Passo a passo: saiba como se preparar para o ENEM

passoapassosaibacomoseprepararparaoenem

O Enem tem sido a solução ideal para diversas pessoas que desejam ingressar no ensino superior — desde jovens recém-saídos da escola até profissionais em busca de novos rumos na carreira. Para se ter uma ideia, mais de 3,9 milhões de inscritos realizaram o exame na edição de 2019, por exemplo.

Com tamanha concorrência, é preciso saber como se preparar para o Enem da melhor forma. A boa notícia é que você encontrou o conteúdo que vai mostrar tudo isso! São eles:

  • ler o edital com cuidado;
  • criar um cronograma de estudos;
  • ficar por dentro das atualidades;
  • fazer simulados e provas de outros vestibulares;
  • utilizar monitorias e mentorias a seu favor;
  • não guardar dúvidas para si mesmo;
  • desenvolver uma visão multidisciplinar.

Entenda melhor este passo a passo que preparamos para que você obtenha ótimos resultados no Enem!

Leia o edital com cuidado

Muitas pessoas não dão a devida importância para essa etapa, mas ela é fundamental para o sucesso no Enem. No edital, é possível solucionar todas as dúvidas a respeito da prova e do que a envolve, como os prazos de inscrições, o peso da redação, as possibilidades de isenção da taxa, os comportamentos esperados dos candidatos, entre outros.

O Inep disponibiliza esse edital no site oficial do exame em versões de texto, PDF para download e Libras. Quando estiver diante desse documento tão importante, faça uma leitura atenta sem se prender a qualquer tópico. Tendo em mente o que há no conteúdo, retorne às partes mais importantes e anote as informações imprescindíveis para que você realize a prova.

Crie um cronograma de estudos

Fazer um cronograma de estudos vai mudar a forma como você se relaciona com as disciplinas cobradas na prova. Caso adote esse hábito desde o início do ano, então, conseguirá potencializar ainda mais o seu aprendizado, tendo tempo para dar atenção para cada um dos conteúdos.

Para isso, separe quais são as matérias que você precisa estudar e selecione os períodos do dia em que pode se dedicar às tarefas. Então, é só encaixar as atividades na tabela, sem se esquecer dos momentos de lazer e/ou descanso e das revisões. Uma boa dica é priorizar as disciplinas nas quais você sente mais dificuldade, deixando mais tempo para elas.

Fique por dentro das atualidades

Não pense que é somente na redação que as atualidades são cobradas! Na verdade, a prova do Enem atesta os conhecimentos dos candidatos sobre o que acontece no Brasil e no mundo até mesmo nas questões objetivas. Se você reparar bem, nos anos anteriores, não foi raro notá-las em História e Geografia, principalmente.

Para se preparar da melhor forma, ler as principais notícias e assistir ao noticiário são boas práticas. Mas cuidado! Não basta ter um conhecimento superficial dos acontecimentos, pois isso pode colocar você em risco na prova. Então, o caminho ideal é ir em busca das diferentes opiniões sobre o tema, conversar com professores, tutores ou amigos que estão na mesma situação, não confiando somente em uma única fonte de informações.

Faça simulados e provas de outros vestibulares

O Enem é uma prova de escolhas: uma alternativa é a correta, apesar de as outras parecerem pertinentes também. Quando você treina com versões anteriores do exame, a vantagem é ir entendendo melhor como essas perguntas são formuladas e se existe um padrão de respostas.

Tour pela prova do Enem

Além disso, você pode ter domínio maior sobre o tempo — um dos grandes desafios dos vestibulandos. Por causa da quantidade de questões, é uma prova bastante cansativa. Mas você verá o quanto será recompensador estar preparado quando chegarem os dias do Enem.

Utilize monitorias e mentorias a seu favor

Muitos estudantes já buscam diferentes formas de aprender para as provas. Mas chega um momento em que estar somente na própria presença se torna improdutivo ou que a falta de tempo prejudica o aprendizado. É aí que entram as monitorias e mentorias. Contar com a ajuda de um curso pré-vestibular pode ser o diferencial que faltava na sua rotina.

Com objetivo de auxiliar os candidatos em qualquer tipo de vestibular, existem diversas plataformas online de fácil acesso e grande oportunidade de aprendizado. Essa prática coloca você próximo a professores e tutores que podem tirar suas principais dúvidas, além de ter videoaulas exclusivas e preparadas com foco no que você precisa. Quer uma dica? Você encontra tudo isso na Trilha do Enem!

Além disso, caso você tenha algum colega precisando estudar para a prova também, não deixe de convidá-lo para uma rede de apoio. Se cada um contribuir com o que sabe, podem encontrar boas formas de otimizar o tempo e de aprender — seja realizando simulados do Enem, seja debatendo sobre temas que costumam ser cobrados.

Não guarde dúvidas para si mesmo

Sabe quando, ao se preparar para o Enem em casa, surge aquela dúvida? Não deixe de ir em busca das respostas! Tenha o hábito de anotar as suas perguntas em uma folha do caderno e compartilhar com seu grupo de estudos ou tutores — mesmo que você só consiga conversar com eles no dia seguinte.

Confiar na própria memória pode não ser o melhor caminho nesse momento — deixe essa prática para a hora da prova! O mais importante é não continuar com a dúvida. Caso esse tema seja cobrado, você não vai querer guardar consigo esse arrependimento, não é mesmo?

Desenvolva uma visão multidisciplinar

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes de como se preparar para o Enem (em 1 ano apenas ou mais). Isso porque esse exame tem a característica de investir na multidisciplinaridade ao longo de suas questões — inclusive, na redação, a habilidade de trazer exemplos de diversas matérias para o contexto garante alguns pontos a mais.

Essa competência pode ser desenvolvida enquanto você estuda com questões dissertativas. Faça o exercício de considerar o problema como um todo, por diferentes ângulos, não somente da disciplina da qual ele faz parte. Dessa maneira, consegue uma resposta mais aprofundada.

Viu só como é tudo questão de organização e planejamento? Agora que você já sabe como se preparar para o Enem, coloque esse passo a passo em prática e não deixe de estudar — mesmo que a rotina seja cansativa. No fim das contas, vai ver que esse esforço todo trará como resultado as melhores notas e, consequentemente, a aprovação!

Sabemos que essa é sua intenção e queremos ajudar nessa conquista. Por isso, não deixe de conferir o nosso guia completo do Enem e comece a sua preparação com o pé direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados