Quais são os principais programas de bolsa no Brasil?

estudante vendo opções de bolsas de estudos

Sabemos o quanto a situação socioeconômica da população versus o preço de boa parte das faculdades leva muita gente a adiar o sonho de conquistar uma graduação. Infelizmente, sem um curso superior, muitas vezes fica mais difícil conquistar a independência financeira, conseguir bons empregos ou, até mesmo, empreender. Por esse motivo, conquistar o diploma de graduação é um passo muito importante para que você alcance sucesso e autorrealização.

Já que as faculdades públicas são tão concorridas, bem como por vezes têm altos custos relacionados ao curso (moradia, transporte, alimentação etc.), a rede privada é a solução mais viável para a maioria. Mas como fica o pagamento das mensalidades, se eu não tenho tanto dinheiro na conta?

A resposta para essa pergunta está nos principais programas de bolsas do Brasil, os quais podem ser iniciativas do Governo Federal, das próprias faculdades ou de instituições sociais.

Pensando nisso, criamos este post para explicar como funciona uma bolsa de estudos e como encontrar um programa de bolsas adequado ao seu perfil. Com essas informações, certamente ficará muito mais fácil entrar na faculdade! Vamos lá?

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é a principal iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso de pessoas de condição socioeconômica restrita à primeira graduação. Criado em 2004, já distribuiu milhões de bolsas para faculdades a cada edição.

As inscrições abrem no primeiro e no segundo semestre do ano, e são oferecidas bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Para que você possa participar dessa seleção, é preciso atender a alguns requisitos básicos. Confira!

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

É obrigatório ter participado da edição do Enem anterior ao processo seletivo do Prouni, e sua nota do Enem deve ser de, no mínimo, 450 pontos sem ter zerado a redação. Vale lembrar que a concorrência é grande, então, procure elevar a sua média, ok?

Escolaridade

É obrigatório que você tenha cursado o ensino médio em escola pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral.

Renda familiar

Para bolsas integrais, as regras do Prouni estipulam que sua renda familiar bruta per capita (por pessoa) deve ser de, no máximo, um salário mínimo e meio. Já para bolsas parciais, o teto sobe para três salários mínimos por integrante da família.

Outros contemplados

Embora seja um benefício para a primeira graduação, professores da rede pública podem se inscrever no Prouni, desde que o curso tenha ênfase em Licenciatura. Além deles, pessoas portadoras de deficiência também podem participar da seleção.

Institucionais

As bolsas institucionais são aquelas que as próprias faculdades definem e não têm nenhum vínculo com o Governo. Tanto que as regras mudam de um lugar para outro. Tomando como exemplo as faculdades parceiras do Vestibulares, os principais programas de bolsas institucionais são os seguintes.

Bolsa Incentivo

Quem está com alguma dificuldade socioeconômica, em razão dos mais variados motivos, tem como encontrar nesse programa de bolsas uma solução para começar a faculdade.

Tour pela prova do Enem

A bolsa incentivo é destinada a estudantes que, já na inscrição do vestibular, façam essa opção. Caso os requisitos sejam atendidos, receberão o benefício. Mas um detalhe: por ser um desconto especial na mensalidade, o percentual varia conforme o entendimento da instituição.

Bolsa Primeiro Semestre

Alunos ingressantes na faculdade recebem até 20% de desconto nas mensalidades do primeiro semestre da graduação. O benefício vale para cursos presenciais e a distância (EAD).

Bolsa servidores públicos e militares

Militares e servidores públicos municipais, estaduais e federais, bem como seu cônjuge e filho(a) de até 24 anos, têm direito a até 30% de desconto na faculdade até o fim do curso. O benefício é válido para cursos presenciais e EAD.

Bolsa Transferência

Alunos transferidos de outras faculdades têm até 60% de bolsa de estudos nos cursos presenciais e 30% nos cursos EAD. Para obter o desconto, é preciso apresentar os documentos solicitados na hora da matrícula.

Aqui vai um lembrete: leia todos os regulamentos disponíveis no site das faculdades e tire dúvidas na secretaria da instituição escolhida. Assim, você evita contratempos e não atrasa a validação do benefício!

Empresariais

É cada vez mais comum que as empresas queiram valorizar seus funcionários e incentivar o que chamamos de “programas de educação continuada”. Um exemplo disso está nas bolsas empresarias, que são convênios de empresas com faculdades para que os colaboradores tenham descontos na graduação.

Caso a empresa onde você trabalha não tenha nenhum convênio, você pode sugerir isso ao setor de Recursos Humanos. Os convênios são firmados de maneira simples e têm ótimas contrapartidas.

Outra forma de bolsas empresariais são as seguintes:

  • uma empresa decide bancar as mensalidades da graduação dos seus colaboradores (parcial ou integralmente);
  • instituições filantrópicas vinculadas a grandes empresas abrem programas de bolsas de estudo para pessoas de determinado perfil socioeconômico e/ou área de interesse.

Iniciação científica

A bolsa de iniciação científica é destinada a alunos que já estão matriculados na faculdade e desejam se engajar em projetos de pesquisa científica de qualquer área do conhecimento.

Isso significa que eles deverão ter um orientador e dedicar um tempo de estudo a mais, fora do horário das aulas, para receber formação complementar enquanto desenvolvem essas pesquisas. Em troca, receberão uma remuneração ou um abatimento nas mensalidades durante o projeto.

Os principais programas de bolsa de iniciação científica são vinculados a órgãos do Governo Federal ― embora organizações privadas de diferentes setores possam se engajar nesse auxílio ―, que organizam editais de tempos em tempos. São os seguintes:

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES);
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Sabia que existem outras possibilidades de ingresso?

Gostou de conhecer os principais programas de bolsa no Brasil? Saiba que há um movimento nacional para ampliar o acesso ao ensino superior, pois existe uma carência de profissionais qualificados para trabalharem no mercado. Então, é importante que você considere essas possibilidades de descontos na mensalidade, bem como as diferentes formas de ingresso na graduação em instituições públicas e privadas (nota do Enem, vestibular agendado, vestibular online etc.), para que seu ingresso na graduação seja rápido e tranquilo!

Já decidiu começar a faculdade? Aproveite que chegou até aqui e dê o próximo passo. Escolha a instituição desejada, o curso dos seus sonhos e inscreva-se no vestibular online agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados