Vestibular de Eng. Mecânica: como conquistar um bom resultado?

vestibular engenharia mecânica

O curso de Engenharia Mecânica é uma excelente alternativa para aqueles que têm aptidão para a área de Ciências Exatas. São aqueles que gostam de Matemática, Física e outras matérias similares. Então, na hora de prestar o vestibular para Engenharia Mecânica dá para usar essas habilidades e alcançar uma boa nota.

Porém, ser bom em Exatas não é suficiente para conquistar a aprovação. Você precisa se preparar do jeito certo e ter atenção com alguns detalhes, até mesmo usar estratégias, para aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada aprovação.

Nós podemos ajudar com isso, então, preparamos este artigo para que você confira algumas dicas de como alcançar um bom resultado e passar no vestibular de Engenharia Mecânica. Boa leitura!

Use a aptidão por Matemática e Física a seu favor

Para muitos candidatos, as disciplinas da área de Ciências Exatas podem atrapalhar bastante na hora de ter um bom resultado em processos seletivos. Mas como você está pensando em cursar o vestibular de Engenharia Mecânica, Matemática e Física não devem ser um problema, certo?

Aproveite que você tem aptidão para essas áreas e desenvolva ainda mais o seu conhecimento. Isso é válido tanto para responder as questões dessas disciplinas quanto para usar a estratégia e o raciocínio lógico a fim de ter uma vantagem nas demais matérias também.

Em algumas questões, usar a lógica ajuda bastante na hora de encontrar as respostas certas quando existe alguma dúvida. Aproveite sua habilidade para gabaritar as questões de exatas, controlar o tempo e solucionar as demais perguntas.

Confira as provas anteriores

Conferir provas antigas é uma ótima forma de estudar. É válido procurar as avaliações do vestibular de Engenharia Mecânica de anos anteriores para se familiarizar com as questões, o formato da prova e conferir os temas que são mais cobrados.

Você também pode praticar resolvendo exercícios de Matemática das provas do Enem, já que elas têm um grau de complexidade considerável. É interessante procurar aquelas com respostas comentadas, que ajudam bastante a entender a lógica da resolução.

Aproveite para ver as perguntas de Química e Física no Enem, porque, da mesma forma como acontece com Matemática, vão ajudar a analisar de que maneira os enunciados são construídos. É um bom teste para os seus conhecimentos, já que você vai descobrir quais são os temas que requerem um pouco mais de dedicação.

No Trilha do Enem você encontra vários materiais para complementar seus estudos. A plataforma disponibiliza gratuitamente simulados para praticar, também videoaulas e lives, entre outros conteúdos para se preparar.

Dica: Se você ainda não sabe o que é o Trilha do Enem, confira o nosso artigo e veja todos os benefícios que você tem ao usar a plataforma!

Leia o edital com atenção

Cada edição do vestibular de Engenharia Mecânica é lançada com um edital. Esse é um documento muito importante que você precisa conferir, pois ele traz informações a respeito do processo seletivo, das regras para participar, das matérias que vão cair e, muitas vezes, até mesmo do peso delas na nota final.

Com o edital você pode organizar o seu plano de estudos para o vestibular e fazer a divisão de tempo de acordo com as matérias que precisa estudar um pouco mais. O Trilha do Enem pode ser um grande aliado também nesse sentido, porque permite testar conhecimentos e criar um roteiro de estudo de acordo com as suas necessidades.

Verifique a nota de corte para Engenharia Mecânica

Os cursos de Engenharia Mecânica estão entre as faculdades com nota de corte mais alta. É por isso que você precisa estudar bastante para alcançar uma boa pontuação. Lembrando que essa nota varia de acordo com a instituição, a modalidade de ensino e a procura pelas vagas.

A nota de corte indica a pontuação mínima que um candidato precisa alcançar para concorrer a uma vaga. Aqueles que ficam abaixo dessa pontuação estão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Tour pela prova do Enem

Para aumentar suas chances de aprovação, prefira faculdades que tenham uma nota de corte menor. Considere a possibilidade de estudar na modalidade semipresencial, pois você pode encontrar uma concorrência menor. O mesmo se dá prestando vestibular de inverno, que acontece no meio do ano.

Considere faculdades particulares

Outro detalhe sobre a faculdade de Engenharia Mecânica é o valor da mensalidade, que pode ser inacessível para muitas pessoas. É por isso que a concorrência nos vestibulares abertos é grande, já que oferecem vagas para as instituições públicas.

No entanto, em uma faculdade particular, você encontra diversos incentivos e benefícios para minimizar o valor da mensalidade. Existem bolsas e descontos para estimular e facilitar a entrada de novos estudantes pagando um valor menor.

Para aumentar a sua chance de conquistar uma vaga em uma faculdade particular, você pode prestar o Enem para Engenharia Mecânica. Com a nota do Enem é possível concorrer às bolsas do Prouni, que oferecem 50% e 100% de desconto.

O desempenho no Enem também pode te render ótimos descontos nas faculdades privadas, sabia? Aproveite!

Mas não deixe de prestar o vestibular de Engenharia Mecânica, porque, como explicamos, as faculdades particulares disponibilizam seus próprios programas de incentivo. Assim, você aumenta as suas chances de entrar para o ensino superior.

Veja a possibilidade de estudar em faculdades do interior

E sobre a possibilidade de prestar o vestibular de Engenharia Mecânica em faculdades do interior? Você já pensou nisso? Essa pode ser uma boa alternativa para enfrentar uma concorrência menor e aumentar as suas chances de conquistar uma vaga.

Geralmente as instituições localizadas em capitais ou cidades maiores são aquelas que têm a preferência dos candidatos, então, a procura costuma ser muito maior do que a oferta. Já nas faculdades do interior, a quantidade de candidatos por vaga geralmente é menor.

Em alguns casos, você conta com a facilidade de prestar vestibular online. Com ele, não é preciso se deslocar até instituição de ensino para prestar o processo seletivo. Ainda existe a opção da modalidade semipresencial que, como já citamos, é uma alternativa para quem precisa de mais flexibilidade na rotina.

Agora é só fazer a sua inscrição!

Viu só como algumas estratégias podem facilitar o seu ingresso no ensino superior? Só tem um detalhe importante que você não pode esquecer: a instituição de ensino influencia o peso do seu currículo. Quando for se inscrever para o vestibular de Engenharia Mecânica, prefira aquelas que tenham credibilidade e que ofereçam uma formação de qualidade. Assim, será um profissional reconhecido no mercado, com maiores chances de ocupar as melhores vagas de emprego.

Agora que você já sabe como alcançar um bom resultado, faça sua inscrição para o vestibular online de Engenharia Mecânica e comece a se preparar ainda hoje!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados