Bolsa acadêmica: o que é e quais são as vantagens?

A bolsa acadêmica é uma ajuda financeira total ou parcial para fazer a graduação ou, até mesmo, uma pós. Geralmente, ela é voltada a estudantes que têm dificuldades financeiras. Por esse motivo, trata-se de um benefício que pode transformar em realidade o sonho de muitos brasileiros.

Afinal de contas, sabemos que o diploma de ensino superior é uma grande porta para um futuro melhor, não é mesmo? Desse modo, a falta de dinheiro não precisa significar o fim da linha.

Pelo contrário: basta aproveitar os benefícios da bolsa acadêmica. Quer saber mais? Então, confira nosso post!

 Entenda o que é a bolsa acadêmica

Neste momento, muita gente está se preparando para o Enem. Nesse contexto, diversos alunos querem saber o que é bolsa de estudos e como funciona. Bom, então, vamos lá.

A bolsa acadêmica pode ser dada por meio de um abatimento na mensalidade. Porém, em alguns casos, o beneficiado é contemplado com uma remuneração direta. Assim, ele recebe recursos financeiros para pagar as despesas com o estudo.

No caso das bolsas parciais, o aluno custeia uma parte. Desse modo, alguém com bolsa de 80% pagará 20% do valor cheio. Algumas bolsas vêm em forma de depósito mesmo, como já dissemos. Portanto, elas permitem arcar com outros gastos como transporte, moradia, alimentação, livros etc.

Mais uma boa notícia: além das bolsas para a graduação, dá para conseguir o mesmo benefício para uma pós. Assim, também existem meios para ter bolsa acadêmica em uma especialização, um mestrado ou um doutorado.

Aproveite as vantagens da bolsa acadêmica

As regras para conquistar esse importante auxílio variam de uma faculdade para outra. No entanto, independentemente do tamanho ou da natureza desse suporte financeiro, ele traz vários ganhos para o aluno.

Portanto, agora que você já descobriu o que é a bolsa acadêmica, está na hora de saber alguns de seus diversos benefícios. Confira!

Fugir das dívidas

Os financiamentos estudantis devem ser pagos depois da conclusão do curso. Desse modo, os formandos saem da faculdade já com um débito razoável.

Nesse sentido, um programa de bolsa pode ser mais vantajoso. Com a bolsa acadêmica, o aluno não será posteriormente cobrado pela parcela concedida.

Por exemplo: se você conseguir uma bolsa de 50%, terá de pagar ao longo do curso 50% da mensalidade. Porém, a outra metade, referente ao benefício, jamais será cobrada: nem antes nem após o término dos estudos. 

Economizar o tempo

Com a bolsa acadêmica em faculdades particulares, fica mais fácil achar uma instituição perto de onde você mora. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro para se deslocar.

Além disso, na alternativa privada, existem um volume bem mais alto de entidades educadoras e de vagas. Dessa forma, o estudante tem chance de ingressar no ensino superior mais rápido.

Outra recompensa da bolsa acadêmica é que, se você conseguir o apoio nas faculdades privadas, há mais alternativas de cursos de Tecnólogos.

Você já ouviu falar dessa modalidade de ensino? Trata-se de uma formação de nível superior, isto é, que dá direito a um diploma de graduação; porém, sua vantagem é um tempo de curso bem menor, de cerca de 2 anos.

Fazer escolhas de cursos com mais liberdade

Com a bolsa acadêmica em faculdades privadas, o aluno tem mais liberdade para escolher o curso que deseja. Afinal de contas, há mais vagas e instituições à disposição.

Na rede pública de ensino superior, é complicado achar um curso de Gastronomia, por exemplo. No entanto, com os descontos concedidos pelas unidades de ensino particulares, é possível obter até Bolsa em Medicina, uma das graduações mais procuradas pelos estudantes.

Porém, não faltam alternativas diferentes de ofertas e isenção de pagamento. Desse modo, o aluno pode tentar uma Bolsa em Pedagogia, uma Bolsa em Veterinária, uma Bolsa em Nutrição e muito mais.

Em alguns casos, pode ser mais fácil pagar uma faculdade particular com desconto do que conseguir uma vaga em instituição pública.

Conquistar mais flexibilidade de horários

Para quem tem filhos, estuda e trabalha, a bolsa em faculdade particular traz ainda a vantagem de mais horários para os cursos: manhã, tarde e noite. Além disso, vários cursos são disponibilizados no formato EAD (semipresencial ou 100% online), trazendo ainda mais flexibilidade para quem precisa.

Descubra como conseguir uma bolsa acadêmica

Bom, depois de entender quantos ganhos um apoio financeiro traz para o processo de formação, fica difícil não se perguntar: mas como conseguir uma bolsa acadêmica?

Na maior parte dos casos, os programas são direcionados a pessoas de baixa renda. Assim, as instituições públicas e privadas tentam aumentar o acesso ao ensino superior no Brasil.

Contudo, é necessário peneirar as centenas de milhares de estudantes que pedem o auxílio. Para tanto, é usado como critério a nota do Enem, a renda familiar e o histórico escolar. Evidentemente, para as vagas em escolas superiores públicas, a pontuação exigida sempre será mais elevada.

Afinal, com mais gente competindo pelas entidades estaduais e federais, a tendência é que haja mais dificuldade para passar.

Por outro lado, uma alternativa interessante é a chamada bolsa institucional da iniciativa privada, concedida pela faculdade de forma independente do governo.

Como cada organização escolar realiza seu próprio processo, as regras mudam de uma para outra. Contudo, destacamos alguns dos critérios mais comuns no mercado:

  • renda familiar;
  • histórico escolar;
  • desempenho no Enem;
  • resultado no vestibular;
  • entrevista.

As faculdades parceiras do site Vestibulares oferecem diversos tipos de bolsas de estudos, benefícios e premiações. Que tal conhecer esses renomados entes da Educação e tentar ter um futuro melhor? Dê só uma olhadinha:

Não perca esta chance!

A bolsa acadêmica é uma relevante oportunidade para melhorar de vida. Mais do que isso: é uma chance concreta e palpável, mesmo para os alunos com desafios financeiros.

Afinal de contas, com os programas de descontos, a mensalidade cabe no orçamento da sua família. Por esse motivo, vale a pena o investimento.

Agora, com a bolsa acadêmica em entidades privadas, também é uma oportunidade de ouro para quem tem filhos ou precisa trabalhar ao mesmo tempo. Isso porque existem mais opções de horários para o estudo, inclusive no âmbito digital. Ou seja, esses auxílios financeiros facilitam a vida de quem necessita de mais flexibilidade para se qualificar profissionalmente.

Animou-se para fazer uma faculdade e dar aquela guinada no futuro? Então, ganhe tempo: inscreva-se no vestibular online agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: