Vale a pena estudar Arquitetura na Unopar? Como é o curso?

unopar arquitetura

Entrar na faculdade é uma escolha que repercute durante toda a vida de uma pessoa e na sua trajetória profissional. Mas quem quer trilhar uma carreira de sucesso precisa considerar alguns fatores antes de se inscrever no vestibular, como a qualidade da faculdade. Hoje, vamos explicar para você se vale a pena estudar Arquitetura e Urbanismo na Unopar!

Afinal, não basta ter o perfil necessário para fazer o curso se você não está de acordo com as metodologias de ensino, os valores e as iniciativas da faculdade. Então, se você gosta de desenhos, artes, história e se projeta trabalhando com construções de espaços e edifícios, agora só precisa saber se a Unopar é a faculdade certa.

No decorrer deste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o curso de Arquitetura na Unopar: grade curricular, duração, modalidades de ensino e muito mais. Não vá embora sem chegar até o final!

Como é a faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Unopar?

Arquitetura e Urbanismo é uma área do conhecimento muito antiga, mas o primeiro curso de nível superior no Brasil só nasceu por volta de 1930. Depois de várias transformações ao longo dos anos, a faculdade de Arquitetura hoje em dia tem duração de 5 anos, e o recém-formado adquire uma habilitação em Bacharelado.

Já parou para pensar no que faz um arquiteto? Após a formação de nível superior, o profissional está capacitado a trabalhar com construção de edifícios, desenho arquitetônico e tudo o que está envolvido no planejamento de espaços urbanos.

Ao longo do curso, os alunos estudam matérias obrigatória e optativas que tratam de urbanismo, paisagismo, construção civil, estética, arquitetura de interiores, entre outros assuntos.

Quais são as principais matérias estudadas na faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

É muito importante conhecer as matérias antes de se matricular no vestibular de Arquitetura. Visualizando a grade curricular, você tem uma noção geral do que vai estudar durante os anos de faculdade e, com essas informações, pode avaliar se o curso é realmente o ideal.

A pior coisa que pode acontecer é você se deparar no meio do curso que fez a escolha errada. Então, estar preparando nunca é demais!

De início, é importante saber que a grade curricular de Arquitetura é bastante diversificada. Você vai encontrar matérias na área de Humanas e outras voltadas para a área de Exatas, principalmente para as noções aplicadas de Geometria.

Na lista abaixo, separamos alguns exemplos de matérias de Arquitetura:

  • Artes Plásticas;
  • Conforto Ambiental e Eficiência Energética;
  • História e Teoria da Arquitetura;
  • Estética e História da Arte;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Cálculo;
  • Metodologia Científica;
  • Desenho Artístico;
  • Educação Ambiental;
  • Construções Sustentáveis;
  • Planejamento Urbano;
  • Urbanismo e Infraestrutura;
  • Projeto e Instalações Prediais;
  • Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico.

Para obter o diploma, o aluno de Arquitetura também precisa realizar a matéria de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de cumprir a carga horária de Atividades Complementares e Estágio Supervisionado.

Quais são as modalidades disponíveis para estudar Arquitetura na Unopar?

Além da modalidade presencial, existe a possibilidade de fazer o curso de Arquitetura a distância na Unopar. Entenda, a seguir, qual é a diferença entre curso presencial, EAD e semipresencial e veja como funciona cada um.

Modalidade presencial

No curso de Arquitetura na modalidade presencial, as aulas práticas e teóricas, bem como as avaliações, são realizadas nas instalações da unidade escolhida no momento da matrícula.

Teste Vocacional Rápido

Nesse caso, o docente pode até usar as ferramentas digitais para otimizar a comunicação com os alunos, mas todas as atividades devem contar com a presença deles em sala de aula ou em outros espaços da faculdade, como os laboratórios e as bibliotecas.

Modalidade semipresencial

O curso de Arquitetura a distância na Unopar, ou Arquitetura EAD, é híbrido. A carga horária do aluno é dividida em uma parte na modalidade presencial e outra a distância. É isso que caracteriza o modelo conhecido como semipresencial.

Os alunos comparecem poucas vezes na semana à unidade da faculdade para realizar avaliações mais complexas e assistir a aulas práticas e teóricas, mas eles também têm acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para receber materiais de estudo, contar com a ajuda de tutores EAD, interagir com os professores e receber videoaulas.

Em suma, a principal diferença do semipresencial para o presencial é a carga horária, que é dividida entre as atividades no campus da faculdade e no AVA. Além disso, também existe o fato de que a mensalidade do semipresencial é mais em conta.

Quais são as vantagens de estudar na Unopar?

Até aqui, você viu as principais informações sobre o curso de Arquitetura. Agora, vamos explicar mais detalhes sobre as vantagens obtidas ao se tornar um aluno da Unopar. Confira logo abaixo.

Bolsa de estudo e descontos

A Unopar oferece diferentes opções de bolsas, descontos e convênios. A bolsa de estudo para Arquitetura é um auxílio para os alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades de uma faculdade particular.

Na Unopar, cada bolsa de estudo tem critérios para aceitar a solicitação dos alunos:

  • Bolsa Enem;
  • Bolsa incentivo;
  • Bolsa transferência externa.

Se você não se encaixa nos critérios para receber alguma das bolsas, ainda pode contar com opções de desconto na mensalidade da Unopar.

Formas de ingresso diversificadas

Escolha a forma de estudar na Unopar de acordo com sua necessidade:

Incentivo à entrada no mercado de trabalho

O desafio de conseguir emprego é uma questão leva a sério na Unopar. Além da grade curricular voltada para os desafios que o profissional da área encontra no mercado de trabalho, os alunos têm acesso têm acesso ao Canal Conecta, um portal online com milhares de vagas de emprego e estágio espalhadas pelo Brasil.

Foco no desenvolvimento da carreira

Conheça, a seguir, um pouco das iniciativas para o desenvolvimento de carreira que são exclusivas para os alunos da Unopar.

É hora de fazer sua inscrição no vestibular!

Como vimos, o curso de Arquitetura na Unopar oferece uma formação profissional abrangente, com matérias que exploram áreas diferentes, várias formas de ingresso e o suporte que você precisa para entrar no mercado de trabalho.

Então, aproveite para garantir sua vaga no curso de Arquitetura. Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.