Vale a pena fazer o curso de Arquitetura EAD?

arquitetura ead

Quem deseja se formar como arquiteto precisa cursar a graduação de Arquitetura e Urbanismo, que tem uma duração média de 5 anos. O objetivo é capacitar o profissional para idealizar e planejar espaços e edificações. A grade curricular que pode ser cursada presencialmente ou a distância, uma vez que também existe Arquitetura EAD.

Nesse caso, trata-se da modalidade semipresencial, com parte das disciplinas cumpridas nos encontros presenciais nos polos da faculdade, e outra parte pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou seja, pela internet.

Por se tratar de um curso longo, estudar a distância é uma excelente alternativa para ter mais flexibilidade durante esse tempo. Existem ainda outras vantagens de optar pela graduação de Arquitetura e Urbanismo EAD, então, continue lendo e entenda por que vale a pena escolher essa modalidade de ensino!

Flexibilidade de horários

A faculdade de Arquitetura EAD, assim como outros cursos da modalidade a distância, tem a grande vantagem de oferecer flexibilidade de horários para os estudantes. Afinal, as aulas não acontecem todos os dias na instituição de ensino, como nos cursos presenciais.

Por se tratar de um curso semipresencial, haverá momentos em que o aluno precisará cumprir aulas na faculdade. Mesmo assim, uma grande parte da grade curricular é cursada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Como não existe o compromisso de estar todos os dias na faculdade, fica mais fácil se dedicar simultaneamente ao trabalho, à família e aos estudos.

Mais tempo para se dedicar à qualificação

O ensino a distância também é melhor para conciliar com o estágio, momento de vivência importante para saber o que faz o arquiteto. Caso o aluno também precise trabalhar para se manter ao longo do curso, essa é a melhor modalidade de ensino para tal.

E isso não é tudo. O EAD também é uma ótima oportunidade para quem quer se qualificar enquanto ainda está na graduação. Com o tempo disponível e uma boa organização, é possível investir em cursos com certificados, congressos e muito mais.

Por falar nisso, as faculdades parceiras do Vestibulares têm um diferencial: o Trilhas de Carreiras, uma ferramenta 100% online que permite que os alunos realizem cursos e conquistem certificados válidos para enriquecer o currículo!

Acesso aos laboratórios de Arquitetura

É importante ressaltar que o curso de Arquitetura EAD não é 100% online, então, existe uma carga horária presencial obrigatória que precisa ser cumprida. Isso porque nessa graduação também é preciso fazer aulas práticas, então, na modalidade semipresencial o estudante tem acesso aos laboratórios.

Essa é a principal diferença entre EAD e semipresencial, e que muitas vezes gera dúvidas. Nos cursos que são 100% EAD, a faculdade é totalmente a distância, sendo que apenas as provas são feitas presencialmente; já na modalidade semipresencial, existem esses encontros para cumprir disciplinas práticas e promover a interação entre professores e alunos.

Isso é muito importante para o estudante de Arquitetura e Urbanismo, porque ele precisa aplicar a teoria, a fim de desenvolver habilidades do dia a dia de um arquiteto. Com as aulas do laboratório, pode treinar essas competências, tendo uma formação adequada e com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

Qualidade de ensino

Já que falamos sobre qualidade de ensino, é válido reforçar que, na Arquitetura a distância, a grade curricular é tão rica quanto a dos cursos presenciais. Não poderia ser diferente, pois existem algumas disciplinas que precisam compor essa graduação para que ela seja reconhecida pelo MEC, como:

  • Desenho Técnico e Artístico;
  • Gestão de Projetos;
  • Urbanismo e Infraestrutura;
  • História da Arquitetura;
  • Projeto e Instalações Prediais.

A diferença é que, no modelo semipresencial, a grade curricular é dividida. Há matérias que podem ser estudadas online porque são mais teóricas, e as que precisam ser cumpridas nos encontros presenciais utilizando a infraestrutura e o laboratório da faculdade.

De toda forma, o conteúdo é completo e atualizado com as tendências e inovações do mercado. O estudante terá o suporte de um corpo docente de especialistas, além de contar com tutores que estão sempre à disposição para ajudar e esclarecer dúvidas.

Diploma reconhecido pelo MEC

Uma preocupação dos estudantes sobre a faculdade semipresencial de Arquitetura é a respeito do diploma. Isso porque, para que o formado possa atuar, é necessário que esse documento seja reconhecido pelo MEC. Mas a boa notícia é que sim, o diploma tem esse reconhecimento.

Os cursos a distância foram regulamentados pelo Ministério da Educação, e as instituições de ensino superior podem utilizar a tecnologia para formar profissionais nas mais diferentes áreas. Assim, quem escolhe Arquitetura EAD terá um diploma como os demais arquitetos e poderá atuar em qualquer lugar no Brasil.

Interação com professores e estudantes

Explicamos que a faculdade de Arquitetura EAD também tem encontros presenciais, que são obrigatórios para cumprir a grade curricular desse curso. É nesse momento em que acontece a interação entre os professores e os estudantes.

Nesses encontros, é possível ter um contato mais próximo com o corpo docente, conhecer os profissionais mais a fundo e fazer network. Também esclarecer dúvidas com mais detalhes, trocando ideias e informações, inclusive com os colegas.

Além disso, há diversos canais de comunicação abertos 24 horas para enviar mensagens e fazer perguntas. Dessa forma, o estudante tem um suporte personalizado e total atenção para cumprir o seu curso com sucesso.

Tour pela prova do Enem

Maior custo-benefício

Geralmente, os cursos a distância têm uma mensalidade mais em conta em relação aos presenciais. Isso acontece porque o custo das novas turmas para a faculdade é menor, possibilitando trabalhar com valores reduzidos para o aluno.

Mas não é só isso que faz a Arquitetura EAD ter um custo-benefício atrativo. Como explicamos, não é necessário comparecer à faculdade todos os dias, o que gera economia com transporte. Além da alimentação e outros possíveis gastos que o estudante teria, se estivesse fazendo uma graduação presencial.

Esse valor pode se tornar ainda mais atrativo com bolsas de estudo em Arquitetura e descontos que a faculdade oferece como incentivo para seus estudantes. Você pode se informar sobre esses programas para fazer a sua graduação com mensalidades ainda menores.

Visão valorizada do mercado por formados EAD

É verdade que nem sempre houve uma boa aceitação do curso a distância no mercado de trabalho. No entanto, hoje a realidade é bem diferente, pois os empregadores não têm mais dúvida de que os profissionais que se formam por EAD são tão competentes quanto aqueles que fazem uma graduação presencial.

Aliás, nessa modalidade de ensino, o estudante desenvolve ainda outras habilidades que não são tão bem trabalhadas nas faculdades presenciais. Ele precisa de uma excelente organização e disciplina, conquista mais autonomia e ainda se familiariza com tecnologias modernas, acumulando conhecimentos que vão além da grade curricular.

Escolhendo bem a faculdade, o seu diploma vai carregar o nome de uma instituição de ensino com credibilidade no mercado. Sem falar que as melhores dão um suporte diferenciado para seus estudantes com programas como o Canal Conecta, que oferece vagas exclusivas de emprego e estágio em empresas de todo o Brasil.

Desenvolvimento de habilidades relacionadas à tecnologia

O mundo, hoje, é muito diferente do que foi um dia. Por muito tempo, a profissão do arquiteto se resumiu aos conhecimentos teóricos e a uma boa habilidade com o papel e os materiais de desenho. Atualmente, no entanto, a história é bem diferente.

Com o passar do tempo, surgiram programas (como o AutoCAD) que otimizam as plantas e os projetos feitos por esse profissional. E não é para menos, né? Esse tipo de ferramenta facilita muito a vida dos arquitetos e daqueles que colocarão em prática o que foi elaborado por eles.

Com o ensino a distância, esse profissional se torna ainda mais conectado com as tendências tecnológicas, garantindo uma educação completa e abrangente. Ou seja: alcança diferenciais que serão superúteis para o seu futuro em uma profissão tão competitiva.

Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelos empregadores

Além do desenvolvimento de habilidades ligadas à tecnologia, o aluno que faz parte do ensino a distância também tem o benefício de poder trabalhar competências que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Alguns exemplos são a organização, o autoconhecimento e a disciplina — características essenciais para quem quer se dar bem nessa modalidade. Essas habilidades também são desenvolvidas no ensino presencial, mas são mais constantemente trabalhadas no EAD.

Maior preparação para a atuação atual

Trabalho com habilidades tecnológicas, competências socioemocionais e profissionais bem desenvolvidas… o EAD parece ser tudo de bom! E isso não é tudo: essa também é uma ótima modalidade para quem quer se preparar para o mercado atual de trabalho.

Como mencionamos, a “cara” da Arquitetura mudou muito com o tempo. Esse é um progresso natural, observado na maioria das profissões. E estar por dentro dessas tendências é essencial para o arquiteto!

Com o EAD, você tem mais tempo para acompanhar essas tendências e também as conhecerá no próprio curso. As instituições parceiras do Vestibulares contam com uma grade atualizada e trazem essas novidades para o dia a dia dos alunos.

Mais qualidade de vida

Por fim, uma vantagem que não pode ser deixada de fora: o ganho em qualidade de vida. Com tantas oportunidades, é mais fácil alcançar a realização profissional e a satisfação pessoal. Cursando o EAD, o estudante tem mais tempo para se dedicar à família, aos filhos e a outras atividades prazerosas.

Então, o que você está esperando? Considere a realização de um curso de Arquitetura EAD! Com ele, você ganha flexibilidade no dia a dia. E com o diploma do ensino superior, você vai encontrar mais oportunidades no mercado de trabalho!

Viu como pode ser fácil se formar arquiteto?

Agora você já sabe que vale a pena cursar Arquitetura EAD, então, só precisa escolher a melhor faculdade. Assim, terá certeza de estudar com grandes mestres, contará com o suporte que precisa para uma boa formação e, ainda, trabalhará competências que vão somar como diferencial em seu currículo para disputar as melhores vagas no mercado.

Lembre-se de procurar por faculdades que ofereçam o suporte tecnológico necessário para que a formação em Arquitetura EAD seja de excelência, viu?

Aproveite essa oportunidade para construir uma carreira de sucesso. Faça sua inscrição para o vestibular online de Arquitetura e mude o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados