Física no Enem: o que cai na prova e como estudar?

professor de física

Você vai concorrer a uma vaga de Humanas, Biológicas ou Exatas na faculdade e está pensando que só precisa ir bem nas matérias dessa área? Sentimos dizer, mas você se engana ao pensar desse jeito. Quanto mais você acertar na prova do Enem, mais alta será sua nota e maiores serão suas chances de conseguir uma vaga. Moral da história? Estudar Física, com toda a dedicação, fará a diferença para sua nota final.

Física é uma das matérias contempladas em Ciências da Natureza e Tecnologias do Enem, que faz parte do segundo domingo de prova. Ao longo dos anos, alguns temas e perguntas são mais comuns. Por isso, este artigo vai mostrar para você os principais tópicos de Física no Enem.

Vale a pena colocar todos os temas apresentados aqui em sua lista de estudos e não fugir deles porque, se você está concorrendo a uma vaga de Exatas ou Biológicas, a Física no Enem é uma questão essencial para o seu desempenho.

Agora, se a vaga é de Humanas, será preciso um diferencial em relação aos demais candidatos e esse pode bem ser a Física. Vamos aos tópicos, então?

Movimento, equilíbrio e leis da Física

Para ir bem nas questões de Física no Enem, vai ser preciso entender as grandezas fundamentais de movimento e equilíbrio que deram origem a diversas leis da Física.

Assim, é básico estudar a relação entre tempo, espaço, velocidade e aceleração, além das três Leis de Newton:

  • a Lei da Inércia é a primeira delas e descreve o que acontece com os corpos em equilíbrio. Para Newton, a inércia é a propriedade que todo corpo tem de resistir à mudança;
  • a Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica é a segunda e indica que uma mudança de movimento sempre será proporcional à força motora imprimida. Na prática, a aceleração de um corpo é proporcional à força aplicada sobre ele e, também, inversamente proporcional à sua massa;
  • quanto à terceira lei, ou a Lei da Ação e Reação, o que você deve compreender é que as forças são sempre pareadas. Se você imprimir uma força em um objeto, vamos receber a mesma forma em reação, porém, em um sentido oposto.

Para se preparar para as questões, estude as fórmulas de cálculo de força e aceleração. Perguntas de anos anteriores exigem cálculos para determinar o impacto e a força da queda de tijolos em uma construção civil, por exemplo.

Fenômenos elétricos e magnéticos

O eletromagnetismo é uma parte da Física que se volta para entender os princípios da eletricidade e do magnetismo. Para isso, existem dois conceitos básicos: cargas elétricas criam um campo magnético é o primeiro.

O segundo diz respeito ao fato de que a variação de um fluxo magnético produz um campo elétrico. A compreensão de que cargas elétricas geram magnetismo foi feita pelo físico Hans Oersted.

Lembre-se, também, do conceito de campo magnético, que é explicado como as perturbações geradas ao redor de um ímã que geram atração e repulsão de materiais.

Para as questões de Física no Enem envolvendo esse tema, estude a indução magnética e, também, o sentido de correntes elétricas.

Potência, energia e trabalho

Potência, energia e trabalho são temas relacionados à mecânica. Para se dar bem nesse assunto, é preciso compreender os conceitos, que são:

  • energia: é a capacidade que um sistema físico tem de se mover;
  • trabalho: é a forma de mover energia de um sistema físico para outro;
  • potência: trata-se da relação entre a quantidade de energia utilizada e o tempo em que essa transferência foi feita.

Para o Enem, vale relembrar as formas de energia cinética, mecânica e energia potencial elástica. Os enunciados costumam retratar fenômenos do nosso dia a dia, como geração de energia em usinas e, também, em esportes — a potência do atleta Usain Bolt, por exemplo, foi um deles.

Tour pela prova do Enem

Teoria da relatividade

A Teoria da Relatividade é um dos grandes legados de Albert Einstein e uma das ideias mais brilhantes da ciência. Ela mostra, de um jeito bem resumido, que tempo e espaço são relativos e estão bastante entrelaçados.

Pense no tempo como uma trilha a ser feita. Por exemplo, você está jogado no sofá assistindo a séries da Netflix, ainda assim você está se movendo no tempo. A questão é que esse tempo pode se acelerar ou ficar mais arrastado a partir de nossos movimentos. Ao corrermos, as horas vão parecer mais lentas do que se estivéssemos parados. Assim, o tempo deixa de ser um valor universal e se torna relativo.

Para se dar bem nas questões de Física no Enem acerca da Teoria da Relatividade, leve em consideração que a velocidade da luz é constante para todos. Além disso procure ler mais sobre a teoria, pois os exercícios podem ser interpretativos.

Mecânica quântica

A Mecânica Quântica, também conhecida por Física Quântica, é uma parte da Física voltada para a compreensão e o estudo do movimento de micropartículas que não podem ser estudadas pela Física Clássica. Entre essas partículas, podemos citar átomos, moléculas, prótons e elétrons, cujas dimensões estão abaixo da escala atômica ou subatômica.

Essa área é fundamental porque nos permite entender fenômenos macroscópicos, como superfluidez e supercondutividade. Pensando na prova, estude as teorias de Albert Einstein, Heinrich Hertz e Max Planck.

Calorimetria

Na Física, a Calorimetria estuda todos os fenômenos que se relacionam com a propagação de calor e seus efeitos. Para mandar bem no Enem, vale a pena rever matérias que tratam de:

  • escalas termométricas;
  • calor latente;
  • calor e temperatura;
  • equilíbrio térmico;
  • mudanças de fase.

É um tema bem recorrente na Física no Enem e vale a pena ir mais a fundo nos conceitos citados aqui. Assim, você consegue entender os enunciados e verificar a resposta correta.

Bônus: plano de estudos para Física no Enem

Certamente você tem suas técnicas de estudo preferidas, mas lembre-se de que em seu plano de estudo para o Enem, seja de qual matéria for, deve constar todas os assuntos pedidos na prova, mesmo aqueles com que você tem pouca afinidade.

Uma dica é começar pelo mais complexo, que pode tomar mais o seu tempo. Além disso, alterne as matérias e os assuntos para que o dia de estudo não fique cansativo e faça você perder o foco ou a determinação.

Além disso, aproveite para ver vídeos e podcasts que trazem insights sobre a prova. Conferir o portal Trilha do Enem é outra ótima iniciativa, pois você pode fazer simulados e ter uma noção mais real da prova. Dê só uma olhada:

Mais do que decorar fórmulas, é interessante explorar esses conceitos e entender seus fundamentos. Assim, a prova de Física no Enem, com todos os seus enunciados cheios de explicação, vai fazer mais sentido. Quando você entende, até as fórmulas passam a parecer mais naturais, sabia? Portanto, compreenda sempre antes de decorar.

Saber mais sobre esses temas de Física no Enem ajudou a organizar seus estudos? Então, que tal tirar 9 dúvidas sobre o Sistema Solar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados