de graça em uma instituição particular. Ela é importante para mostrar sua personalidade, seus sonhos e seus objetivos.

Mas antes de partir para a redação da carta, é necessário entender o que é uma bolsa de estudos. Nesse contexto, podemos dizer que é a liberação do pagamento por algum motivo especial. A bolsa pode ser parcial ou integral.

Assim, o propósito costuma ser ajudar quem tem dificuldades financeiras para avançar nos estudos. Além desse critério, estudantes que se destacam em provas e pesquisas costumam ser o maior alvo das faculdades para a concessão do auxílio.

Então, tenha isto em mente: ela é fundamental para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, bem como para obter uma bolsa de estudos no Brasil.

Como escrever esse importante documento?

Depois de aprender o que é uma carta de solicitação de bolsa de estudo, outra dúvida costuma aparecer. É comum que o aluno se sinta perdido sobre o que vai escrever.

Assim, o primeiro passo para fazer o documento é verificar quais são as exigências do programa na faculdade que você tem interesse. Isso porque, se o candidato não se enquadrar nos critérios da instituição, nem a mais criativa carta vai ajudar, entende? Por esse motivo, procure processos de bolsas nos quais você tenha chances.

Geralmente, as entidades educadoras concedem bolsas ou descontos com a nota do Enem. Na maioria dos casos, quanto melhor o desempenho no Exame, maior é o benefício concedido.

Por isso, vale a pena se dedicar para passar com uma pontuação elevada no Enem. Afinal, como você bem sabe, as brechas para crescer na vida não caem do céu. Dito isso, podemos prosseguir para as dicas. Veja só!

 Conheça a faculdade antes de pedir a bolsa de estudos

A carta para pedir a bolsa de estudos deve mencionar quem você é, por que você quer se formar naquela instituição e o que pretende fazer com o conhecimento obtido.

Embora haja diferenças entre uma entidade de educação e outra, existem aspectos em comuns na hora de autorizar essa vantagem. Em outras palavras, saiba o que a faculdade espera de um bolsista. Veja exemplos:

  • ampliar a diversidade social e racial;
  • elevar o desempenho de uma turma por meio de alunos notáveis;
  • vincular a entidade a uma pesquisa de peso;
  • auxiliar a experiência de outros estudantes, da comunidade e da sociedade.

Faça um texto bem objetivo

Sabe aquela antiga impressão de que um trabalho escolar bom é longo? Esqueça completamente. Para se destacar na hora da disputa, sua carta de solicitação de bolsa de estudo deve ser breve e focada.

Afinal, uma pessoa que sabe o que quer se descreve bem em poucas palavras. Por essa razão, nada de ficar enrolando, naquele manjado e malvisto encher de linguiça. Diga o que você pretende fazer para o mundo com o que vai aprender, ainda que seja para a sua própria família.

Tour pela prova do Enem

Escreva com sinceridade

Um dos passos mais importantes na lição de como fazer uma carta de solicitação de bolsa de estudo é a honestidade. Desse modo, você deve ter coragem, demonstrar que tem muita vontade de aprender.

Mas olhe lá, não minta nem exagere. Caso você avance no processo, provavelmente precisará passar por uma entrevista. Assim, evite o vexame do flagra nas inverdades.

Você pode usar um tom emotivo, falar das suas dificuldades, inclusive financeiras. Porém, tome cuidado para não ultrapassar o tom. Isso significa fugir de dramalhões. Assim, ponha o foco no futuro, nos seus sonhos, no que planeja realizar.

Como estruturar a carta de solicitação de bolsa de estudo?

Redigir carta de solicitação de bolsa de estudo realmente não é fácil. No entanto, é apenas o começo da missão. Afinal, além de elaborar o documento, será preciso criá-lo de uma forma atraente, que faça você se destacar em meio a tantos outros candidatos.

Porém, o maior dos segredos é colocar seu toque pessoal. No entanto, algumas regrinhas também ajudam a conseguir maior evidência no processo. Observe as nossas dicas.

Linguagem

Como provavelmente os selecionadores serão professores universitários, prefira uma linguagem mais formal. Nesse sentido, fique de olho nos pronomes de tratamento.

Assim, procure saber quem vai ler o documento e trate a pessoa como se deve. Por exemplo: os professores com doutorado devem ser mencionados com a expressão “Professor Doutor Fulano de Tal” (por extenso). Por sua vez, os professores apenas licenciados podem ser tratados como “Prof.” (abreviado).

Caso a carta seja direcionada ao reitor, deve-se iniciá-la com os termos “Vossa Magnificência” ou “Vossa Excelência”. Ainda para os reitores, use no corpo do texto “Magnífico Reitor” ou “Excelentíssimo Senhor Reitor”.

Para garantir a coesão do texto, aplique os chamados conectivos, que são palavras que ligam uma frase à anterior. São detalhes que garantem fluidez e elegância à carta. Veja exemplos de conectivos:

  • enfim;
  • enquanto;
  • então;
  • conforme;
  • assim como;
  • além disso;
  • por outro lado.

 Formatação

Sua carta de solicitação de bolsa de estudo deve seguir uma formatação mais clássica. Todavia, não precisa cumprir todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Desse modo, observe nossas dicas simples e práticas:

  • alinhamento — justificado;
  • espaçamento entre linhas — 1,5;
  • cor do fundo — branco;
  • cor da fonte — preta (ou automática);
  • margens — 2,5;
  • fonte Arial, Cambria ou Garamond.

Design

A lição de como fazer uma carta de solicitação de bolsa de estudo ainda não acabou. Desse modo, evite designs ousados no seu documento. Afinal de contas, no ambiente acadêmico, o visual não deve competir com a informação.

Você até pode fazer subtítulos, usar formato de listas e negritar os pontos mais importantes. Essas medidas facilitam a leitura, principalmente se ela for pela internet. Porém, não exagere no layout.

O que fazer depois de elaborar a mensagem?

Com a sua carta pronta, procure a ajuda de algum professor para corrigir questões gramaticais e ortográficas. Além disso, tente fazer contato com os atuais bolsistas do curso pretendido para saber a opinião deles sobre o resultado.

Nas redes sociais, talvez você consiga encontrar esses estudantes. Em seguida, verifique os prazos e a forma de inscrição. Depois, é só torcer e acreditar no seu sonho!

Agora é a hora!

Escrever a carta de solicitação de bolsa de estudo pode mudar a sua vida. Por esse motivo, garanta um tempo para a tarefa. Além disso, coloque amor, empenho e dedicação na escrita. Não precisa ser uma obra-prima, mas faça com carinho, ok? Afinal, é com o seu futuro que estamos lidando.

Por falar nisso, que tal dar o primeiro passo para uma carreira de sucesso? Inscreva-se para o vestibular online e realize o sonho de se formar no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 95

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados