Vale a pena fazer faculdade de Arquitetura? Veja como é curso!

Humanas ou exatas? A faculdade de Arquitetura é um curso de graduação híbrido. Ela está bem no meio dessa guerra, já que apresenta características e disciplinas das duas áreas. Por um lado, isso é muito positivo, pois faz com que o estudante venha a ter um conhecimento abrangente sobre diversos conteúdos.

Porém, se você sente bastante dificuldade em uma delas, é importante conhecer melhor o curso. Dando uma olhada na grade curricular da instituição e observando as características desejáveis de um bom arquiteto, você saberá identificar se o curso foi feito para você! Vamos lá?

Como é a faculdade de Arquitetura ?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo propiciar conhecimentos ao aluno, de modo que ele possa atuar no planejamento de obras e construções, que vai desde um simples cômodo de casa até cidades inteiras. A disciplina é uma mistura de design, arte, construção, estética e engenharia. O curso prepara o profissional para planejar espaços não só bonitos, mas, sobretudo, inteligentes e confortáveis, visando economia e bem-estar.

Como é a grade curricular de Arquitetura?

A duração média do curso é de 4 anos. Na grade, você encontrará matérias como:

  • História;
  • Engenharia de estruturas;
  • Matemática;
  • Tecnologia arquitetônica;
  • Desenho;
  • Artes plásticas;
  • Gestão de projetos;
  • Urbanismo e infraestrutura;
  • Análise e gestão ambiental.

Durante o curso, o aluno precisa construir alguns pequenos projetos, que podem ser, por exemplo, maquetes. Eles compõem um grande percentual da graduação e são importantes para a formação do futuro arquiteto.

Qual o perfil ideal do estudante?

Você deve estar se perguntando: mas além de saber fazer maquetes, o que mais um estudante de Arquitetura precisa ter? O arquiteto e urbanista precisa ter boa visão espacial e saber combinar elementos e espaços, de maneira que possibilitem mais qualidade de vida e bem-estar aos seres humanos. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser um super desenhista — já que, hoje, tudo pode ser feito por programas no computador.

É legal gostar de fazer planejamentos, pois eles são a base para um profissional de sucesso. Como são usados diversos softwares, para ajudar na projeção arquitetônica, é interessante que o aluno tenha afinidade com esse tipo de tecnologia.

Tour pela prova do Enem

Matérias de cálculos são vistas no curso de Arquitetura e é recomendado ter ao menos uma noção de como tudo funciona. No entanto, se você não é muito fã de números, não precisa se preocupar tanto, porque no dia a dia da profissão, essa parte fica mais com os engenheiros ou pode ser terceirizada.

Outra característica importante é gostar de novidades, já que dificilmente existe mesmice na profissão. A cada momento, você se envolve com projetos novos e lida com desafios diferentes. Por fim, é desejável que a pessoa tenha uma atração por analisar detalhes. Eles fazem toda a diferença na hora de decidir uma posição, uma iluminação, um material ou uma instalação.

Quais são as vantagens da profissão?

A profissão permite um leque de opções, para atuar no mercado do trabalho. É possível trabalhar em escritório, com carteira assinada. Também existem oportunidades no serviço público, o que garante grande estabilidade.

Porém, a autonomia é a preferência da maioria, que pode escolher entre montar um escritório sozinho ou com uma turma de amigos. Neste último caso, é comum que cada um se especialize em determinada área, a fim de oferecer serviços mais completos aos clientes.

Outra vantagem é a possibilidade de usar a criatividade nos projetos. Dificilmente, o tédio faz parte de um trabalho assim. A oportunidade de melhorar a vida das pessoas, planejando ambientes mais saudáveis e agradáveis é outro privilégio da profissão.

A faculdade de Arquitetura e urbanismo é uma ótima escolha, se você se identifica com as características do curso. No entanto, lembre-se de que, assim como qualquer outra graduação, faz uma diferença enorme sua dedicação desde o começo. Além disso, é preciso ficar bem atento à escolha da instituição de ensino, combinado? A estrutura e o suporte oferecidos pela faculdade fazem toda a diferença para uma formação de excelência!

Gostou do artigo? Já decidiu se o curso de Arquitetura é para você? Que tal dar uma olhada, também, nas profissões do futuro que vão dominar o mercado, nos próximos anos? É só clicar no link, para ler o texto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados