Entenda a quantidade de vagas disponíveis para o FIES

quantidade de vagas para o fies

Desde a criação do FIES, o ensino superior tem se tornado um sonho possível para um número cada vez maior de estudantes. O programa, que começou em 1999, passou por uma reformulação do Ministério da Educação (MEC) em 2018 e, hoje, está entre os principais meios para financiar as mensalidades de uma faculdade particular no Brasil.

Só que existe todo o processo de inscrição até que o estudante consiga sua vaga no ensino superior. A quantidade de vagas para o FIES é limitada, e os estudantes são classificados a partir da nota do Enem. Para entrar na disputa, é importante conhecer os detalhes do programa e como aumentar as chances de ser um dos candidatos selecionados.

Este post vai ajudar você respondendo às dúvidas mais comuns sobre o FIES, inclusive sobre como avaliar a quantidade de vagas no programa. Confira logo abaixo!

O que é FIES?

Vamos começar pelo básico do básico! O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal que oferece um financiamento estudantil para estudantes de baixa renda entrarem em uma faculdade particular. A faculdade precisa estar cadastrada no sistema do FIES para seja uma das opções dos candidatos no momento da inscrição.

O estudante que entrar na faculdade pelo programa só começa a pagar as mensalidades financiadas quando terminar a graduação. Durante os anos de curso, existem as opções de fazer o cancelamento do FIES e a dilatação do FIES. O programa pratica taxas de juros e encargos abaixo da média cobrada no mercado.

A seleção do FIES é realizada tradicionalmente duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro e julho, após o período de inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) — a exceção foi a edição de 2020, devido à pandemia de Covid-19. A disputa pelas vagas acontece entre os candidatos que selecionam o mesmo curso, faculdade, turno e unidade.

São selecionados aqueles que tiveram as maiores notas no Enem e ficaram dentro do limite de vagas. De modo geral, quanto maior é a nota do candidato, maior é a sua chance de ficar entre os selecionados. A nota de corte varia de acordo com o número de candidatos que se inscrevem em cada opção.

Só lembrando: a nota de corte do FIES é a nota do candidato que ficou na última posição aprovada. Se uma opção para o curso de Medicina tem 15 vagas, a nota do candidato que ficou na 15° posição é a nota de corte. Simples, não é?

Qual a quantidade de vagas disponíveis para o FIES?

O número de vagas no FIES é definido pelo MEC, de acordo com o orçamento reservado para o programa. Fica a cargo do Ministério divulgar ou não com antecedência essa informação. Para a edição de 2021, o MEC oferece 93 mil vagas, número abaixo do FIES 2020, que abriu 100 mil vagas.

No plano trienal do FIES, aprovado em janeiro de 2021, consta que o programa oferecerá 279 mil vagas até 2023. Isso significa que haverá 93 mil vagas abertas nas duas próximas edições do FIES.

Tour pela prova do Enem

Por outro lado, o candidato só saberá como a quantidade de vagas foi distribuída quando abrir o processo de seleção. Ou seja, só no primeiro dia de inscrição você poderá saber quantas vagas estão disponíveis para o curso, a faculdade, o turno e a unidade em mente. Então, o jeito é esperar!

Quais são as vantagens do programa?

A inscrição no FIES é gratuita e acontece durante 4 dias. Esse período evita que algum contratempo prejudique a sua inscrição no programa. Além disso, você também tem a chance de acompanhar em tempo real a sua classificação no ranking para determinado curso, faculdade, turno e unidade.

Ao final de cada dia, o ranking é atualizado, e você consegue saber se ainda está dentro do limite de vagas. Conforme mais inscritos entram na disputa, o ranking dos selecionados vai mudando de acordo com as pontuações no Enem. O mais legal é que você pode alterar as inscrições sempre que quiser, pois é a última que vale.

Como concorrer ao FIES?

Para se inscrever no FIES, é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos definidos pelo programa:

  • participação em alguma edição do Enem a partir do ano de 2010;
  • alcançado uma média superior a 450 pontos no Enem, sem ter zerado a redação;
  • renda familiar per capita de até três salários mínimos;
  • ensino médio concluído;
  • ainda não ter terminado um curso de graduação;
  • candidatos que conseguiram uma bolsa parcial no Prouni também podem entrar o FIES para financiar o restante da mensalidade.

O processo de inscrição para o FIES acontece inteiramente no site oficial do programa. Veja um passo a passo:

  1. na opção disponível quando a seleção está aberta, você precisa preencher um cadastro com algumas informações pessoais, como CPF, data de nascimento e e-mail válido. Em seguida, basta cadastrar a senha que será usada sempre que você quiser entrar no sistema;
  2. ao acessar o link de ativação enviado para o seu e-mail, basta validar o cadastro e acessar novamente a página do FIES para fazer sua inscrição;
  3. dentro do sistema, sua tarefa é buscar a instituição de ensino e o curso de graduação que você deseja. É preciso indicar o campus (unidade) e o turno do curso. O último passo é salvar as informações e ver o seu nome no ranking de classificação.

De acordo com o cronograma do FIES, após a escolha do curso, basta esperar os resultados e a lista de espera sair. Uma estratégia para conseguir uma vaga pelo programa é pesquisar com antecedência o curso e a instituição de ensino. Assim, você entra no processo mais decidido sobre a escolha que vai fazer.

Quer uma dica? Conheça as faculdades parceiras do Vestibulares: Anhanguera, Pitágoras, Unopar, FAMA, Unic, Uniderp e Unime. Assim, você consegue fazer o financiamento estudantil e ter a melhor preparação para o mercado de trabalho.

Os alunos que estudam nas instituições parceiras do Vestibulares têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com vagas de trabalho em todo o país. É sua chance de já sair da graduação bem- empregado!

Agora é com você!

Se você chegou até aqui, viu que o jeito de saber quantidade de vagas para o FIES é esperando a abertura do processo seletivo. Então, quando tivermos o início da próxima edição, confira quantas e quais vagas estão disponíveis no site oficial do FIES. E não se esqueça de escolher o curso dos seus sonhos em uma instituição de qualidade, ok?

E aí, já está preparado para dar o próximo passo rumo ao ensino superior? Não perca mais tempo e se inscreva no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados