Como estudar e trabalhar ao mesmo tempo

estudaretrabalhar

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é das coisas mais fáceis de fazer. Mesmo assim, muita gente faz isso com maestria! Só para termos uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC), realizada com estudantes brasileiros entre 15 e 29 anos, apenas 41% dos estudantes se dedicam somente ao estudo.

Ainda segundo o estudo, 32,2% vivem a realidade de conciliar trabalho e estudo, enquanto os outros 10,1% dividem seu tempo entre as aulas e serviços temporários recorrentes. Já que essa é uma realidade no país, nada melhor que aprender como organizar a rotina e não ter que se decidir entre estudar ou trabalhar, concorda?

Por isso, preparamos um conteúdo com as melhores dicas sobre o assunto. Se você faz parte do grupo dos que enfrentam diariamente essa rotina puxada entre o trabalho e os estudos, confira abaixo como nossas dicas poderão facilitar sua vida!

Estabeleça uma rotina

Geralmente, com horário estabelecido para estudar e trabalhar, se não houver uma rotina seguida à risca, não tem jeito. Portanto, use uma agenda (que pode ser até do Google Calendar, por exemplo) para organizar seus compromissos e afazeres.

Fazendo esse controle, fica mais fácil arranjar um tempinho para estudar um pouco nas brechas entre o trabalho e a faculdade — isso porque você acaba se policiando para não deixar a preguiça de estudar tomar conta do seu tempo. Só não se esqueça de também reservar um tempo livre para refrescar a mente alguns minutos, porque ninguém é de ferro, e sua cabeça tende a funcionar melhor fazendo essas pausas rotineiras e estratégicas. 

De modo a conciliar trabalho e estudo, programe também um horário no final de semana para colocar as disciplinas em dia, nem que seja só por algumas horas. Se não houver trabalhos para fazer, revise o conteúdo passado na semana, aproveite para fazer resumos das leituras necessárias e evite o acúmulo de matéria para as datas próximas das provas.

Tenha consciência das prioridades

Definir o trabalho e os estudos como prioridade é fundamental para que você consiga conciliar bem os dois. Se costuma se exercitar algumas vezes na semana ou faz um curso de línguas, por exemplo, tenha em mente que essas atividades devem se adequar à sua rotina — planejada para o trabalho e a faculdade —, e não o contrário.

Se essa adequação não for possível no momento, vale adiar ou reduzir esses outros compromissos para não ficar sobrecarregado. Como a atividade física é importante para a saúde, você pode fazê-la duas vezes na semana, apenas.

Caso seja possível, também dá para continuar estudando sua língua estrangeira nos finais de semana, com aulas particulares, online ou em escolas que oferecem essa flexibilidade aos sábados. Afinal, organizar seu dia a dia para dar conta de trabalhar e estudar tem que vir à frente de todos os extras nesse momento.

Também vale a pena conhecer as melhores técnicas de estudo para garantir que suas horas sejam aproveitadas de maneira mais eficiente.

Use a tecnologia como aliada

Com smartphones, tablets ou computadores, sua vida pode ficar mais fácil tanto no trabalho quanto na faculdade, principalmente se a sua graduação for semipresencial ou a distância. Aqui, também dá para aproveitar vários cursos online gratuitos e otimizar os estudos em casa.

Gravar as aulas também ajuda a otimizar o seu tempo de estudo, pois você pode assisti-las ou ouvi-las novamente no caminho do trabalho — no transporte público ou mesmo no carro.

Estude com amigos

Certamente, alguns amigos da sua sala estão na mesma situação que você, principalmente se vocês optaram por estudar à noite. Assim, tente formar um grupo de estudos com colegas interessados nas mesmas disciplinas. Sempre tem alguém que manda muito bem em determinadas matérias e pode ajudar, não é mesmo?

Nesse sentido, combine um horário no fim de semana, para uma reunião virtual. Programe um tempo mínimo para que todos revejam os conteúdos apresentados durante a semana e refaçam exercícios aplicados em aula. Vocês precisam, no entanto, levar o estudo bem a sério, para que não vire apenas um encontro de amigos que querem se divertir — deixe a diversão para depois!

Invista em um ambiente organizado

É claro que muita coisa vai ser feita em um intervalo do trabalho, no horário de almoço ou dentro do transporte, a caminho da aula. Ainda assim, é importante ter em casa um espaço reservado para os estudos, com todos os seus pertences devidamente organizados e preparados para aquelas horinhas livres.

Essa organização permite que você poupe tempo na hora de estudar em casa. Então, escolha sempre um cantinho tranquilo, sem barulho e que tenha iluminação adequada. Sobre a mesa, deixe apenas o necessário, a fim de evitar distrações. Também é importante fazer uma limpeza periódica para que você sempre sinta prazer em sentar ali ao estudar.

Mantenha a motivação

A dica anterior ajuda muito na motivação, mas também existem outras formas de diminuir o sono durante os estudos e manter essa vontade de vencer. Uma forma bacana é montar um mural com todas as coisas que você quer conquistar, materializadas em imagens, por exemplo:

  • uma foto do lugar em que você sonha estudar ou trabalhar;
  • uma paisagem do destino que você deseja visitar nas férias;
  • um carro ou uma casa nova etc.

Esses e outros gatilhos, sempre que olhados, farão você se lembrar do motivo pelo qual está dando duro ao estudar à noite e, claro, o porquê de conciliar trabalho e estudo.

Para manter o nível de motivação alto, também vale a pena organizar metas de curto, médio e longo prazo — que, inclusive, servem de inspiração para o seu mural das conquistas. Afinal de contas, quando temos objetivos, nunca deixamos a peteca cair ao bater a preguiça ou aquele cansaço.

Cuide da sua saúde

Ainda que as maiores prioridades no momento sejam estudar e trabalhar, você não pode, de forma alguma, negligenciar a sua saúde. Além da dica que já demos sobre as atividades físicas pelo menos duas vezes na semana, respeite os horários das refeições. É possível preparar marmitas para a semana, lembrando-se de incluir os lanchinhos para levar para a faculdade — de modo que você não se torne refém dos lanches de rua.

Esse cuidado é essencial, até mesmo, para que você tenha disposição em manter a qualidade dos estudos e para que não comprometa o seu trabalho. Somado à dieta equilibrada, tenha também seus horários de lazer, principalmente aos finais de semana: descanse com a família, faça videochamadas com os amigos, coloque suas séries em dia e recarregue as baterias para dar continuidade à operação estudar e trabalhar!

Por fim, ainda que você adote todas as nossas dicas, é preciso que saiba policiar seus pensamentos. É isso mesmo! Enquanto estiver trabalhando, não pense nos estudos, e vice-versa. Caso contrário, você nunca vai conseguir aproveitar o máximo de cada momento para extrair os benefícios, seja ao estudar ou trabalhar.

Gostou das dicas para conciliar trabalho e estudo? Acha que dá conta do recado e quer começar o quanto antes a organizar a vida? Então, chegou o momento de fazer decisões: saiba agora como escolher o seu curso de graduação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: