6 dicas de como fazer resumo e otimizar seus estudos

como fazer resumo de estudos

Ganhar agilidade nos estudos sempre é visto como algo positivo, principalmente durante a véspera do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque o período que antecede as provas tende a ser marcado pela consulta de um grande volume de matérias em pouco tempo.

Portanto, quem pretende acelerar o processo de aprendizagem precisa conhecer como fazer resumos eficientes. Esses tipos de fichamentos ajudam a explicar assuntos de forma rápida e sucinta, já que transformam textos complexos em frases fáceis de compreender.

Como resultado, as leituras de diferentes conteúdos podem ser feitas em poucos minutos, sem que a obtenção de conhecimentos seja prejudicada. Quer algo melhor que isso para otimizar sua rotina? Fique com a gente e confira 6 dicas de como fazer um resumo!

Liste tópicos ao fazer leituras

Muitas vezes, empregamos técnicas e métodos de estudo sem refletir sobre o potencial que esses recursos oferecem. Inclusive, se alguém perguntasse o que é resumo, você provavelmente responderia que consiste em um conjunto de anotações importantes, certo?

Mas a função desse tipo de fichamento vai muito além de sintetizar textos longos e repletos de informações. Ao elaborá-los, você também passa a memorizar conceitos, palavras-chave e outros termos relevantes. Trata-se de uma vantagem e tanto em épocas de avaliações.

Portanto, o primeiro passo para estruturar seus resumos é listar os principais tópicos presentes no material de estudo (livro, apostila, caderno etc.). Procure sempre organizar essas ideias em ordem de importância, de modo a não perder as explicações mais significativas para o entendimento do tema.

Destaque trechos importantes

Ganhar tempo na fase de montar um resumo também é um diferencial e pode ajudar você a lidar com a pressão do vestibular. Para isso, experimente destacar trechos importantes dos escritos assim que for fazendo a leitura. Vale sublinhar com lápis, colorir com marcador de texto ou circular frases.

Essas marcações deixarão as principais palavras em evidência, permitindo que você as encontre com facilidade em uma leitura posterior ou no momento de elaborar fichamentos. Como consequência, o tempo necessário para organizar as ideias e passá-las a limpo será menor.

O esforço para produzir um bom resumo também tende a reduzir com esse tipo de prática. Afinal, você não terá que se preocupar em “catar” dados que foram identificados como pontos relevantes. Em outras palavras, poderá manter a ansiedade e o nervosismo bem longe.

Crie questionários sempre que possível

Se uma das funções dos resumos é promover a fixação de conteúdos, por que não tirar proveito dessa característica ao estudar definições importantes? Se você prestar atenção, verá que cada matéria tem conceitos e fórmulas fixas, ou seja, informações que podem ser memorizadas para sempre.

Nesse caso, como fazer resumo para lembrar de tudo? Você pode apostar nos questionários breves, acompanhados de suas respectivas respostas corretas. O ideal é que as perguntas sejam curtas e resumidas, a fim de agilizar o preparo para o Enem e as provas de vestibulares.

Por exemplo, ao estudar química, crie um questionário com as principais dúvidas relacionadas à disciplina. Sob cada uma delas, anote as explicações encontradas nos materiais didáticos, como aparece abaixo:

Tour pela prova do Enem
  • O que são ligações químicas?
  • R: ligações realizadas entre átomos para formar moléculas.

Guarde esses resumos em forma de perguntas e de respostas para consultá-los com frequência. Assim, quando menos esperar, terá todas as informações na ponta da língua.

Use técnicas de memória fotográfica

Outra forma de produzir um resumo para vestibular excelente é associar frases ou termos importantes a figuras. Isso mesmo! Trata-se de uma estratégia muito usada por pessoas que tendem a lembrar das coisas assim que visualizam determinados elementos.

A memória fotográfica pode ser bastante útil quando temos dificuldade para gravar nomes de pessoas, de lugares e de acontecimentos. Por isso, deve ser explorada no momento de elaborar fichamentos de matérias que costumam ter muitos detalhes, como história, geografia e literatura.

Para isso, procure inserir gráficos, tabelas e imagens relacionados a cada assunto abordado em seu resumo. Você pode fazer colagens de figuras ou desenhar sobre o papel. O importante é manter os textos e seus recursos visuais próximos, a fim de fazer uma rápida associação.

Represente ideias com mapas mentais

Essa é uma técnica parecida com a memória fotográfica, já que também intercala trechos escritos com representações gráficas. A principal diferença está na forma de estruturar as ideias, que tendem a aparecer em forma de esboços, esquemas e fluxogramas simples.

Os mapas mentais podem ser feitos com uma série de elementos: símbolos, desenhos, códigos, figuras, letras e números. Eles são uma forma divertida de elaborar resumo para o Enem e vestibular; por isso, tendem a motivar aqueles estudantes que estão entediados com os enormes blocos de texto.

A vantagem de trabalhar com um mapa mental está na possibilidade de agrupar ideias, destacar termos-chave, separar itens em categorias, representar níveis de hierarquia, ligar dados e conceitos, entre outras relações. Tudo é feito por meio de rabiscos e de desenhos.

Passe a limpo as suas anotações

Todas as práticas listadas são eficientes para a montagem de resumos. No entanto, se o seu objetivo é guardar esses materiais para consultas frequentes até o dia das provas, precisa garantir que eles estejam em ótimas condições.

Nesse sentido, tenha o cuidado de passar a limpo todos os esquemas e as partes escritas, com letra legível (atenção para a caligrafia) e ausência de rasuras. Se preferir, você pode refazer tudo no computador e imprimir os fichamentos, guardando-os em uma pasta.

As anotações refeitas poderão ser revisadas sempre que você sentir necessidade. Inclusive, vale até emprestá-las a colegas que também estão em fase de preparo para o vestibular. O importante é montar um arquivo completo e de qualidade para otimizar seus estudos.

Esperamos ter ajudado você a definir os melhores métodos para fixar conteúdos e arrasar nas avaliações. Agora que já sabe como fazer resumo de excelência, não deixe de explorar as orientações e os simulados do site Trilha do Enem. Ele é um ótimo complemento para seus aprendizados.

Quer mais dicas sobre o que fazer na véspera do Enem e de outras provas? Confira aqui nosso artigo sobre o que fazer no dia anterior ao Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados