O que é o Trilha do Enem e como pode te ajudar?

Trilha do Enem

Trilha do Enem é uma plataforma sem custos com materiais ricos para preparar os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse site, o aluno acessa lives, videoaulas, simulados, entre outros recursos.

Em tempos de pandemia, com a flexibilização ainda em ritmo lento, estudar online é uma excelente alternativa. Neste post, vamos mostrar como fazer para passar no Enem estudando em casa sem pagar nada.

Mas não é só isso: a interface proporciona análise de performance, adaptação de estudos para seu perfil e três tipos de simulados. Porém, essas são apenas algumas das atrações disponíveis. Ficou com curiosidade? Então, venha com a gente e veja como planejar os estudos e mudar de vida!

O que é o Trilha do Enem?

O site Trilha do Enem é uma plataforma para capacitar e treinar os candidatos para a prova. Desse modo, a ferramenta traz diversos meios para ajudar o aluno na teoria e na prática. Por exemplo: ela exibe quais são os pontos de melhoria de cada pessoa.

Assim, conseguimos organizar as matérias para estudar para o Enem e saber para quais delas devemos dedicar mais tempo e esforços. Além disso, nesse espaço virtual, é possível fazer simulações para estimar qual seria a performance no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Você sabe o que é o Sisu? É um sistema do Ministério da Educação por meio do qual as instituições públicas fazem as ofertas das vagas do Enem. Desse modo, quanto melhor seu desempenho no Sisu, mais altas as suas chances de ingressar no ensino superior público.

Mas o Trilha também diz em quais faculdades você teria mais chances de ingressar, se estudar com mais afinco pela plataforma. E aí entram as instituições particulares também, te mostrando que as possibilidades são ainda mais amplas!

Que tipos de atividades o site proporciona?

Muita gente acha difícil ter disciplina para estudar online e sozinho. Contudo, com as ferramentas desse site, estudar em casa para o Enem se torna bem mais simples.

Porém, é claro que é preciso um pouco de força de vontade, principalmente para resistir às espiadinhas nas redes sociais. Mas estamos falando de uma oportunidade única: se habilitar para o vestibular sem gastar dinheiro! Desse modo, temos certeza de que valerá a pena!

Além disso, você pode pensar: “ah, mas será que vou saber mexer no site?”. Bem, ele é bastante amigável e traz praticamente tudo o que cai no Enem. Agora, para um melhor aproveitamento dessa infraestrutura digital, vamos explicar a seguir como funciona o Trilha do Enem na prática. Confira!

Simulador inicial

No site Trilha do Enem, o aluno passa por um simulador inicial, que funciona como uma espécie de filtro. Dessa forma, com base nos scores conquistados nessa avaliação prévia, será montado um cronograma de estudos personalizado.

Além disso, existe o board Tempo na Trilha. Por meio dele, o estudante consegue monitorar a sua própria evolução no processo de assimilar o conhecimento.

Estudo Inteligente

Lembra quando dissemos que o estudo é especialmente adaptado para cada aluno? Pois bem: a plataforma conta com algoritmos avançados que medem o seu nível de aprendizado. Por esse motivo, os cronogramas são montados com base em uma técnica de Estudo Inteligente.

Isso porque, além de assimilar o conteúdo, o site entrega as disciplinas com estratégia competitiva. Ou seja, você automaticamente será direcionado para as atividades que mais necessita.

Nesse modelo, você escolhe entre três, cinco e sete categorias de Estudo Inteligente. Assim, as possibilidades de passar no Enem vão aumentando a cada dia.

Tour pela prova do Enem

Níveis variados de dificuldades

Além de estudar online para o Enem na hora em que bem entender, o aluno pode escolher o grau de dificuldade dos exercícios e das aulas. Também está disponível uma ferramenta para definir um prazo máximo para uma quantidade determinada de estudo.

Mais uma informação: a cada acerto, você faz 150 pontos. Por outro lado, cada erro representará a perda de 50 scores.

Em outras palavras, além do conteúdo, você consegue ensaiar para o exame. Por esse motivo, o candidato aprende como é o jeitinho do teste, muito mais do que somente as matérias em si.

Medição do crescimento pessoal

No Trilha do Enem, o objetivo é que o aluno aumente suas habilidades pouco a pouco. Assim, conforme você melhora, acumula mais pontos e sobe de nível. Nessa espécie de videogame do saber, a meta é alcançar o status da Grande Coruja.

Afinal, esse ícone significa que você atingiu a sabedoria máxima para passar no teste. Mas a brincadeira é séria, baseada na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma aplicada no próprio Enem.

Assim, existe uma graduação que oscila de 0 a 1000. Quando você faz 450 pontos, já estará apto para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), por exemplo. Dessa maneira, quanto antes você começar, mais perto estará da Grande Coruja! Não desanime, pois estamos ao seu lado!

Simulador de aprovações

Outra ferramenta interessante é o Simulador de Aprovações, que vai estimar em quais faculdades você passaria depois que realizar os exames de treino, como mencionamos no início do artigo.

Contudo, a interface permite somente 5 simulados por dia. Dessa forma, procure realmente se concentrar e dar o seu melhor em cada teste. Veja os tipos diferentes de simulados:

  • rápido — traz 15 questões gerais;
  • customizado — aluno opta entre 16 e 90 perguntas;
  • temático — o estudante seleciona um assunto e é direcionado para uma prova com 15 questões.

Aulas

Mais um benefício do site são as aulas dinâmicas, tanto em vídeos gravados, como em lives e plantões ao vivo. Desse modo, o aluno é contemplado com dicas exclusivas para passar na prova.

Nesse sentido, existem disciplinas convencionais, como Português, Matemática, Biologia, Química e Física. No entanto, o currículo é mais abrangente do que isso.

Desse modo, você terá acesso a noções extras de aprendizagem, como Antropologia ou o impacto dos desmatamentos. Assim, podemos afirmar com segurança que esse é um método eficaz para se preparar para o Enem.

Como se cadastrar no Trilha do Enem?

Efetuar o cadastro no Trilha do Enem é muito simples. Você pode preencher um formulário e criar login e senha na hora. Entretanto, também é permitido ingressar na interface por meio de uma conta do Google ou do Facebook. Depois, é só aproveitar tudo isso o que falamos aqui!

Chegou a hora de se organizar!

E aí? Deu para entender direitinho o que é o Trilha do Enem? Percebeu que a plataforma pode ser uma ponte até um futuro melhor? Afinal, estamos falando de qualidade de ensino sem a necessidade de investimento financeiro. Assim, você estuda de acordo com o que precisa e ainda treina para as provas de verdade. Ou seja, suas chances de passar no vestibular crescerão bastante.

Quer mais dicas para entrar na faculdade? Então, saiba agora como montar um plano de estudo para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados