Matemática no Enem: 5 dicas para arrasar na prova

matematicanoenem5dicasparaarrasarnaprova

Não tem jeito: muitos alunos fogem das fórmulas, das equações e dos cálculos em geral, não é mesmo? Porém, quando o assunto é entrar em uma boa faculdade, é essencial que você consiga ir bem em Matemática no Enem, afinal, todas as áreas do conhecimento são importantes na conquista da nota necessária para ingressar no ensino superior.

Por isso, vamos contar exatamente como você pode se sair bem nessa matéria, ainda que ela não seja a favorita ou, pior ainda, se você sempre foi do tipo de estudante que precisava enfrentar a tão temida prova de recuperação nessa disciplina. Então, continue lendo e descubra como você pode se tornar um mestre das Exatas para arrasar no Enem!

Conteúdos de Matemática que mais caem no Enem

Nada melhor que saber quais são os conhecimentos que o exame pode exigir de você, certo? Uma boa maneira de identificar esses assuntos mais frequentes é por meio da análise de provas antigas!

Mas se a ideia de analisar dezenas de questões já acaba com seu ânimo para estudar, não se preocupe: nós vamos ajudar nisso. Selecionamos para você os cinco assuntos que merecem sua atenção e que, normalmente, são os queridinhos do Enem. Confira:

  • Geometria;
  • Estatística;
  • Álgebra;
  • Probabilidade;
  • Regra de três.

5 dicas de Matemática para o Enem

Agora que você já sabe quais tópicos deve focar, que tal conferir algumas técnicas que vão tornar seus estudos muito mais práticos (e eficientes!) para alcançar a nota dos seus sonhos? Acredite: por mais que Matemática pareça complicado, existem algumas estratégias de estudos que podem salvar sua vida de estudante, e chegou a hora de saber quais são elas. Olha só!

1. Use mapas mentais para decorar fórmulas

Se o seu maior problema é justamente decorar as fórmulas matemáticas, que muitas vezes são extensas e complexas, já pode comemorar, pois existe um jeito muito mais fácil de memorizar as principais delas: fazendo mapas mentais!

Pelo fato de serem mais coloridos, criativos e ilustrados que os resumos, neles você pode dar destaque às fórmulas mais importantes e, assim, lembrar delas com menos dificuldade. Ou seja: chega de surtar tentando decorar as expressões algébricas!

2. Utilize a memória fotográfica nas questões de Geometria

Geometria parece um bicho de sete cabeças? A sua memória fotográfica pode ajudar (e muito) a encará-la de outra forma. Muitas vezes, os exercícios envolvem figuras geométricas, e existem alguns cálculos que devem ser feitos.

banner de preparação para o enem 2021

Porém, se você souber quais são as principais delas e como deve calcular as relações que existem entre a área, o perímetro e o volume dessas figuras, tudo fica muito mais fácil! Portanto, durante seus estudos, vale a pena desenhá-las ou fazer associações com objetos que tenham formatos geométricos, de forma que seu cérebro fixe essas informações, e você consiga lembrar delas na hora da prova.

3. Use a interpretação de texto a seu favor

Seja para resolver uma regra de três simples, seja para solucionar uma equação de segundo grau, interpretar o enunciado faz toda a diferença para que você possa ir bem em Matemática no Enem. A partir da interpretação, é possível identificar qual cálculo deve ser feito, descobrir informações úteis para fazer os cálculos e até mesmo para eliminar alternativas.

Ah, e uma dica extra: se as questões tiverem imagens, tabelas e gráficos, é importante interpretá-los também. Muitas vezes, as respostas estão muito mais próximas do que você imagina.

4. Sempre marque os dados do enunciado

Sabe aqueles números que aparecem no meio do texto que introduz a questão? E já reparou que algumas unidades de medida também costumam aparecer? Talvez você não saiba, mas essas informações fazem parte de algo que chamamos de “dados do enunciado”, isto é, são valores relevantes na hora de resolver o cálculo.

Sendo assim, durante a leitura da questão, já anote ou marque com a caneta os dados que aparecerem. Além de facilitar sua interpretação, você também evita ter que voltar na questão várias vezes para saber quais números serão utilizados na resolução.

5. Entenda os fundamentos dos assuntos

Apesar de Matemática ser uma matéria muito focada em cálculos, deixar os conceitos de lado é um erro que pode impedir que você tenha um bom resultado na prova do Enem.

Por isso, durante seus estudos, vale a pena assistir a um aulão completo de Matemática para o Enem e, durante a explicação, não se esqueça de anotar e entender os fundamentos por trás do conteúdo, principalmente em tópicos como Probabilidade, Estatística e Álgebra.

Como você viu, a Matemática não precisa ser sua inimiga no Enem. Pelo contrário: sabendo lidar com os cálculos, essa matéria pode se tornar uma grande aliada!

Para ter ainda mais facilidade nos estudos, aproveite o nosso guia completo do Enem e aumente suas chances de arrasar na prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: