Saldo devedor do FIES na Caixa: o que significa?

dinheiro representando saldo

Quem precisa de auxílio para entrar na faculdade particular pode contar com dois programas governamentais muito importantes: Prouni e FIES. O primeiro dá direito a uma bolsa de estudos, enquanto o segundo oferece a possibilidade de financiamento.

Se o candidato tem documentação reprovada no Prouni, não precisa desistir de entrar para a faculdade. Se for aprovado para uma bolsa de 50%, também não. Ele pode se inscrever no FIES. Dessa forma, ele estuda sem pagar nada durante a graduação e, após se formar, começa a quitar o saldo devedor do FIES na Caixa — proporcional à metade do curso, se for o caso.

Neste post, você vai obter informações claras sobre esse tipo de financiamento estudantil e analisar se vale a pena investir nele. Saiba como contratar, como são calculadas as parcelas e quando começar a pagar. Além disso, entenda o que significam termos como saldo devedor e amortização FIES.

Como funciona o financiamento estudantil da Caixa?

O Novo FIES, que está em vigor desde 2018, assegura ao estudante a quitação das mensalidades da faculdade enquanto ele está fazendo a graduação. Depois de concluir o curso, o saldo devedor começa a ser quitado.

Apenas estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa podem participar do processo. A nota das provas objetivas do Enem tem que ser superior a 450 pontos e a da redação, acima de zero.

Tendo garantidos esses dois pré-requisitos, o candidato faz sua inscrição para participar do FIES na página oficial do MEC. Todo o processo é feito pela internet e deve ser acompanhado de perto até a liberação do resultado.

Se for pré-selecionado, terá 3 dias úteis para confirmar sua inscrição no Sistema. Aí é que começa a parte mais burocrática e é fundamental ficar atento ao cronograma do FIES. É preciso comparecer à faculdade levando todos os documentos que comprovem seus dados. Lá, existe uma comissão própria para receber os candidatos ao FIES, que vão receber um Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Depois, é preciso apresentar o documento em uma agência da Caixa Econômica Federal para assinar os papéis, junto com o fiador, e formalizar a contratação do financiamento.

O que é o saldo devedor do FIES na Caixa?

Ok, você começa o curso, e aí vem aquela preocupação: como quitar o financiamento depois de se formar? Simples, basta consultar o saldo devedor do FIES na Caixa. Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES.

Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor. Quem conseguiu taxa de juros zero tem esse montante a ser pago. Caso o estudante tenha assinado o contrato do FIES com uma taxa de juros, mesmo que mínima, esse valor será computado no saldo devedor.

Em caso de dúvida, é só fazer uma consulta da dívida FIES no site da Caixa. Esse também é o caminho para saber quantas parcelas faltam do FIES até terminar a amortização.

E o que acontece se eu não pagar o FIES? Essa é uma situação muito ruim. Por exemplo, quem estava inadimplente não pôde fazer o acordo de suspensão das parcelas durante a pandemia. Não arcar com a responsabilidade assumida na assinatura do contrato pode trazer problemas e impedir que novos benefícios sejam conseguidos.

É importante saber, ainda, que o FIES debita diretamente na conta-corrente do contratante as parcelas, e há várias situações em que o contrato pode ser prorrogado — em caso de desemprego, por exemplo, é possível pedir a dilatação do FIES.

Como solicitar a suspensão?

A suspensão do financiamento pode ser solicitada pelo estudante pelo período de até um ano e não tem cancelamento. O pedido pode ser feito até maio para suspensão no primeiro semestre e de julho a novembro para o segundo. Um detalhe: isso tem que ser feito até o dia 15 do mês para que entre em vigor no dia primeiro do mês seguinte.

Devido à pandemia e à situação de calamidade pública decretada pelo Governo, os estudantes com parcelas financiadas pela Caixa podem solicitar suspensão de até quatro parcelas do saldo devedor — ou enquanto durar a situação, conforme determinação do Governo.

Quais são os passos para realizar a suspensão?

Segundo a Resolução nº 38, de 22 de maio de 2020, o estudante financiado pelo FIES pode suspender as parcelas, incluindo as taxas trimestrais e as parcelas de amortização. Isto é, em qualquer fase do processo (utilização — exceto para contratos após 2018 —, carência ou amortização), é possível solicitar a Pausa FIES junto à Caixa. Isso pode ser feito até o dia 31 de dezembro de 2020.

Participantes do Novo FIES não estão ainda em fase de pagar o saldo devedor; por isso, o benefício não diz respeito a eles. No entanto, a taxa de administração, cobrada nas parcelas trimestrais à faculdade, continuam valendo normalmente.

Passo a passo para solicitar o Pausa FIES

É muito simples participar desse benefício concedido aos estudantes, que estão impedidos de frequentar as aulas neste período. Veja o que fazer:

  • entre na página do SIFESWeb;
  • faça o login na Caixa com seu CPF e senha;
  • acesse a opção Contrato FIES;
  • acesse a opção Contrato:
  • selecione Pausar Contrato;
  • aceite o termo de compromisso;
  • clique em Solicitar Pausa.

Não é necessário ir à agência para assinar o termo aditivo, tudo é feito online de forma bastante prática.

Independentemente da pandemia, é bom saber que, caso seja necessário, é possível contar com uma folga nos estudos sem perder o financiamento. O saldo devedor do FIES não sofre alteração durante esse período.

Viu como não é tão complicado entender como funciona o financiamento estudantil e o que é o saldo devedor FIES Caixa? Em caso de dúvida, procure mais informações, certo? Agora, se você não passou no FIES, não se preocupe! Há outras formas de conseguir financiamento estudantil privado e desconto para a graduação em faculdades particulares.

Que tal começar agora a tornar esse objetivo realidade? Inscreva-se para o vestibular online de uma das sete instituições participantes do portal Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: