Saiba como conseguir uma bolsa em Pedagogia

professora de pedagogia

Se você tem paixão pela Educação e pelos processos de aprendizagem, o curso de Pedagogia é ideal para você. Com o diploma de nível superior, o pedagogo pode atuar como docente na educação infantil, ou ainda na administração escolar, em treinamentos empresariais e diversos outros campos, com faixa salarial de R$ 1,8 mil a R$ 5,3 mil*.

Para ingressar no curso de Pedagogia, não há uma prova específica, então, você deve se preparar para o Enem e os vestibulares para conseguir o acesso a uma boa faculdade. A dica é caprichar nos estudos de Ciências Humanas e Língua Portuguesa, além de se preparar bastante para a redação.

Isso porque essas áreas do conhecimento podem ter um peso maior em processos seletivos para o curso, tanto para conquistar uma vaga como para conseguir uma bolsa em Pedagogia. Sim! Se você não sabe o que é bolsa de estudos e como funciona, é muito simples: são dados abatimentos definitivos às mensalidades do curso.

Isso quer dizer que, se conseguir uma bolsa de 100%, por exemplo, você não pagará nada. Ótimo, não é? Conheça algumas opções e aproveite as oportunidades!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é o programa de bolsa de estudos do Governo. Com ele, você pode conseguir bolsas integrais ou parciais, a depender da sua renda familiar per capita. Ela deve ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas de 100% e três salários mínimos por pessoa para bolsas de 50%.

Como forma de incentivar a formação de professores no Brasil, essas exigências de renda máxima não se aplicam a estudantes que concorrem aos cursos de Licenciatura, inclusive Pedagogia. Além disso, pessoas com deficiência também estão livres desses pré-requisitos, independentemente do curso escolhido.

Outra condição exigida para concorrer no Prouni é ter feito o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas particulares. Além disso, você precisa ter realizado o Enem do ano imediatamente anterior, podendo se inscrever nos processos seletivos do início ou do meio do ano.

Se você não realizou o Enem no ano passado, sem problemas! Você pode conseguir o Prouni para Pedagogia por meio de bolsas remanescentes. A inscrição para ocupar essas vagas ocorre pouco tempo depois dos processos seletivos regulares e podem participar os candidatos que prestaram Enem a partir de 2010.

Bolsa Enem

O Enem não serve apenas para o Prouni, mas também para programas de financiamento estudantil e, até mesmo, para o ingresso direto na faculdade, ou seja, sem prestar vestibular. Para isso, basta apresentar seu boletim do Enem, desde que ele cumpra os pré-requisitos da instituição de ensino.

Aqui no Vestibulares, todas as faculdades parceiras têm essa forma de ingresso — e o melhor é que você pode conseguir de cara uma bolsa na faculdade de Pedagogia! A Bolsa Enem concede abatimentos de 10% a 100%, de acordo com a sua pontuação: quanto maior a sua nota, maior é o desconto.

Bolsas institucionais

Além dos programas governamentais e da Bolsa Enem, as instituições de ensino costumam ter regulamentos próprios de bolsas e descontos. Nesses casos, cada faculdade tem seus critérios, tanto para a seleção de estudantes como para determinar o valor da bolsa.

Eles podem ser socioeconômicos, de mérito acadêmico, de pontuação no Enem ou no vestibular próprio da unidade, e assim por diante. Para conhecê-los, você precisa consultar a secretaria da sua faculdade de interesse para conferir as condições de cada oferta e os cursos elegíveis.

Tour pela prova do Enem

Convênios com empresas

Outra possibilidade de conseguir um desconto na faculdade de Pedagogia é por meio de convênios com empresas. Aqui, as instituições de ensino concedem bolsas especiais para estudantes que têm vínculo empregatício com empresas parceiras.

E olha só: se você não tem emprego ou sua empresa não tem esse tipo de convênio, outra vantagem de se inscrever nas faculdades parceiras do Vestibulares é você pode conquistar uma vaga de emprego ou estágio em empresas conveniadas por meio do Canal Conecta. Trata-se de um portal exclusivo de oportunidades profissionais.

Assim, você pode fazer o seu curso superior com bolsa e ainda conquistar uma ótima vaga! Para ter mais flexibilidade e conciliar os estudos com o trabalho, a dica é fazer uma graduação digital: o curso de Pedagogia está disponível na modalidade EAD.

Bolsa Incentivo

Se você está com dificuldades para iniciar um curso superior, por exemplo, com poucas condições financeiras, pode contar com a Bolsa Incentivo! Trata-se de uma bolsa para a faculdade que não exige nota no Enem nem vínculo empregatício. Basta informar no ato da matrícula que está com dificuldades e solicitar a adesão.

Os descontos variam de caso a caso e são determinados pela instituição, conforme os dados prestados e comprovados pelo estudante. Para ter mais informações e descobrir se você pode usufruir da Bolsa Incentivo, novamente a dica é consultar a secretaria das faculdades parceiras do Vestibulares.

Bolsa Primeiro Semestre

De modo semelhante à Bolsa Incentivo, a Bolsa Primeiro Semestre é uma iniciativa de nossas instituições parceiras para que o estudante se sinta motivado a iniciar a graduação. Com ela, você ganha tempo para se organizar financeiramente e/ou participar de outros processos seletivos para programas de bolsas e financiamentos.

Os descontos são de até 20% sobre as mensalidades do primeiro semestre do curso, basta verificar os requisitos previstos no regulamento da sua unidade. Aproveite e pergunte sobre outras opções de bolsas: certamente, você encontrará uma solução que se encaixe no seu perfil e poderá começar o curso o quanto antes.

Como conquistar uma bolsa de estudos?

Agora, para conquistar qualquer uma dessas bolsas, o segredo é estudar muito! Afinal, a maior parte dos programas e regulamentos têm como um dos critérios de concessão o desempenho do estudante, seja no Enem ou no vestibular de Pedagogia. Além disso, as faculdades podem ou não optar por dar um peso maior a determinadas áreas do conhecimento.

Por isso, a melhor conduta é se dedicar aos estudos de todas as matérias exigidas nas provas e, assim, aumentar as suas chances de uma boa colocação. Então, que tal se cadastrar gratuitamente no Trilha do Enem, acessar um plano de estudos personalizado e diversos materiais para a sua preparação, desde videoaulas até exercícios e simulados? Corre lá!

Também é importante considerar a instituição de ensino!

Enfim, o ensino superior é cada vez mais decisivo para a construção de uma carreira, além de ter muitas possibilidades de acesso e permanência. Como você viu, existem várias opções de bolsa em Pedagogia, sem contar os programas de financiamento estudantil. Basta encontrar uma faculdade que ofereça essas oportunidades!

Então, inscreva-se já no vestibular, encontre a faculdade ideal para você e comece o seu curso de Pedagogia!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados