Bolsa em Medicina: o que é preciso para conseguir uma?

estudante de medicina

A faculdade de Medicina é uma das mais concorridas do país. Por esse motivo, quem deseja seguir na carreira precisa se dedicar desde cedo, conferindo as oportunidades e aproveitando cada uma delas. Porém, além do volumoso número de candidatos, o estudante ainda se depara com uma segunda questão: a disponibilidade de bolsa em Medicina para conseguir arcar com os valores das mensalidades.

Isso porque normalmente o curso também conta com menos opções em relação aos demais no que se refere às oportunidades para bolsa integral. A boa notícia é que há inúmeras alternativas de desconto que você pode aproveitar para abonar os investimentos. É importante ficar de olho nelas antes mesmo de prestar vestibular de modo a aumentar a chance de conquistá-las.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=855d4172-cbce-4dca-8779-260f71a7bad1]

Pensando nisso, separamos para você alguns tipos de bolsa que você pode tentar para o curso de Medicina, bem como suas principais regras e pré-requisitos de participação. Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Prouni 50%

O Prouni é um dos principais programas do Governo Federal que visam democratizar o acesso ao ensino superior. Trata-se de um projeto que oferece bolsas parciais ou integrais a estudantes que não têm condições de arcar com a mensalidade do curso. Para conseguir o tão sonhado abono de 50% nos investimentos, você precisará alcançar a nota de corte na instituição para a qual se inscreveu.

Para que você entenda melhor como funciona essa média, se houver 30 vagas para a bolsa na faculdade, a nota de corte será equivalente ao rendimento obtido no Enem pelo trigésimo colocado. Por essa razão, inclusive, é sempre importante ficar de olho no corte em diferentes unidades, tendo em vista que ele pode variar em função do turno escolhido, do número de vagas e inscritos e do desempenho dos candidatos.

Além disso, para conseguir a vaga é necessário ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e ter estudado em escola pública ou particular como bolsista 100%. Vale lembrar, ainda, da importância de ter uma boa nota no Enem ao participar do Prouni para Medicina, já que a exigência é de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas, além de pontuação acima de zero na redação.

Prouni 100%

Além da bolsa parcial de 50%, você também pode tentar uma bolsa integral do Prouni, de modo que as mensalidades sejam 100% custeadas pelo Governo. Como se trata de um dos tipos de bolsa para Medicina mais concorridos, é fundamental estar atento às regras e obter um excelente desempenho no Enem, além de conquistar aprovação no vestibular de Medicina de alguma instituição particular.

Neste caso, os requisitos para se inscrever são os mesmos da bolsa 50%, com a diferença da renda familiar. Por ser um benefício mais amplo que a bolsa parcial, exige-se que a renda por pessoa na família do candidato à bolsa não ultrapasse um salário mínimo e meio.

Uma dica interessante para aumentar as chances de aprovação para bolsa em Medicina é ficar atento à segunda chamada do Prouni. Isso porque, mesmo não tendo sido aprovado logo na primeira vez, é possível que o estudante consiga acesso àquelas vagas que não foram ocupadas pelos primeiros convocados. Ainda que você não tenha conseguido na segunda vez, há uma terceira possibilidade: ingressar por meio da lista de espera do Prouni.

Tour pela prova do Enem

Amigo Vale-Prêmio

Como você viu, as oportunidades para bolsa na graduação são um pouco mais escassas. No entanto, há alternativas para conseguir desconto no curso de Medicina e amenizar o valor da mensalidade. A maioria delas é proporcionada pelas próprias faculdades particulares, que contam com programas exclusivos de abono. O Amigo Vale-Prêmio, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante.

Trata-se de uma iniciativa em que, para cada amigo indicado, você pode receber benefícios na mensalidade. Funciona da seguinte maneira: ao convidar um colega para estudar na mesma instituição, este receberá um voucher para efetuar a sua inscrição na unidade, caso ele aceite o convite. Assim que o seu amigo concluir a matrícula, você terá uma premiação no valor de R$ 100.

Uma das vantagens do programa é que os descontos podem chegar até o valor total da mensalidade. Isso porque, para cada indicado, você terá uma nova premiação relativa à matrícula. É importante lembrar que o indicado também terá vantagens ao aceitar o seu convite, recebendo os mesmos R$ 100 de abono nas próximas mensalidades que efetuar.

Descontos institucionais

Outra dica interessante para conseguir descontos na faculdade de Medicina é verificar o regulamento da própria instituição na qual você pretende prestar o vestibular. Algumas unidades cultivam outros programas de bolsa exclusivos para incentivar os alunos a conseguirem o diploma. Um dos exemplos é a promoção de concursos internos para distribuir bolsas por mérito acadêmico.

Em geral, a instituição seleciona candidatos que, a partir do seu rendimento em determinada prova, podem conseguir excelentes descontos. Outra possibilidade é conferir convênios firmados com empresas ou, ainda, programas destinados aos funcionários públicos e militares.

Uma última alternativa oferecida por algumas unidades é o abono quando comprovada a insuficiência de renda para a conclusão do ensino superior. Nesses casos, é fundamental estar atento aos critérios específicos estabelecidos pela instituição de ensino e ficar de olho nos prazos para inscrição e solicitação do benefício na mensalidade.

Vá em busca do seu sonho!

Além de concorrido, o curso de Medicina também é conhecido por ter uma das mensalidades mais altas entre os cursos de ensino superior. Isso se deve a vários motivos; entre eles, a metodologia de ensino, que exige inúmeras aulas práticas em laboratório. Em contrapartida, há opções de bolsas de estudo que podem auxiliar a conquistar o diploma, sem que você precise comprometer o orçamento mensal.

Além da bolsa integral ou parcial oferecida pelo Governo nas instituições particulares, é possível ter acesso a descontos e benefícios no curso de Medicina oferecidos pelas próprias unidades de ensino. Entre elas, as bolsas por mérito ou insuficiência de renda, as premiações por indicação para a faculdade e os convênios que são firmados com empresas.

Agora que você já sabe como conseguir bolsas e descontos no curso de Medicina, não perca mais tempo. Inscreva-se para o vestibular e realize o seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados