Bolsas para graduação: quais são os principais tipos?

bolsas para graduação

Você sabe o que é uma bolsa de estudos na graduação? De maneira simples, podemos dizer que se trata de um desconto temporário ou permanente na mensalidade do curso para ajudar você a organizar as finanças e a persistir na conquista do seu diploma. 

Como a situação econômica é uma das questões que mais contam na hora de entrar na faculdade, muitas instituições oferecem bolsas para graduação. Então, se você não vê a hora de dar um novo gás à sua carreira, conhecer as diferentes oportunidades de desconto é bem importante, pois pode ser que você se enquadre em algum benefício.

Pensando nisso, criamos este post para explicar os principais tipos de bolsa para graduação. Fique conosco nesta leitura e descubra!

Quais são as formas de ingresso na faculdade?

Antes de saber como ganhar uma bolsa para a graduação, é preciso compreender as possíveis formas de ingresso no ensino superior. Isso é importante, pois, dependendo do seu desempenho no processo de admissão, pode ser que receba como prêmio um bom desconto na mensalidade.

Resumidamente, as principais formas de ingresso são as seguintes:

  • vestibular presencial — é o chamado vestibular tradicional. Para prestá-lo, é preciso comparecer ao campus indicado na inscrição, com dia e hora marcados pela instituição;
  • vestibular agendado — essa é uma variação do vestibular tradicional, ideal para quem precisa de flexibilidade. Ao se inscrever pela internet, você pode escolher, entre as opções oferecidas, o melhor dia e horário para comparecer ao local do exame;
  • vestibular online — essa é uma tendência cada vez mais forte de processo seletivo. Nessa opção, você faz todo o processo online, das inscrições às provas. Você só precisa de um computador conectado à internet para realizar as etapas estipuladas.
  • nota do Enem — sua pontuação no exame pode ser utilizada como complemento ao vestibular ou, dependendo do caso, até mesmo substituir a prova.

Quais são as bolsas para graduação mais comuns?

Agora que você conhece formas variadas de vestibular, confira as principais bolsas e descontos na graduação. A referência são as instituições participantes do Vestibulares. Olha só!

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo está entre as bolsas para faculdade com maior caráter social. A ideia é contribuir para que pessoas com alguma dificuldade socioeconômica, não importa o motivo, consigam apoio para começar a faculdade.

Para se candidatar, você deve prestar o vestibular e, já na inscrição, fazer a opção pelo benefício. Então, deve observar uma série de requisitos e, caso atenda, receberá o desconto na graduação.

Vale lembrar que o percentual é designado conforme o caso, logo, depende do entendimento da instituição. A ideia da Bolsa Incentivo é ajudar o maior número de pessoas.

Bolsa Enem

Se a nota do Enem vale para o vestibular, nada mais justo que garantir uma porcentagem de desconto como premiação pelo bom desempenho no exame, não é mesmo? Isso é o que fazem as instituições participantes do Vestibulares. 

A lógica é a seguinte: quanto maior for a sua nota, maior será o desconto. Então, estude bastante para se dar bem no exame. Veja como ficam os percentuais de bolsa, na prática:

  • até 600 pontos 10%;
  • de 601 a 750 pontos 20%;
  • de 751 a 900 pontos 80%;
  • acima de 901 100%.

Bolsa Transferência

Se você já estiver cursando sua graduação em outra faculdade, mas deseja transferir sua matrícula para uma das faculdades parceiras do Vestibulares, saiba que só tem a ganhar com isso. Universitários que realizarem a transferência externa recebem até 60% de desconto para cursos presenciais e 30% na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Teste Vocacional Rápido

Bolsa Winback

Alunos que já estudaram em uma das instituições participantes do Vestibulares, mas que trancaram ou cancelaram as matrículas há mais de um ano, podem pleitear descontos no retorno à faculdade. Esse é um benefício de fidelização desse estudante e só acontece mediante comprovação de vínculo com as instituições. 

Os percentuais podem chegar a 50% de desconto nos cursos presenciais e 30% na modalidade EAD, e são válidos até o final da graduação.

Bolsa Primeiro Semestre

Você quer ganhar fôlego financeiro no primeiro semestre da faculdade? Sem dúvida, essa bolsa poderá ajudar com descontos de até 20% na mensalidade. Vale lembrar que, como o nome sugere, esse desconto é temporário e exclusivo para quem está entrando na graduação.

Bolsa Servidores Públicos e Militares

Essa modalidade de bolsas para graduação beneficia alunos que são funcionários públicos municipais, estaduais, federais ou militares, incluindo cônjuges e/ou filho de até 24 anos. Os percentuais de descontos podem atingir 30%.

Convênio Empresa

Sua empresa pode ter convênio com uma das faculdades presentes no Vestibulares. Com essa parceria, todos os colaboradores podem ser beneficiados com porcentagens de desconto, que variam conforme o acordo. 

Se sua faculdade não for conveniada, é possível fazer uma solicitação no RH e, se for o caso, observar se existe algum programa de bolsas de estudos para os funcionários. O ideal, então, é escolher algum curso aplicável à sua área de atuação.

Prouni

Principal ação de bolsa de estudos do Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais (100%) e bolsas parciais (50%) a pessoas com condição socioeconômica restrita que desejam cursar a primeira graduação em instituições privadas. 

Para se candidatar ao processo seletivo, é preciso cumprir as seguintes condições:

  • não ter diploma do ensino superior;
  • ter feito a edição do Enem anterior à data de sua inscrição;
  • ter obtido o mínimo de 450 pontos no exame;
  • não zerar a redação;
  • para bolsas integrais, a renda familiar por pessoa deve ser de, no máximo, 1,5 salário mínimo;
  • para bolsas parciais, a renda familiar por pessoa deve ser de, no máximo, 3 salários mínimos.

Descontos cumulativos

Outra boa notícia é que várias dessas bolsas e descontos na graduação são cumulativos. Ou seja, se você receber uma porcentagem X de benefício em uma categoria, mas se enquadrar em outro perfil, poderá somar os percentuais e obter um desconto ainda maior. Para saber detalhes e condições, converse com a instituição de seu interesse!

Agarre esta oportunidade!

Agora que você sabe como funcionam as formas de ingresso na faculdade e as principais bolsas para graduação, não espere nem um minuto a mais. O diploma do ensino superior é o primeiro grande passo para trilhar uma carreira de sucesso!

Então, já sabe qual faculdade cursar? Escolha a instituição mais próxima de você e inscreva-se no vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: