6 exercícios de Matemática essenciais para o Enem

exercicio matematica

Se você está se preparando para o Enem ou outro vestibular, deve estar curioso para saber como estudar para cada matéria e conseguir tirar uma boa nota no exame, não é mesmo? De fato, essa situação pode gerar uma certa de ansiedade, ainda mais quando envolve a Matemática.

A gente sabe o quanto a matéria é importante e também que determinados assuntos ligados a ela são complexos. Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas dos principais exercícios de Matemática que não podem ficar de fora dos seus estudos. Assim, você pode começar a se preparar para as provas e focar os tópicos mais importantes. Vamos lá?

Exercícios de estatística

A estatística é um campo da ciência da Matemática que liga fatos aos números. Para isso, são usadas metodologias de coleta de dados e análise, o que permite realizar uma interpretação dessas informações.

Vale lembrar que a estatística tem duas partes: a descritiva e a inferencial. A primeira foca a organização, a análise e a apresentação de dados. A segunda faz o estudo de uma amostra de determinada população, e a partir dela é realizada a análise de dados.

No grupo de exercícios de estatísticas se encontram diagramas, tabelas e gráficos, mas também média aritmética e ponderada, moda e mediana e questões de estatísticas da atualidade. Essa última acontece justamente porque muitas das questões ligadas à estatística estão envolvidas com notícias.

Exercícios de equações

As equações são expressões algébricas que têm igualdade. A criação delas se deu a partir da da necessidade das pessoas de encontrarem resolução de problemas em que o número não é conhecido.

Por exemplo, em expressões algébricas são destacadas por números conhecidos e desconhecidos. Você provavelmente já deve ter visto equações como:

  • x + y = 65
  • 4 + 7a = 32

É bem comum que esses tipos de fórmulas matemáticas apareçam em provas do Enem, claro, que de uma forma mais complexa. Mas é importante conhecer o conceito básico para poder interpretar os exercícios que caem no exame.

Exercícios de figuras planas

Quando se trata de figuras planas na prova de Matemática no Enem, os exercícios se aproximam da nossa realidade. A ideia do exame é justamente abordar o cálculo de área de determinadas figuras, ligando isso a temáticas do cotidiano. É comum, por exemplo, existirem questões que cobrem a medida de um terreno ou de uma edificação.

Vale lembrar que, ao estudar Geometria, você também poderá se deparar com questões de cálculo de perímetro, planificação, Teorema de Pitágoras e visão espacial. Cabe destacar que entre as figuras planas estão o triângulo, o retângulo, o losango, o trapézio, o círculo, entre outras. Por isso, fique atento a cálculos dessas áreas e sobreposição entre elas.

Exercícios de grandezas proporcionais

Outro tipo de exercício que costuma aparecer nas provas de Matemática e suas Tecnologias no Enem é do tipo grandeza proporcional. O termo refere-se a uma conta que tem valores que aumentam ou diminuem dependendo da relação entre eles, ou seja, se eles são proporcionalmente diretos ou inversos.

Existem diversas formas de realizar exercícios de grandezas proporcionais, como regra de três, razão, escalas, proporção, porcentagem.

Tour pela prova do Enem

Vamos a um exemplo. Para calcular em quanto tempo um veículo percorre determinado percurso, é preciso considerar que o aumento da velocidade faz diminuir o tempo e vice-versa. Ou seja, é uma grandeza inversamente proporcional.

Exercícios de médias algébricas

As médias algébricas têm três temáticas principais:

  • média aritmética — a mais popular, é usada para encontrar a média, por exemplo, de idade de um grupo. Para isso são somados todos os valores, e o resultado é dividido pelo número de indivíduos;
  • média geométrica — nesse caso, em vez de soma, os valores são multiplicados, e o resultado será dado por uma raiz n-ésima;
  • média harmônica — é a que tem o cálculo mais complexo, pois a média é descoberta por meio da divisão dos dados pela soma do inverso deles.

Exercícios de matriz

Por fim, há outro exercício de Matemática que costuma se fazer presente nas provas do Enem: o de matrizes. Mas, afinal, o que é uma matriz? É uma tabela composta por números distribuídos em linhas e colunas. Os números que estão determinados nessa tabela são conhecidos como elementos.

Geralmente, os exercícios desse tipo são mais complexos, pois exigem a comparação com outras matrizes. Existem práticas que fazem a comparação inversa entre as matrizes, logo, é preciso estar atento à construção delas.

Como se preparar para as provas?

Para garantir uma boa nota nos exercícios de Matemática é preciso preparar. Então, confira as dicas a seguir!

Faça simulados

A melhor maneira de se preparar para as provas é fazer simulado do Enem e usar provas de vestibular para treinar. Na própria internet é possível encontrar as provas anteriores do Enem e dos vestibulares das instituições.

Além de se familiarizar com o tipo de questão, ao fazer simulados você consegue entender melhor a dinâmica dos exercícios de Matemática e ter uma visão sobre a prova futura.

Assista videoaulas

Uma tática interessante para aprender com mais facilidade a Matemática é assistir videoaulas com resolução de exercícios. Geralmente, nessas aulas há professores que explicam todo o caminho para chegar ao resultado de uma questão atemática, propondo reflexões que poderão ajudar a resolver exercícios no futuro.

Procure diferentes tipos de exercício

Por mais que você tenha uma temática em um exercício, é preciso lembrar que eles poderão se apresentar de diferentes maneiras. Por isso, quando estiver estudando figuras planas, por exemplo, busque exemplos distintos, a fim de entender sobre o assunto de forma mais ampla, sem ficar focado apenas no cálculo simples da área de uma figura. Na internet você encontra exemplos variados de um mesmo assunto.

Aliás, já ouviu falar do Trilha do Enem? Nesse portal você encontra exercícios de diferentes tipos, bem como a resolução comentada, de Matemática Financeira às Funções Matemáticas.

Organize uma estratégia eficiente de estudos!

Essa disciplina costuma ser o pavor da maioria dos estudantes, mas ao fazer bastantes exercícios de Matemática, você consegue fixar o conteúdo. Quem sabe a matéria se torna uma grande aliada para você se destacar no Enem e demais vestibulares, não é mesmo? Mas para isso acontecer, é preciso elaborar uma estratégia de estudos que realmente funcione!

Então, saiba como montar um plano de estudos para vestibular e arrase em todas as suas provas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados