7 profissões do futuro que vão dominar o mercado

Você já pensou em ser uma espécie de investigador e até negociante de sequestro de dados financeiros ou pessoais? Ou também um arquiteto de realidade aumentada? Pois a consultoria norte-americana DaVinci Institute, que presta serviços sobre futuros profissionais para muitas empresas gigantes de setores diversos, previu que, até 2020, algumas profissões já estariam em processo contínuo de crescimento.

É claro que as profissões do futuro ainda precisam ser estudadas e pesquisadas a fundo. Mas não é legal imaginar que novos campos em todas as áreas vão aparecer e gerar novas oportunidades? Agora, uma coisa é certa: a maioria dessas novas funções está ligada às inovações tecnológicas. Confira algumas dessas previsões e entenda por que é importante ficar de olho nisso!

A importância de conhecer as profissões em alta

Depois que a automação e outras soluções tecnológicas passaram a ganhar mais espaço no mercado de trabalho, muita gente ficou paranoica a respeito do futuro de suas carreiras. É claro que muitas profissões deixarão de existir com o tempo, como agentes de viagens, carteiros e caixas de supermercados.

Contudo, é preciso ter em mente que novas profissões vão surgir, de acordo com as novas demandas da sociedade. Já parou para pensar que o rádio assustou os jornais, que a televisão amedrontou os rádios e que a internet foi vista como uma substituta das redes televisivas? Nada desapareceu, apenas foram realizadas adaptações para o novo modo de lidar com a informação e o entretenimento!

O mesmo aconteceu com as máquinas nas lavouras, as automatizações nas indústrias e por aí vai. O segredo, aqui, é manter-se sempre informado sobre as profissões, pois quem não se atualiza, com certeza, acaba perdendo ou ficando sem emprego. O que está em alta hoje pode ser diferente do que vai despontar em 2025; então, o jeito é acompanhar o ritmo acelerado das transformações.

É incrível que o Brasil, por exemplo, sofra com mais de 12 milhões de desempregados, mas também lide com um deficit de 240 mil profissionais — adivinhe só — no segmento tecnológico. Não seria interessante olhar de perto quais são essas demandas e investir em algo que dê futuro, literalmente, para sua carreira?

As 7 profissões do futuro nas quais você deve ficar de olho

De acordo com uma pesquisa feita anualmente pela rede social LinkedIn, algumas profissões estão se destacando no mercado como as áreas do futuro. Vamos conferir quais são as principais?

1. Especialista em negociar sequestro de dados

Uma das profissões do futuro é a do especialista em negociar o sequestro de dados. Veja só a importância desse cargo: um investigador especializado em crimes cibernéticos deverá ter habilidades para lidar com meliantes do mundo tecnológico. São hackers, programadores especiais e vilões que vão levar todos os dados importantes de uma empresa, por exemplo.

Parece coisa de filme de ficção científica, mas essa é a nossa realidade! Além disso, mais do que já sofrem hoje, pessoas poderão ter ataques em suas contas-correntes e outros acessos, como cartão de crédito e até documentos. Esse especialista vai trabalhar tanto na iniciativa privada quanto na pública e terá alguma formação em Tecnologia da Informação, Direito ou Engenharia de Software, por exemplo.

2. Desenvolvedores, programadores e engenheiros de soluções digitais

Como previsto, a tecnologia estará em alta no futuro. Vamos precisar de pessoas especializadas em inteligência artificial, em realidade aumentada, em qualidade de informação e, principalmente, em desenvolver dispositivos inteligentes. Ainda que um pouco distante de nós, até eletrodomésticos simples e itens de primeira necessidade, como geladeira, fogão e máquina de lavar, já têm capacidade de acessar a internet.

Isso é o que chamamos de Internet das Coisas (IoT) — um conceito que diz respeito à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. Interessante, não é? Cada um deles também, para ser acessado, tem que ter um login e uma senha. Pronto! Veja a quantidade de dados e de informações que estarão cada vez mais ao alcance dos dedos e espalhados por aí. E olhe que a gente já se diverte bastante com o celular!

3. Especialistas em contato social

Com tanta máquina e automação por aí, muita gente também vai interagir cada vez menos com humanos de verdade. É aí que entra o especialista em networking social. Já ouviu falar nessa profissão do futuro? Essa figura, que poderá ser a versão moderna de um psicólogo ou de um analista, ensinará as pessoas a conversarem umas com as outras, além de cuidar de quem se sente marginalizado em um ambiente conectado.

Aqui também podemos citar o coaching, que contribui com o autoconhecimento e o autodesenvolvimento de pessoas em âmbito pessoal ou profissional. Ao contratar esses “treinadores” para temáticas específicas, você conta com alguém que tem experiência para ajudar a lidar com sua carreira e com suas questões pessoais — otimizando o potencial humano no mercado de trabalho.

 4. Especialista em energias renováveis ou alternativas

O meio ambiente também terá sua vez com as profissões do futuro. Imagine, por exemplo, que, dentro de sua formação, você consiga, com um incentivo a pesquisas, descobrir um jeito novo de purificar, tratar e até encontrar novas fontes de água? Pois é exatamente isso que o purificador de água vai fazer.

Além do mais, como a sustentabilidade é hoje uma preocupação geral, até mesmo no mundo dos negócios, as organizações estão contratando cada vez mais profissionais que desenvolvem e implantam novas formas de gerar energia. Trata-se de uma vantagem competitiva, e não deixa de ser uma ótima ação para colaborar com o meio ambiente!

Tour pela prova do Enem

5. Bioinformacionista e hacker genético

Aprendemos que é melhor prevenir do que remediar. Então, não seria melhor criar mapeamentos genéticos para a prevenção de doenças, por exemplo? É exatamente isso que o especialista em bioinformação faz! Ele levanta informações genéticas a fim de descobrir maneiras de evitar epidemias, além de desenvolver novas drogas e técnicas de prevenção.

Dentro da mesma ideia, também temos o hacker genético, que faz modificações em alimentos e até mesmo em seres humanos, atuando em melhorias para níveis celulares e microbiológicos. Parece interessante, mas essa ainda é uma questão que esbarra em leis e em regras que precisam acompanhar as mudanças sociais — como no caso do biohacking.

6. Designer de experiência

Você sabe o que é UX Designer? A sigla UX vem de User eXperience, ou seja, experiência do usuário. Esse profissional do futuro é responsável por buscar soluções que otimizem as experiências das pessoas no mercado — principalmente consumidores, usuários e clientes de variados segmentos.

Por meio dessa função estratégica, as empresas conseguem acertar com mais precisão no atendimento e nos resultados, por meio uma experiência completa, que gere valor ao cliente, além da simples compra de um produto ou de um serviço. De acordo com o estudo citado do LinkedIn, já são mais de 4 mil pessoas que se declaram designers de experiência aqui no Brasil.

7. Especialista em marketing digital

Ninguém fica de fora das redes sociais, muito menos empresas e profissionais. É por isso que uma das profissões do futuro é a análise e gestão dessas plataformas — Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, LinkedIn… além de outras estratégias e mais estratégias elaboradas diariamente para atrair clientes, gerenciar comunidades on-line, divulgar produtos e marcas, entre outras funções.

As melhores dicas para escolher a profissão ideal

Com tantas possibilidades, fica até difícil escolher a profissão do futuro que mais tem a ver com seus gostos pessoais. Para não se perder em meio às opções, vale adotar algumas dicas e práticas. Veja só quais são!

Mantenha-se atualizado

Deu para notar que quem dorme no ponto acaba perdendo a chance de embarcar nas melhores vagas do mercado? Pois é, portanto, não deixe de buscar conhecimentos novos, ler sobre sua área de interesse e até mesmo sobre assuntos gerais — como economia, política, cultura, finanças etc.

Quando temos uma noção melhor da realidade em que estamos vivendo, conseguimos traçar as melhores rotas profissionais e chegar mais perto da carreira dos sonhos. Inclusive, essa é uma característica de qualquer profissão do futuro: interdisciplinaridade e uma cartela bem variada de competências e de conhecimentos.

Busque capacitação constante

Outro ponto importante é otimizar seus estudos e mantê-los em dia. Por mais que você ache que apenas um curso superior conta, o mercado atual pede profissionais especializados e com cursos e outros conhecimentos que agreguem valor às suas funções.

O mais interessante é que, ao realizar tais cursos e capacitações, descobrimos gostos e habilidades que antes seriam impossíveis de serem descobertos! Então, é por meio de atualização constante que podemos escolher a melhor profissão para construir uma carreira de sucesso.

Desenvolva seu autoconhecimento

Outro aspecto que conta muito na hora da escolha da melhor profissão é se conhecer de verdade. Afinal, quais são suas paixões? O que deixa você mais motivado? Quais são as suas maiores qualidades, competências, defeitos e fraquezas?

Todas essas informações ajudam a traçar o melhor caminho para que você acerte em cheio na carreira que desejar seguir. Se tiver dificuldade em descobrir isso, conte com a ajuda de um dos profissionais do futuro: o coaching de carreira que citamos anteriormente!

Potencialize suas skills

O mercado atual e as variadas profissões do futuro citadas aqui pedem algumas habilidades e qualificações, que variam entre soft skills (habilidades comportamentais) e hard skills (aptidões técnicas). Então, vale a pena trabalhar suas competências a fim de desenvolver-se mais enquanto pessoa e profissional:

  • soft skills: capacidade de trabalhar colaborativamente, criatividade, flexibilidade cognitiva, facilidade para adaptar-se a diferentes situações, boa comunicação, gerenciamento de tempo, organização etc.;
  • hard skills: graduações e especializações, certificações específicas e cursos técnicos, proficiência em alguma língua estrangeira, habilidades em soluções tecnológicas, como computação em nuvem (cloud computing), Big Data, Business Intelligence, People Analytics, gestão de pessoas ou experiência do usuário, entre outros.

Agora que você conhece as principais, o que achou dessas profissões do futuro? Instigantes, não? Com o interesse pela área e o preparo correto, é possível construir uma carreira promissora! Entretanto, não deixe nunca de se atualizar e de ficar por dentro das mudanças no mercado — é por meio dessa atitude de procura constante que você vai conseguir se transformar em um profissional diferenciado e disputado!

E aí, gostou das opções? Aproveite que ainda está por aqui e descubra também qual é o seu perfil profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados