O que é preciso para ser aprovado no vestibular de Arquitetura?

vestibular arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma graduação bastante buscada no país. Os motivos para isso vão desde a versatilidade de atuações ao alto nível de empregabilidade para o profissional formado.

Sem falar, é claro, que o arquiteto tem bastante flexibilidade para trabalhar, podendo abrir seu próprio escritório e atuar de forma autônoma. Interessante, não é mesmo? No entanto, para que isso aconteça, é preciso saber como passar no vestibular de Arquitetura

Se você tem esse sonho, está esperando o quê? Neste post, trouxemos dicas infalíveis que o ajudarão a passar no vestibular e a conquistar o tão desejado diploma de nível superior em Arquitetura. Vamos dar uma olhada?

Tenha uma rotina de estudos

A rotina de estudos é algo essencial para todo candidato ao vestibular, seja para a faculdade de Arquitetura, seja para qualquer outra. Isso porque a preparação, embora tenha suas especificidades para cada caso, é basicamente a mesma. O candidato deve ter uma rotina concreta para criar o hábito de estudar. Somente assim é possível obter bons rendimentos e tirar uma boa nota na prova.

Para isso, nada melhor do que criar um cronograma de estudos. Aqui, o primeiro passo é ler o edital para estar a par de quais conteúdos cairão no exame. Lembre-se de que se trata de um documento muito importante e que todo vestibulando deve dar uma olhada. O seguindo passo é distribuir as matérias entre os dias da semana para serem estudadas nos horários que você tem disponível.

Ah, e tão importante quanto estudar para o vestibular, nos dias de hoje, é estudar para o Enem. Lembre-se de que a prova é uma das principais portas de entrada para a faculdade no Brasil, e não são poucas as instituições que aceitam a nota do exame como forma de ingresso. Sendo assim, capriche nos exames e simulados. Eles são excelentes para que você teste o seu conhecimento e veja em quais pontos precisa melhorar.

Considere faculdades particulares

Sabemos que as faculdades públicas fazem parte do sonho de muitos jovens e adultos, afinal, estudar de graça é algo bem atraente, não é mesmo? No entanto, você precisa saber que as instituições particulares vêm se destacando — e muito! — entre os vestibulandos.

Isso porque, além das opções de ingresso simplificadas e variadas (como nota do Enem, vestibular online, entre outras), muitas oferecem programas de bolsas de estudo em Arquitetura, descontos, convênios e parcelamentos.

Por isso mesmo, ao fazer sua inscrição para o vestibular, considere também as faculdades particulares de Arquitetura. Contudo, não se esqueça de que é de extrema importância pesquisar sobre a instituição e verificar se ela tem boas notas quanto aos critérios do Ministério da Educação. Afinal, o ensino superior é um investimento, e você certamente quer estudar em uma faculdade de qualidade, não é?

Além disso, vale destacar que, diferentemente das faculdades públicas, as instituições particulares trabalham com mais modalidades de ensino. Isso quer dizer que você não precisa ficar preso ao curso presencial, como veremos no próximo tópico.

Considere cursar Arquitetura semipresencial

Não tem como negar: as rotinas da atualidade estão cada vez mais atribuladas. O tempo é pouco e, muitas vezes, precisamos nos desdobrar em vários para dar conta de tanta coisa. Em meio a esse cenário, adicionar um curso superior à rotina parece até mesmo impossível. No entanto, temos uma excelente notícia.

banner calculadora bolsa enem

Hoje, é possível estudar Arquitetura EAD. Os cursos a distância surgiram como uma ótima alternativa para quem quer entrar para a faculdade, mas precisa equilibrá-la com o emprego ou outras atividades. No entanto, também despertam atenção daqueles que buscam mais flexibilidade, autonomia e dinamismo para estudar.

Dentro do EAD, existe a modalidade semipresencial — que é a que o curso de Arquitetura se encaixa. Ela une o melhor do ensino a distância e do presencial, misturando parte da carga horária da graduação entre matérias virtuais e em sala de aula.

Em outras palavras, você precisará frequentar a faculdade apenas (até) 3 vezes por semana para as aulas presenciais e em laboratório. O resto das disciplinas é cumprido em um Ambiente Virtual de Aprendizado, em que ficam centralizados videoaulas, livros, apostilas, exercícios etc.

Como a arquitetura é uma das profissões para pessoas criativas, nada melhor do que investir em um modelo inovador de ensino como o semipresencial. Com ele, você também adquirirá a vivência digital necessária para se dar bem na profissão. Outra vantagem e tanto, concorda?

Pense na possibilidade de estudar em cidades menores

Lembra que comentamos que o curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos que apresenta mais demanda no país? Por isso mesmo, a depender da instituição, o processo seletivo pode se tornar bastante competitivo. Cada faculdade disponibiliza um número determinado de vagas para a graduação. Dessa forma, quanto mais pessoas participarem do vestibular para o curso, mais disputadas as vagas serão.

Pensando nisso, uma dica que temos para você é considerar estudar Arquitetura e Urbanismo em cidades menores ou em regiões menos populosas. Assim, você potencializa suas chances de cursar a tão desejada graduação.

Além disso, não é preciso se preocupar: as instituições de ensino particulares têm polos de apoio para cursos EAD 100% online e semipresenciais (como é o caso da Arquitetura) espalhados em todo o país. Assim, não precisa ter medo de não encontrar um na cidade de seu interesse, viu?

Chegou a hora!

Com as dicas do nosso post, passar no vestibular de Arquitetura será algo que você tirará de letra. Ter uma rotina concreta de estudos e segui-la à risca o ajudará a ter foco e disciplina. Assim, será possível dar início a uma das etapas mais importantes da sua vida: o ingresso no nível superior.

Não se esqueça de que, para ingressar em um bom curso de Arquitetura, é preciso avaliar bem as faculdades do seu interesse. Veja se elas têm boas notas no MEC e pesquise bastante antes de prestar o exame, combinado?

Agora que você já tem em mãos as principais dicas para passar no vestibular de Arquitetura, que tal fazer agora mesmo a sua inscrição para o vestibular online? Confira as formas de ingresso das faculdades parceiras do Vestibulares e escolha aquela que mais combina com sua rotina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: