Vestibulares agora também é

Enem: como organizar as matérias e quanto tempo dedicar a cada uma?

Quer saber como se organizar para estudar todas as matérias do Enem? Essa pergunta faz parte da rotina de quem quer entrar em uma boa faculdade. Afinal, o preparo requer disciplina, foco e dedicação. E nada que um bom plano de estudos, com matérias divididas e horários definidos, não ajude a tirar de letra.

Por onde começar? Que conteúdo aprender antes? Quanto tempo estudar cada matéria? A organização é fundamental para guiar o seu preparo e garantir um rendimento melhor. Por isso, vamos compartilhar as melhores dicas para você criar um plano eficiente e mandar bem no dia da prova. Prepare o papel e a caneta para anotar cada uma e bons estudos!

Como organizar os conteúdos de cada matéria?

O preparo para o Enem pode ser bastante desafiador, pois são muitos conteúdos a serem estudados em diferentes áreas do conhecimento. Porém, existem algumas estratégias para organizar os seus estudos de maneira mais eficiente. Acompanhe!

Conheça as áreas do conhecimento

O Enem é dividido em cinco áreas de conhecimento:

Para se dar bem na prova, é importante fazer uma lista dos tópicos de cada área e determinar qual você precisa estudar mais. Além disso, é preciso saber qual o peso de cada matéria do Enem: algumas instituições de ensino superior apenas somam as 5 notas e dividem por 5.

Outras atribuem pesos, dependendo do curso desejado. Por exemplo, se você quer Jornalismo, a redação tem peso 3, prova de Linguagens e Humanas, peso 2, enquanto Matemática e Ciências da Natureza, peso 1. Consulte sempre o site da instituição para saber direitinho essa questão dos pesos. Isso vai ajudar a organizar o nível de esforço dedicado a cada conjunto de disciplinas.

Priorize os assuntos mais importantes

Analise as provas antigas do exame, saiba como são divididas as matérias do Enem e identifique os assuntos que mais caem em cada área de conhecimento. Priorize todos eles na sua rotina, mas não se esqueça de estudar outros tópicos também.

Faça resumos

Durante o estudo, faça resumos dos tópicos que você já estudou. Essa prática, além de contribuir para a fixação do conteúdo, ajuda a relembrar assuntos que você pode ter esquecido. Uma dica nessa etapa é incrementar os resumos com flashcards ou mapas mentais.

Como dividir o seu tempo para estudar?

Dividir o tempo para estudar as matérias do Enem pode ser um desafio, especialmente quando se considera a grande quantidade de conteúdo que precisa ser aprendido e revisado. Para garantir que nenhum assunto fique de fora, você deve:

  • criar uma rotina de estudos;
  • definir metas realistas de estudo;
  • fazer pausas regulares;
  • não negligenciar nenhuma área do conhecimento.

Além disso, você deve pesquisar qual a nota máxima em cada matéria do Enem para saber o quanto deve se dedicar para cada área do conhecimento.

Quantas matérias você deve estudar por dia?

A quantidade de matérias do Enem que você deve estudar por dia varia dependendo do seu ritmo de aprendizagem e das suas responsabilidades diárias. Porém, é importante manter um equilíbrio entre as diferentes áreas do conhecimento e evitar se sobrecarregar com muitos conteúdos ao mesmo tempo.

Uma boa estratégia é dividir o tempo de estudo em sessões focadas em uma ou duas matérias por vez. E você pode ajustar o tempo de estudo e o número de matérias de acordo com sua rotina e disponibilidade.

Qual é o tempo ideal para estudar as matérias do Enem?

Para identificar o período ideal de estudo de cada disciplina, você deve conhecer com quais você tem mais facilidade e aquelas que precisam de maior atenção.

Tour pela prova do Enem

Uma dica interessante é fazer uma lista separando aquelas que você julga mais fáceis daquelas que só de ouvir o nome, você já sente até arrepios. Ao fazer essa reflexão, é possível visualizar os seus pontos fortes e fracos, o que ajudará (e muito!) a dividir o seu tempo de estudo.

Para começar os seus estudos, dedique ao menos 30 minutos por dia para as disciplinas nas quais você tiver mais conhecimento ou achar mais fáceis. Para as mais difíceis, reserve o dobro do tempo, cerca de 1 hora. Se você mantiver esse ritmo até o dia da prova, com certeza estará com todo o conteúdo do exame em dia.

Como organizar as matérias para estudar pro Enem?

A melhor forma de estudar para o exame é preparar um plano de estudos de acordo com a sua rotina e as suas necessidades. Para ajudar nessa missão, criamos uma planilha para você organizar os estudos para o Enem. Além disso, separamos algumas dicas práticas. Acompanhe!

Entenda como funciona a sua memória

Antes de começar a estudar as matérias do Enem, é importante fazer um exercício de autoconhecimento para entender como a sua cabeça funciona. Tem dias que o estudo vai fluir bem, fazendo os estudos renderem como nunca. Enquanto em outros, não será tão fácil.

Cansaço, ansiedade, falta de concentração, clima, sons do lado de fora, vizinho, música alta, enfim, qualquer motivo pode virar distração. Se o estudo não estiver rendendo para resolver cálculos matemáticos, talvez seja o momento de pular para um assunto de Humanas. Afinal, redirecionar a energia ajuda a melhorar o rendimento.

Comece pelas matérias mais difíceis

Vamos supor que a Biologia no Enem seja a matéria com o maior grau de dificuldade para você. No seu plano de estudos, ela deve ser uma das primeiras. Isso porque, com o tempo, ela será familiar e logo deixará de fazer parte das matérias mais difíceis.

Além disso, faça a divisão da forma que achar melhor. Você pode reservar um dia ou uma semana para cada matéria, dependendo do tempo que tiver. Também pode intercalar entre Humanas e Exatas ou separá-las. O cronograma é seu! Organize do seu jeito, lembrando de equilibrar estudos e lazer.

Adote técnicas de concentração

O Pomodoro é uma das técnicas de estudo mais conhecidas e consiste em dividir a atenção em espaços de 25 minutos com pequenos intervalos de 5 minutos entre eles. Depois de 3 ou 4 blocos, o intervalo é maior. Alguns tipos de música, como ruído ou som ambiente da natureza, são recomendados para manter o foco em alta. Teste o que funciona melhor para você.

Faça simulados

Uma dica bônus que podemos destacar para completar a nossa lista é fazer simulados para assimilar melhor o conteúdo. Isso ajuda ainda a ter uma boa ideia do que costuma cair no exame e, de quebra, complementa o seu conhecimento.

Por isso, vá no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), faça o download das provas anteriores (todas com gabarito) e refaça exames antigos!

Pronto para arrasar nas matérias do Enem?

Saber como organizar o conteúdo das matérias do Enem é primordial para encontrar o equilíbrio entre os estudos e os momentos de descanso. Afinal, ambos são importantes para o seu preparo até o dia da prova.

Gostou deste post? Saiba que dá para usar a nota do Enem para conseguir descontos na mensalidade nas nossas faculdades parceiras. Dê o primeiro passo em direção ao seu futuro: inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 62

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.