É possível passar no Enem estudando em casa?

estudante lendo livros em casa para o enem

Terminou ou está no fim do ensino médio? Então, provavelmente o Enem se encontra na sua lista de preocupações. E não é para menos: essa prova é a porta de entrada para a tão sonhada vaga na faculdade. Com uma boa nota, dá até para ingressar direto no curso de seu interesse, substituindo o vestibular.

Mas é aí que está o grande desafio. Para se dar bem no exame, é preciso não só decorar conceitos e fórmulas, mas entender os conteúdos e saber responder às questões típicas desse tipo de prova. Nesse preparo, que pode durar anos, surgem algumas dúvidas. Afinal, dá para passar no Enem estudando em casa?

A boa notícia é que sim, você consegue ter um bom desempenho ao estudar para o Enem em casa. Quer saber como? Confira a seguir!

O que é preciso para estudar em casa?

Acha complicado estudar em casa por não ser um ambiente normalmente direcionado a essa finalidade? Muitos estudantes que contavam com escola, bibliotecas ou outros espaços para isso sentiram a mesma dificuldade. Um bom começo para se acostumar com essa nova realidade é adquirir algumas habilidades. Confira quais são!

Disciplina

A ansiedade antes do Enem é bem comum entre os estudantes. Enquanto ela incapacita alguns, outros a usam como desculpa para trocar os livros por qualquer atividade não relacionada. A disciplina é a competência que você precisa para manter um plano de estudos em dia, que o aproxima do bom desempenho na prova.

Foco

As distrações estão em todo lugar, mas principalmente no smartphone. As notificações que apitam o dia todo podem roubar toda a sua atenção dos estudos, assim como a curiosidade para checar as atualizações das redes sociais. O foco é o que prende você aos estudos, aumentando suas chances de conquistar uma boa nota nas provas de vestibular.

Paciência

Muitas vezes, o plano de estudos para o Enem pode até dar certo nos primeiros dias, em que o ânimo está nas alturas. Mas, com a rotina, pode acontecer de você perder a paciência com essa prática repetitiva. Por isso, essa competência não pode faltar, para que sua produtividade ou mesmo a disciplina não sejam comprometidas.

Determinação

A preguiça de estudar pode ser uma das suas principais inimigas ao se preparar para o Enem em casa. Como vimos, as possibilidades de distração são maiores e tirar um cochilo se torna ainda mais tentador, já que seu quarto está tão perto. A determinação deve entrar em cena e funcionar como um guia.

Você está decidido a fazer um curso para dar início a uma carreira de sucesso, certo? Então, coloque na cabeça que passar no Enem é o que você precisa para tornar esse objetivo uma realidade. Sempre que bater o desânimo por causa da quantidade de matérias para estudar e textos para ler, lembre-se disso.

Como estudar sozinho?

Estudar para o Enem na quarentena trouxe algumas complicações para as pessoas. Sem poder usar bibliotecas e espaços reservados para essa prática, o único local que restou para isso foi a própria casa.

Tour pela prova do Enem

O primeiro passo para estudar sozinho para o Enem em casa e ter sucesso nessa missão é desenvolver as habilidades que vimos no tópico anterior. Após isso, outros itens devem entrar para sua lista. Saiba mais a seguir!

Escolha um ambiente apropriado

Já reparou que o local em que estudamos, muitas vezes, impacta a nossa produtividade? Em um ambiente com barulho ou diversas distrações, por exemplo, torna-se complicado para manter o foco. Da mesma forma, algumas pessoas sentem a atenção ir embora quando o silêncio impera. É por isso que você deve conhecer o que funciona melhor para a sua rotina.

De modo geral, um ambiente confortável e bem-ventilado é essencial para dar início a seus estudos. Garanta que seus materiais estejam à disposição para otimizar o seu tempo e tente não usar a cama para essa finalidade, evitando qualquer distração.

Saiba o que mais cai no vestibular

Quando você sabe o que cai no Enem, fica bem mais fácil se preparar em casa, não acha? Assim, dá para garantir notas mais altas mesmo nas disciplinas com que tem menos afinidade. Ao estudar sozinho, nada melhor do que a precisão para não perder tempo e tornar seu aprendizado uma realidade.

Organize sua rotina

Quer saber como ter sucesso na rotina de aprendizado? Comece a organizar as matérias para estudar para o Enem. Liste as disciplinas com que tem mais dificuldade para dar prioridade e tenha em mente os horários disponíveis para as leituras e a prática de exercícios. Assim, dá para contemplar todos os conteúdos que serão cobrados no tempo que você tem até a prova.

Deixe um espaço reservado para os imprevistos, pois eles podem acontecer a qualquer momento. Assim, você não fica no prejuízo, sem tempo para estudar aquele conteúdo que ficou de fora. Não se esqueça de se dedicar ao lazer também, que funciona como combustível para sua motivação.

Priorize a qualidade dos estudos

Provavelmente, você ouviu que qualidade é melhor que quantidade. O mesmo vale para estudar para o vestibular em casa. De nada adianta varar a noite com os livros nas mãos, se seu cérebro já não está assimilando uma linha sequer. Nesse sentido, é bem mais válido se dedicar por 30 minutos às matérias do Enem com foco total em um dia corrido.

Estude com provas anteriores

A importância da leitura é evidente ao aprender um conteúdo. Porém, é preciso intercalar esse método com outras possibilidades para otimizar essa prática. Os exercícios, como vimos, são o caminho ideal. Por isso, estudar com as provas anteriores do Enem está entre as melhores estratégias hoje, pois você consegue descobrir os padrões das questões desse exame.

Para potencializar os estudos, também vale contar com a ajuda de ferramentas para treinar os seus conhecimentos. Nesse sentido, o Trilha do Enem é um grande aliado. Essa plataforma oferece planos personalizados, simulados e videoaulas para facilitar a vida do estudante.

Como vimos, é possível passar no Enem estudando em casa. Mas, para isso, você precisa se dedicar ao seu cronograma e seguir uma rotina. Torne esses momentos mais proveitosos para ajudar na assimilação dos conteúdos e, claro, na sua motivação. Ainda que pareça um desafio, lembre-se de que terá uma grande recompensa em breve, com seu ingresso na faculdade ideal.

Quer mais uma ajudinha para manter em dia todas as matérias e desenvolver as habilidades que destacamos aqui? Então, aproveite a nossa planilha gratuita e saiba como organizar os estudos para o Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados