O que acontece se eu não pagar o FIES?

estudante fazendo contas fies

Muitos estudantes fazem o Enem para tentar o financiamento estudantil do Governo em uma instituição particular. Uma das dúvidas que passa pela cabeça é: o que acontece se eu não pagar o FIES? E eles têm razão em se perguntar isso, pois assumir um compromisso e depois não ter como cumprir é prejuízo na certa!

Para saber como funciona o Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES) e quais são as penalidades em caso de atraso, leia este post até o fim! Você vai conhecer também outras formas de entrar na faculdade e obter o tão sonhado diploma de graduação!

Como funciona o FIES?

O FIES é uma excelente maneira de estudar para quem não conseguiu vaga em uma instituição pública ou se só encontrou o curso desejado em uma faculdade não gratuita. O programa está em funcionamento desde 2001 e tem várias modalidades para atender aos estudantes, todas com juros zero.

Mas você sabe qual é a relação entre Enem e FIES? Para entrar no sistema de financiamento, é obrigatório ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio pelo menos uma vez. Ah, e a média das notas tem que estar acima de 450, e a redação no Enem não pode ter sido zerada. Outro ponto obrigatório é a renda familiar, que não poderá ultrapassar três salários mínimos per capita, ou seja, por pessoa.

Só cumprindo esses critérios, é possível participar do processo seletivo do FIES. As inscrições são abertas no início de cada semestre, por isso, é bom ficar atento ao cronograma do FIES no site do MEC.

Quem consegue entrar no FIES tem que começar a pagar o financiamento após se formar, desde que tenha renda. O valor devido deve ser quitado no prazo máximo de 14 anos.

Mas o que muita gente não sabe é que existe um valor mínimo que o estudante tem que pagar mensalmente, mesmo durante o curso. Isso se refere à cobertura do seguro obrigatório e à taxa de manutenção do financiamento. Esse valor é pago diretamente à instituição financeira em que o contrato foi feito.

Depois da formatura, o valor da mensalidade é calculado levando em conta a renda familiar per capita do estudante.

Com quanto tempo de atraso é possível pagar o boleto do FIES?

É preciso saber que o boleto para pagar o FIES é emitido online. Toda a negociação é feita por meio digital, inclusive por débito em conta. O valor da mensalidade é deduzido diretamente da conta-corrente em que a pessoa recebe salário. Se for preciso atrasar uma parcela na fase de utilização, basta solicitar a segunda via do boleto.

No caso de desistência do curso ou qualquer outro motivo em que não há frequência às aulas, o estudante pode solicitar a suspensão temporária do financiamento por até quatro semestres. Porém, continua tendo que emitir o boleto para pagar o valor mínimo acordado.

Se for uma situação de desemprego, já na fase de amortização, é preciso continuar efetuando o pagamento mínimo ao banco, até que a situação volte ao normal.

O que acontece se o FIES não for pago no prazo estipulado?

Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.530, de 07 de dezembro de 2017.

Tour pela prova do Enem

Se não conseguir pagar os boletos em dia, o contrato é cancelado. Dessa forma, todos os benefícios e subsídios do Governo são cancelados. Lembra que falamos de juros zero? Eles passarão a ser cobrados pela Caixa Federal ou pelo banco em que o contrato foi feito, e o valor da dívida quase triplica!

Além disso, o fiador que foi apresentado na contratação tem nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa. Ele também sofre as penalidades de qualquer outro tipo de devedor: o chamado “nome sujo”.

Porém, não se desespere, pois há possibilidade de parcelamento antes de chegar a esse caos. Veja no próximo tópico!

Como funciona a renegociação do FIES?

Não paguei o FIES, e aí? Como falamos, é obrigação do estudante pagar o valor mínimo todo mês, desde a assinatura do contrato.

Se por algum motivo o estudante não conseguir pagar o financiamento, pode parcelar em até 18 meses o valor em atraso mais a multa. Para isso, procure informações referentes à renegociação de contrato no site da Caixa Econômica Federal ou no banco em que foi feita a conta.

Como conseguir melhores condições para pagar a faculdade?

Em caso de boleto atrasado, contas para pagar e desequilíbrio financeiro, tenha calma e respire fundo para encontrar a melhor saída. E, acima de tudo pensar em como não cair de novo nessa situação.

Sem contar a parte financeira, existem outros motivos que podem adiar sua entrada na graduação. O adiamento do Enem 2020, por exemplo, vai provocar mais de dois meses de atraso na abertura de novas turmas pelas instituições de ensino.

Para não deixar os estudos de lado, saiba que existem outras formas de pagar a faculdade sem ficar no sufoco, como bolsas e créditos oferecidos por faculdades particulares. Você pode usar a nota do Enem para conquistar uma vaga na própria faculdade, sem depender do FIES.

Várias instituições de ensino possuem essas opções, como:

Muito bem, chegando aqui você já entendeu o que acontece se não pagar o FIES.

Quer saber qual tipo de financiamento se adéqua melhor ao seu caso? Faça o quiz Prouni, crédito estudantil, FIES e bolsa privada e descubra!

E agora, já sabe como dar início ao seu sonho do ensino superior? Então, está esperando mais o quê? Escolha o curso e a faculdade que atendem os seus desejos e se inscreva para o vestibular!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados