Enem: como organizar as matérias e quanto tempo dedicar a cada uma?

estudante enem

Como organizar as matérias para estudar pro Enem? A pergunta faz parte da rotina de quem se prepara para entrar em uma boa faculdade. O preparo requer disciplina, foco e dedicação. Nada que um bom plano de estudos para o Enem, com matérias divididas e horários definidos, não ajude a tirar de letra.

Por onde começar? Que conteúdo aprender antes? Quanto tempo estudar cada matéria? A organização é fundamental para guiar o seu preparo e garantir um rendimento melhor. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para você criar um plano eficiente e mandar bem no dia da prova.

Então prepare o papel e a caneta para anotar. Bons estudos!

Como funciona a avaliação do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para o ensino superior atualmente. Como as provas do Enem são sempre realizadas no final do ano, fica mais fácil criar um plano de estudos ao longo dos meses. Além da redação, os alunos precisam se preparar em quatro áreas:

Vale lembrar que o tema da redação só é divulgado no momento da prova. Geralmente, o assunto aborda questões culturais, políticas ou sociais de atualidades no Enem. A dica é acompanhar todas as notícias, com foco nesses aspectos, ler o edital do Enem e planejar um cronograma de estudos.

Por falar nisso, como estão os seus preparativos? Confira o guia definitivo para se preparar para o Enem 2020 que nós criamos para você.

Como organizar as matérias para estudar pro Enem?

Quanto tempo estudar para o Enem? Como dividir as matérias? Assim como as dúvidas são muitas, o conteúdo da prova também é bastante extenso. São quatro áreas, que se desdobram em diversas matérias. Sem contar o conhecimento para argumentar na redação e a essência do exame: interpretação de texto.

A melhor forma de estudar é preparar um plano de estudos de acordo com a sua rotina e as suas necessidades. Para ajudar nesta missão, criamos uma planilha para você organizar os estudos para o Enem. Além disso, vamos apresentar algumas dicas práticas. Acompanhe!

Entenda como funciona a sua memória

Antes de começar a estudar, é importante fazer um exercício de autoconhecimento para entender como a sua cabeça funciona. Tem dias que o estudo vai fluir bem, fazendo o dia render como nunca. Enquanto em outros, não será tão fácil.

Cansaço, ansiedade, falta de concentração, clima, sons do lado de fora, vizinho, música alta, enfim, qualquer motivo pode virar distração. Se o estudo não estiver rendendo para resolver cálculos matemáticos, talvez seja o momento de pular para uma matéria de Humanas. Redirecionar a energia ajuda a melhorar o rendimento.

Defina a sua rotina de estudos

Depois disso, comece a criar o seu plano de estudos com base no seu dia a dia. Seja realista com o planejamento. Qual é a sua disponibilidade? Lembre-se de incluir intervalos para descanso, além de espaços para dormir, comer e praticar exercícios físicos. Cada momento é importante para renovar as energias.

Utilize o Trilha do Enem para construir um guia personalizado. Defina um tempo para cada matéria de acordo com o nível de dificuldade que ela representa para você. As mais difíceis demandam uma dedicação maior. Se precisar de mais horas de estudo, busque o equilíbrio com os momentos de lazer e descanso.

Identifique suas facilidades e dificuldades

Sabe em quais matérias vai bem e quais precisam de mais atenção? Faça uma lista com as suas facilidades e dificuldades. Visualizar seus pontos fortes e fracos ajudará a dividir o tempo de estudo. Uma dica importante é mudar a forma como você vê o conteúdo. Quanto mais estudar, mais fácil ficará.

Então como estudar as matérias para estudar pro Enem? Para começar, dedique ao menos 30 minutos por dia para as disciplinas que tiver mais conhecimento ou achar mais fáceis. Para as mais difíceis, reserve o dobro do tempo, cerca de 1 hora.

Comece pelas matérias mais difíceis

Vamos supor que a Biologia no Enem é a matéria com o maior grau de dificuldade para você. No seu plano de estudos, ela deve ser uma das primeiras. Por quê? Lembra que quanto mais estudar, mais fácil ficará? Com o tempo, ela será familiar e logo deixará de fazer parte das matérias mais difíceis.

Além disso, faça a divisão da forma que achar melhor. Pode reservar um dia ou uma semana para cada matéria, dependendo do tempo que tiver. Pode intercalar entre Humanas e Exatas ou separá-las. O cronograma é seu! Organize do seu jeito, lembrando de equilibrar estudos e lazer.

Adote técnicas de concentração

Estudar com foco pode não ser uma tarefa fácil. Em alguns momentos, você verá o dia render, mas em outros a frustração pode bater. É importante criar um ambiente para os estudos, longe de qualquer tipo de distração. Se ajudar, adote técnicas para melhorar a sua concentração.

Entre as mais conhecidas, existe o método Pomodoro, que consiste em dividir a atenção em espaços de 25 minutos com pequenos intervalos entre eles. Alguns tipos de música, como ruído ou som ambiente da natureza, são recomendadas para manter o foco em alta. Teste o que funciona melhor para você.

Portanto, saber como organizar as matérias para estudar pro Enem é primordial para encontrar o equilíbrio entre os estudos e os momentos de descanso. Ambos são importantes para o seu preparo até o dia da prova. Uma dica bônus que podemos destacar para completar a nossa lista é fazer simulados a fim de assimilar melhor o conteúdo. Isso ajuda ainda a ter uma boa ideia do que costuma cair no Enem e, de quebra, complementa o seu conhecimento.

Que tal ir um pouco mais além? Conheça as melhores técnicas de estudo para mandar bem nas provas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: