O que faz o profissional de Arquitetura em seu dia a dia?

arquitetura o que faz

Se você é daquelas pessoas que adoram Arte, pensam em sustentabilidade, mandam bem na área de Humanas, mas também encaram uns bons cálculos, saiba que o curso de Arquitetura e Urbanismo pode revelar um futuro brilhante!

Envolvendo técnicas de construção e criatividade, a Arquitetura dialoga sobretudo com o Design de Interiores e a Engenharia Civil, muitas vezes trabalhando em conjunto nos mais diferentes projetos. Mas o que faz um arquiteto, exatamente? 

Como as possibilidades de trabalho e as áreas da Arquitetura são muitas, vale a pena dedicar um artigo inteirinho sobre o assunto. Embarque conosco nesta leitura e confira!

O que faz um profissional de Arquitetura?

Para responder o que faz um arquiteto e dar a você a certeza de que vale a pena fazer faculdade de Arquitetura, saiba que a formação possibilita o futuro profissional atuar em uma enorme gama de projetos, como casas, edifícios, centros comerciais, shoppings, empresas e ocupações de espaços ao ar livre, como parques, praças e estádios.

Diferentemente dos Engenheiros, que cuidam sobretudo das questões estruturais de uma construção, os arquitetos criam a aparência geral das obras, como será sua utilização e quais as formas de torná-las mais econômicas e sustentáveis. 

Quando o projeto é robusto, o arquiteto costuma trabalhar em uma equipe multidisciplinar que conta com os mais diferentes profissionais, conforme o ramo do empreendimento. 

Sozinho ou em um time, o arquiteto visita os locais das obras, tanto para visualizar seus projetos e preparar desenhos ou maquetes quanto para acompanhar as etapas de construção e verificar a qualidade do trabalho.

Logo, faz parte do trabalho do arquiteto reunir todas as informações para o projeto. Entre elas, a seleção do local, o impacto ambiental, as leis de zoneamento, os códigos de construção e as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Ainda, o arquiteto é responsável por estimar os custos gerais de cada projeto, incluindo materiais, mobiliário e mão de obra. Isso sem contar a mensuração de tempo para estabelecer o prazo de entrega.

Em alguns casos, o arquiteto entra no campo da Engenharia Civil e do Design, ao planejar, por exemplo, estruturas elétricas e hidráulicas em um projeto ou criar o paisagismo e os detalhes de usabilidade do local que vai ser construído.

Alguns locais de trabalho do arquiteto são:

  • área de saúde, segurança e bem-estar;
  • construtoras;
  • consultorias de negócios;
  • empresas de tecnologia;
  • escritórios de Arquitetura privados;
  • indústria de materiais de construção;
  • setor público (veja mais sobre Urbanismo, aqui embaixo).

Urbanismo

Você sabe o que faz um urbanista? Os graduados em Arquitetura também podem trabalhar no planejamento urbano, especialmente atuando em cargos públicos e em consultorias privadas. Sua responsabilidade é planejar as cidades de modo que a ocupação dos espaços públicos seja ordenada, para facilitar a mobilidade das pessoas e dos veículos e garantir que o município cresça com uma infraestrutura adequada.

Então, o urbanista segue carreiras em áreas como planejamento, design e desenvolvimento, transporte, desenvolvimento econômico, habitação, restauração urbana, turismo, proteção e consultoria ambiental.

Alguns locais de trabalho do urbanista são:

  • agências ambientais;
  • associações de habitação e empresas sociais;
  • centros de energia sustentável;
  • consultorias de negócios;
  • desenvolvedores privados;
  • empresas de construção e agrimensura;
  • empresas de serviços públicos;
  • secretarias municipais e estaduais de planejamento;
  • setores de conservação e patrimônio;
  • organizações de transporte (por exemplo, aeroportos e concessionárias de estradas).

Quais são as principais áreas da Arquitetura?

Para que fique mais claro o que faz esse profissional, vamos apresentar as principais áreas da Arquitetura. Confira!

Teste Vocacional Rápido

Restauro de Edifícios

O restauro de edifícios busca recuperar construções antigas ou deterioradas. O objetivo é devolver àquela construção as suas características originais. Para tanto, o profissional precisa ter conhecimentos de técnicas de restauração e compreender a história do edifício e do local onde está construído, para manter sua integridade e resgatar seu valor patrimonial.

Comunicação Visual

Nessa área, o arquiteto trabalha na criação da identidade visual de um edifício, uma empresa ou um produto. Em casos de construções mais amplas, também ajudará nas orientações para o público por meio de placas de sinalização, identificação de espaços e alertas.

Esse trabalho também faz parte do urbanismo, por exemplo, em todas as placas que vemos espalhadas pela cidade.

Luminotécnica

Quando pensamos na iluminação dos ambientes, entra aí a luminotécnica. Nessa área, o profissional vai planejar a iluminação de edifícios, tanto na fase de construção quanto no acabamento, pensando no conforto ambiental que o local proporcionará aos usuários. Outra especialidade da luminotécnica é a iluminação para eventos.

Arquitetura Industrial

Essa é uma das áreas da Arquitetura menos conhecidas, porém com alta demanda. Ela atua nas indústrias criando projetos que melhorem os processos produtivos. Isso inclui automação, segurança dos operários, redução de riscos e perdas, otimização das etapas de produção, entre outros.

Paisagismo

O paisagismo atrai muitos profissionais em razão da criatividade e da parte artística. O objetivo do paisagismo é recompor espaços para que fiquem mais harmônicos e proporcionem bem-estar a quem utilizá-los. 

Para isso, é necessário um conjunto de conhecimentos, como Artes, Ecologia, Botânica e luminotécnica, além de noções de acabamentos, equipamentos, materiais e formas de execução.

Qual a média salarial do profissional de Arquitetura?

De acordo com o site salario.com.br, a média salarial de um arquiteto que trabalha com carteira assinada (CLT) é R$ 6.164,89* para uma carga horária de 40 horas semanais. Já o teto salarial médio chega a R$ 13.435,65*.

Como se destacar no mercado de trabalho em Arquitetura?

Para terminar este post sobre o que faz um profissional de Arquitetura, veja nossas dicas para se destacar no mercado.

Escolha uma faculdade de ponta

Tudo começa com a escolha de uma faculdade respeitada e atualizada com as demandas da Arquitetura contemporânea. Esse é o caso das faculdades parceiras do Vestibulares. Veja o que elas oferecem:

  • modalidades de curso de Arquitetura EAD, semipresencial;
  • alta tecnologia para o ensino;
  • aulas com os melhores profissionais do mercado;
  • parcerias com empresas;
  • vestibular online;
  • qualidade atestada pelo MEC.

👉Estude com tranquilidade financeira! Conheça aqui várias opções de desconto e bolsas de estudo de Arquitetura.

Saiba onde estão as melhores vagas de trabalho

Fique de olho no mercado de trabalho, ainda na faculdade. Comece escolhendo um excelente estágio que pode efetivar você no futuro, e tenha o hábito de procurar vagas de emprego e oportunidades de negócio.

Melhor ainda se seu curso dá esse empurrãozinho, que é o caso das faculdades participantes do Vestibulares. As instituições têm uma parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade que põe em contato empresas e candidatos de perfil similar. Legal, não?

Desenvolva habilidades profissionais

Seja uma pessoa inquieta e procure desenvolver o máximo de habilidades profissionais na área escolhida para se especializar. Isso significa fazer pós-graduações, cursos de capacitação profissional e envolver-se com as tecnologias de Arquitetura.

Assim, você vai ganhar experiências, aumentar sua competitividade e rechear seu currículo ou portfólio com muito conhecimento.

Gostou de saber o que saber o que faz o profissional de Arquitetura e já tomou a sua decisão? Então, não espere mais! Inscreva-se já no vestibular online e transforme o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.