Perfil profissional: descubra qual é o seu!

perfilprofissionaldescubraqualeoseu

Você já sabe qual é o seu perfil profissional? Trata-se de um conjunto de características apresentadas pelo indivíduo em um contexto de trabalho — incluindo, por exemplo, o modo como ele se relaciona com o próximo, a forma que planeja e executa suas ações, entre outras questões. Os pontos-chave que compõem os diferentes tipos de perfis são traçados por meio de competências, além das habilidades técnicas e socioemocionais.

Para ajudá-lo a descobrir em qual perfil profissional você se encaixa — o que também pode ser muito útil na hora de prestar vestibular para um curso de graduação — listamos, neste post, alguns dos mais comuns observados no universo corporativo. Vamos conferir?

Quais são os principais perfis profissionais?

Já deve estar curioso para conhecer quais são os perfis profissionais mais vistos no âmbito corporativo, certo? Bom, neste post, trabalharemos com 4 exemplos bastante observados:

  • planejador;
  • comunicador;
  • executor;
  • analista.

Entenda de forma detalhada quais são os traços mais observados em cada tipo de perfil!

Planejador

Como o próprio nome já indica, o indivíduo com esse perfil profissional é alguém que não gosta de concretizar projetos e ações sem antes verificar possibilidades e fazer um planejamento completo. Metódico e detalhista, o planejador é alguém que prefere trabalhar com o mínimo de riscos possíveis. Ele preza pelo sucesso, por isso, não gosta de entrar em projetos que envolvam incertezas.

Por isso mesmo, é raro que um planejador coloque ideias em prática sem fazer testes, verificar impactos, traçar perspectivas etc. Um defeito dessa característica é que ele pode acabar demorando mais para concluir projetos, já que a objetividade não é um traço muito presente nesse tipo de perfil profissional.

Comunicador

O perfil profissional do comunicador é o de alguém que conduz com maestria suas relações interpessoais. Ele sabe como ninguém passar a mensagem que deseja, com clareza e se certificando de que todos entenderam o que foi dito — ou seja, não abrindo margem para representações erradas. No entanto, não confunda: aqui, não estamos falando que esse colaborador necessariamente é um falador constante e/ou inoportuno.

Embora naturalmente crie laços mais fortes com o próximo, ele sabe a hora certa de se expressar. Além disso, tende a mediar as relações entre a equipe, evitando conflitos e garantindo a harmonia no ambiente de trabalho.

Outra característica muito comum nesse perfil profissional é o alto poder de persuasão. O comunicador consegue usar seu discurso para propagar boas ideias e até mesmo motivar os colegas, fomentando o engajamento do grupo. Trata-se de alguém que preza muito pelo espírito de time, portanto, uma de suas dificuldades é tomar decisões sozinho ou sem discutir com alguém anteriormente.

Executor

Menos conversa e mais ação: esse é o lema de quem apresenta o perfil profissional executor. Assim como os demais, esse indivíduo é bastante requisitado pelas empresas, já que gosta de tirar ideias do papel com proatividade. Afinal, em um cenário tão competitivo, conseguir inovar e propor soluções diferenciadas é indispensável.

O executor é bastante prático e objetivo no dia a dia de trabalho. Outra de suas características mais marcantes é que ele não tem medo de assumir riscos para colocar algo em execução. Por outro lado, diferentemente do analista, sobre o qual falaremos logo abaixo, ele não preza muito por pesquisas e estudos aprofundados. Um planejamento sucinto e táticas de erros e acertos são o bastante para que ele exerça suas funções.

Dessa forma, podemos afirmar que o executor é alguém que corre em busca do que quer e não mede esforços para concretizar objetivos. Um de seus defeitos, no entanto, é que ele tende a ser impaciente, pois, é focado em resultados e deseja vê-los a curto prazo.

Analista

Lembra do planejador? O analista tem algumas características em comum com esse outro perfil profissional. Ambos gostam de pensar bastante antes de agir e consideram isso em todos os aspectos de suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente falando. Ele é perfeccionista e tem uma tendência natural a identificar detalhes que passam despercebidos. Toda equipe precisa de um colaborador com essa habilidade, certo?

Por apontar erros no trabalho, pode ser que o analista acabe incomodando aqueles que não sabem lidar muito bem com críticas. No entanto, ele sempre terá argumentos concretos para fundamentar suas constatações, afinal, pesquisa e analisa tudo com controle de risco. Por outro lado, não costuma estar aberto a opiniões que interfiram no seu raciocínio, já que, para ele, todos os seus projetos são conduzidos com total cuidado.

Como descobrir o meu perfil profissional?

E agora, em qual perfil profissional eu me encaixo? Embora existam testes de comportamento, avaliações vocacionais e ferramentas afins, como o Game Giro de Profissões, é importante que você comece a descoberta por meio do autoconhecimento. Somente sabendo quais são os seus pontos mais fortes e aqueles em que tem dificuldades é possível traçar uma linha entre seu modo de pensar e agir e as opções que listamos no post.

Não estamos falando que os testes comportamentais não são de grande ajuda. Pelo contrário, os resultados são ainda mais eficazes quando o indivíduo já tem um conhecimento prévio de suas particularidades. Sendo assim, comece a analisar o modo em que vive, como é o seu relacionamento com as pessoas, se costuma pensar antes de agir ou é mais impulsivo, se toma decisões com base em expectativas ou dados, entre outras questões.

Vale a pena lembrar, também, que um perfil profissional não é algo impossível de se mudar. Como seres humanos, somos todos mutáveis. Alguns têm maior tendência a se adaptar ao meio no qual estão, outros são mais resistentes. No entanto, se você percebeu que quer se encaixar em determinado tipo profissional, nada o impede de começar a desenvolver habilidades e competências que o aproximem do objetivo considerado ideal.

E então, com qual perfil profissional você mais se identificou? Certamente se deparou com algum que se alinha à sua personalidade e aos seus objetivos de carreira, não é? Vale lembrar, contudo, que não existe um perfil melhor do que o outro. Cada um tem suas particularidades, portanto, as empresas que sabem agir de forma estratégica entendem que, para montar uma equipe multidisciplinar, é interessante contar com colabores de diferentes visões e traços comportamentais.

Agora que você já sabe o seu perfil profissional, chegou a hora de descobrir outro aspecto muito importante: a área de atuação ideal. Acesse o link e confira nossas sugestões!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: