Vale a pena fazer o curso de Arquitetura EAD?

arquitetura ead

Quem deseja se formar como arquiteto precisa cursar a graduação de Arquitetura e Urbanismo, que tem uma duração média de 5 anos. O objetivo é capacitar o profissional para idealizar e planejar espaços e edificações. A grade curricular que pode ser cursada presencialmente ou a distância, uma vez que também existe Arquitetura EAD.

Nesse caso, trata-se da modalidade semipresencial, com parte das disciplinas cumpridas nos encontros presenciais nos polos da faculdade, e outra parte pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou seja, pela internet.

Por se tratar de um curso longo, estudar à distância é uma excelente alternativa para ter mais flexibilidade durante esse tempo. Existem ainda outras vantagens de optar pela graduação de Arquitetura e Urbanismo EAD, então, continue lendo e entenda por que vale a pena escolher essa modalidade de ensino!

Flexibilidade de horários

A faculdade de Arquitetura EAD, assim como outros cursos da modalidade a distância, tem a grande vantagem de oferecer flexibilidade de horários para os estudantes. Afinal, as aulas não acontecem todos os dias na instituição de ensino, como nos cursos presenciais.

Por se tratar de um curso semipresencial, haverá momentos em que o estudante precisará cumprir aulas na faculdade. Mesmo assim, uma grande parte da grade curricular é cursada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Como não existe o compromisso de estar todos os dias na faculdade, fica mais fácil se dedicar simultaneamente ao trabalho, à família e aos estudos. Também é melhor para conciliar com o estágio, momento de vivência importante para o futuro arquiteto conhecer o dia a dia da profissão.

Acesso aos laboratórios de Arquitetura

É importante ressaltar que o curso de Arquitetura EAD não é 100% online, então, existe uma carga horária presencial obrigatória que precisa ser cumprida. Isso porque nessa graduação também é preciso fazer aulas práticas, então, na modalidade semipresencial o estudante tem acesso aos laboratórios.

Essa é a principal diferença entre EAD e semipresencial, e que muitas vezes gera dúvidas. Nos cursos que são 100% EAD, a faculdade é totalmente a distância, sendo que apenas as provas são feitas presencialmente; já na modalidade semipresencial, existem esses encontros para cumprir disciplinas práticas e promover a interação entre professores e alunos.

Isso é muito importante para o estudante de Arquitetura e Urbanismo, porque ele precisa aplicar a teoria, a fim de desenvolver habilidades do dia a dia de um arquiteto. Com as aulas do laboratório, pode treinar essas competências, tendo uma formação adequada e com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

Qualidade de ensino

Já que falamos sobre qualidade de ensino, é válido reforçar que, na Arquitetura a distância, a grade curricular é tão rica quanto a dos cursos presenciais. Não poderia ser diferente, pois existem algumas disciplinas que precisam compor essa graduação para que ela seja reconhecida pelo MEC, como:

  • Desenho Técnico e Artístico;
  • Gestão de Projetos;
  • Urbanismo e Infraestrutura;
  • História da Arquitetura;
  • Projeto e Instalações Prediais.

A diferença é que, no modelo semipresencial, a grade curricular é dividida. Há matérias que podem ser estudadas online porque são mais teóricas, e as que precisam ser cumpridas nos encontros presenciais utilizando a infraestrutura e o laboratório da faculdade.

De toda forma, o conteúdo é completo e atualizado com as tendências e inovações do mercado. O estudante terá o suporte de um corpo docente de especialistas, além de contar com tutores que estão sempre à disposição para ajudar e esclarecer dúvidas.

Diploma reconhecido pelo MEC

Uma preocupação dos estudantes sobre a faculdade semipresencial de Arquitetura é a respeito do diploma. Isso porque, para que o formado possa atuar, é necessário que esse documento seja reconhecido pelo MEC. Mas a boa notícia é que sim, o diploma tem esse reconhecimento.

Os cursos a distância foram regulamentados pelo Ministério da Educação, e as instituições de ensino superior podem utilizar a tecnologia para formar profissionais nas mais diferentes áreas. Assim, quem escolhe Arquitetura EAD terá um diploma como os demais arquitetos e poderá atuar em qualquer lugar no Brasil.

Interação com professores e estudantes

Explicamos que a faculdade de Arquitetura EAD também tem encontros presenciais, que são obrigatórios para cumprir a grade curricular desse curso. É nesse momento em que acontece a interação entre os professores e os estudantes.

Nesses encontros, é possível ter um contato mais próximo com o corpo docente, conhecer os profissionais mais a fundo e fazer network. Também esclarecer dúvidas com mais detalhes, trocando ideias e informações, inclusive com os colegas.

Além disso, há diversos canais de comunicação abertos 24 horas para enviar mensagens e fazer perguntas. Dessa forma, o estudante tem um suporte personalizado e total atenção para cumprir o seu curso com sucesso.

Maior custo-benefício

Geralmente os cursos a distância têm uma mensalidade mais em conta em relação aos presenciais. Isso acontece porque o custo das novas turmas para a faculdade é menor, possibilitando trabalhar com valores reduzidos para o estudante.

Mas não é só isso que faz a Arquitetura EAD ter um custo-benefício atrativo. Como explicamos, não é necessário comparecer à faculdade todos os dias, o que gera economia com transporte. Além da alimentação e outros possíveis gastos que o estudante teria, se estivesse fazendo uma graduação presencial.

Esse valor pode se tornar ainda mais atrativo com bolsas de estudo em Arquitetura e descontos que a faculdade oferece como incentivo para seus estudantes. Você pode se informar sobre esses programas para fazer a sua graduação com mensalidades ainda menores.

Visão valorizada do mercado por formados EAD

É verdade que nem sempre houve uma boa aceitação do curso a distância no mercado de trabalho. No entanto, hoje a realidade é bem diferente, pois os empregadores não têm mais dúvida de que os profissionais que se formam por EAD são tão competentes quanto aqueles que fazem uma graduação presencial.

Aliás, nessa modalidade de ensino, o estudante desenvolve ainda outras habilidades que não são tão bem trabalhadas nas faculdades presenciais. Ele precisa de uma excelente organização e disciplina, conquista mais autonomia e ainda se familiariza com tecnologias modernas, acumulando conhecimentos que vão além da grade curricular.

Escolhendo bem a faculdade, o seu diploma vai carregar o nome de uma instituição de ensino com credibilidade no mercado. Sem falar que as melhores dão um suporte diferenciado para seus estudantes com programas como o Canal Conecta, que oferece vagas exclusivas de emprego e estágio em empresas de todo o Brasil.

Viu como pode ser fácil se formar arquiteto?

Agora você já sabe que vale a pena cursar Arquitetura EAD, então, só precisa escolher a melhor faculdade. Assim, terá certeza de estudar com grandes mestres, contará com o suporte que precisa para uma boa formação, e ainda trabalhará competências que vão somar como diferencial em seu currículo para disputar as melhores vagas no mercado.

Aproveite essa grande oportunidade para construir uma carreira de sucesso. Faça sua inscrição para o vestibular online de Arquitetura e mude o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: