Bolsa em Medicina Veterinária: como conseguir uma?

estudantes de medicina veterinária

Quer trabalhar com Medicina Veterinária? Ótima opção! Essa profissão tem rendimentos atrativos, com faixa salarial de R$ 3 mil a R$ 9 mil*, além de ser uma área abrangente de atuação, com boa colocação em clínicas de animais de companhia, mercado promissor no setor agropecuário, oportunidades na saúde pública e muitas possibilidades na indústria e na pesquisa.

Para começar sua carreira na área, o primeiro passo é fazer uma graduação. Para isso, você deve realizar vestibulares em faculdades públicas ou privadas, ou prestar o Enem, uma das principais portas para o ensino superior. Vale a pena estudar muito para conquistar sua aprovação!

Além do mais, com boas notas do vestibular ou no Enem, você aumenta as suas chances de conseguir uma bolsa em Medicina Veterinária e, assim, diminuir os custos com os estudos. Veja algumas das opções!

Bolsa Primeiro Semestre

Em primeiro lugar, você sabe o que é uma bolsa de estudos? Trata-se de um abatimento definitivo nas suas mensalidades, isto é, que você não precisa ressarcir depois. Por isso, as bolsas podem ser mais atrativas do que programas de financiamento, que funcionam como um empréstimo a ser quitado depois.

A Bolsa Primeiro Semestre, por exemplo, é uma iniciativa das faculdades parceiras do Vestibulares para ajudar nos custos do início da graduação. Com descontos de até 20% sobre as mensalidades do primeiro semestre, você ganha fôlego para organizar seu orçamento, investir em materiais acadêmicos ou fazer uma reserva financeira.

Bolsas institucionais

A Bolsa Primeiro Semestre é muito útil, mas se você precisa de uma solução ao longo de toda a graduação, não se preocupe! Existem bolsas institucionais, isto é, concedidas conforme critérios estabelecidos por instituição de ensino. Para descobrir se você pode concorrer a elas, procure a secretaria da sua faculdade de interesse.

Por lá, você será informado sobre os regulamentos vigentes, se o curso de Medicina Veterinária é elegível para as bolsas e quais são as condições para participação. Existem muitas opções! Algumas delas são:

  • indicação de amigos — com o Amigo Vale-Prêmio, você acumula descontos na faculdade de Veterinária cada vez que alguém indicado por você realizar a matrícula nas faculdades parceiras do Vestibulares;
  • convênios com empresas — se você, seu cônjuge ou dependentes têm vínculo com alguma empresa conveniada à sua faculdade, você pode contar com uma possibilidade especial de bolsa para Veterinária;
  • servidores públicos e militaresfuncionários públicos e militares também têm direito a bolsas de estudo específicas, com abatimentos de até 30% nas mensalidades por todo o curso;
  • transferência externa — se você já fez matrícula em uma faculdade e realizar uma transferência externa para as faculdades parceiras do Vestibulares, garantirá uma bolsa de até 30%.

Bolsas do Governo Federal

Também há as bolsas de estudos do Governo concedidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e destinadas a estudantes com baixas condições socioeconômicas. As inscrições são abertas duas vezes por ano (em janeiro e em julho), e em cada processo seletivo, são selecionados os candidatos que receberão bolsas de 100% ou 50%.

Para concorrer ao Prouni em Veterinária, existem os seguintes pré-requisitos:

  • ter renda familiar per capita (por pessoa), de até três salários mínimos vigentes para as bolsas parciais, ou metade disso, para as bolsas integrais;
  • ter feito todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas;
  • ter realizado o Enem do ano anterior, com nota mínima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.

Pessoas com deficiência também podem concorrer ao programa, mesmo que não atendam aos critérios de renda do Prouni. Se você tem o perfil para se inscrever no programa, a dica é caprichar nos estudos para ter um ótimo desempenho no Enem, já que o critério de classificação é a nota dos candidatos.

Também é legal ficar de olho nas bolsas remanescentes. São vagas que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares e, portanto, são abertas para nova concorrência. Aqui, podem se inscrever participantes do Enem de edições a partir de 2010.

Bolsa Enem

Além de ser um pré-requisito para participação no Prouni, o Enem abre outras oportunidades para o estudante. São elas:

  • concorrer a uma vaga em faculdades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • ter acesso a linhas de crédito com ótimas condições pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES);
  • realizar o ingresso direto em uma faculdade privada, com dispensa da realização do vestibular.

Quanto a essa última opção, olha só: ao entrar na faculdade usando sua nota do Enem, você pode ganhar até 100% de desconto na faculdade de Veterinária. Isso é possível com a Bolsa Enem, oferecida pelas faculdades parceiras do Vestibulares. Ela funciona assim:

  • pontuação até 600 — bolsa de 10%;
  • pontuação entre 601 e 750 — bolsa de 20%;
  • pontuação entre 751 e 900 — bolsa de 80%;
  • pontuação acima de 901 — bolsa de 100%.

Está vendo que o desconto aumenta conforme a sua nota, não é? Por isso, vale muito a pena investir na preparação para o Enem e garantir um ótimo resultado. Para tanto, nossa dica é preparar um plano de estudos e começar a revisar os conteúdos com antecedência.

Nessa tarefa, o Trilha do Enem é seu aliado! Trata-se de um portal repleto de conteúdos para o Enem. Basta se cadastrar gratuitamente para receber um plano de estudos personalizado, acessar diversas videoaulas, realizar exercícios e simulados e acompanhar seu progresso.

Bolsa Incentivo

Por fim, se você está passando por dificuldades financeiras e não conseguiu algum outro tipo de bolsa para faculdade, não precisa desistir do seu curso superior. A Bolsa Incentivo é uma solução para esses casos: você só precisa conferir os critérios exigidos no regulamento da sua faculdade e confirmar a adesão no ato da matrícula.

Outros benefícios para estudantes

Como deu para ver, existem várias possibilidades de fazer sua graduação com um bom desconto ou até com 100% de bolsa em Medicina Veterinária, principalmente se conseguir boas notas no Enem ou nos vestibulares. Outra forma de aumentar suas chances é contar com uma faculdade que tenha iniciativas de bolsas, parcerias de financiamento (como a Creditas) e outros benefícios para seus estudantes.

Por isso, encontre a faculdade ideal para você e se inscreva no vestibular de Veterinária!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.