3 formas de o desenvolvimento sustentável ser cobrado no Enem

plantas e luz representando o desenvolvimento sustentável

Ei, está se preparando para o Enem? É importante ter curiosidade para pesquisar sobre diferentes temas a fim de não ser surpreendido na hora da prova, se você quiser entrar nas melhores faculdades do país. Por isso este post vai trazer informações relevantes sobre um assunto em evidência, o desenvolvimento sustentável.

Ele tem importância política, econômica e social e afeta a vida em comunidade no mundo todo. Esse tópico ganha ainda mais destaque em tempos de alto consumo e crescente presença da tecnologia nos meios de produção.

Siga na leitura para conferir os principais pontos da matéria e como o desenvolvimento sustentável pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio.

Redação

Essa parte da prova testa a habilidade do candidato tratar de assuntos complexos que influenciam vários aspectos da sociedade fazendo bom uso do Português e mostrando seu raciocínio de forma clara e ordenada. Além disso, o candidato deve desenvolver uma proposta de intervenção, isto é, uma solução para o problema levantado.

O tema foi abordado na redação do Enem em 2001, mas continua em evidência por causa da necessidade do desenvolvimento das nações acontecer de um jeito orgânico e com os menores impactos possíveis ao meio ambiente.

Um levantamento da EY afirmando que os investimentos sustentáveis cresceram anualmente 107,4% de 2012 a 2018 consolida a importância do tema. Por isso, que tal saber dos principais pontos sobre a matéria? Confira!

Desenvolvimento sustentável: utopia ou realidade

Embora a Constituição Federal de 1988 fale do dever da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal protegerem o meio ambiente como direito fundamental, na prática o assunto pode parecer mais uma obrigação e nem tanto uma preocupação legítima de governos e empresas.

A natureza deixou de ser meio de subsistência para ter seus recursos economicamente explorados há tempos: a Primeira Revolução Industrial com o uso expressivo do carvão mineral nas fábricas para atender a produção em massa é exemplo evidente desse modelo.

Desastres como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e o vazamento de óleo pela Petrobras, que cresceu 23 vezes em 2019, nos fazem questionar se o desenvolvimento sustentável é uma utopia ou uma realidade. Há real preocupação com os impactos à natureza? Como crescer com o máximo de produtividade sem prejudicar o meio ambiente?

Desenvolvimento sustentável no século XXI

Veja só: hoje as empresas não vendem apenas produtos ou serviços, mas ideias. Não é à toa que as marcas mais lembradas pela população brasileira em época de pandemia são as que mostram preocupação social com o momento. A propósito, muito se fala sobre o papel dos governos na criação de um “novo normal” focado em desenvolvimento sustentável.

O progresso de organizações, nações e pessoas no século XXI ganha novos desenhos não só por causa da produção e da comercialização intensas acentuadas pela globalização. Cresce a consciência sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais para a prosperidade da vida na Terra. Nesse contexto, ganham espaço:

  • o consumo consciente;
  • o minimalismo, um estilo de vida;
  • a preocupação do cliente com os valores de quem vende;
  • a atenção dos cidadãos a políticos defensores de práticas sustentáveis para proteção do meio ambiente.

Viu só como o assunto pode cair até em atualidades no Enem?

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Além de entender o que é desenvolvimento sustentável, você deve saber como ele acontece na prática e ter em mente algumas soluções. Um pouco de História e Geografia, por exemplo, te ajudam a compreender por que esse tema é tão relevante e deve estar previsto no seu plano de estudos para o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável

O planejamento e a conscientização sobre a finitude dos recursos naturais e exploração da natureza são essenciais para adoção de medidas eficientes na área. Por isso, é importante o Governo regulamentar o assunto e atuar de forma efetiva, evitando o desmatamento e impondo sanções quando há ameaça ao meio ambiente.

Plano de Estudos para Medicina

Além do mais, é preciso investir na pesquisa de fontes alternativas de energia, por exemplo. Você sabia que o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para a geração de energia solar? A propósito, veja essa questão do Enem 2012 sobre matriz energética a partir da descrição de um espaço geográfico.

Ainda, a destinação de dinheiro para gestão de resíduos e ecoeficiência não apenas faz a marca ficar bem no mercado como ainda estimula a concorrência a adotar boas práticas. Nesse contexto, também cresce a preocupação geral com o desenvolvimento sustentável: mais pessoas se importando é sinônimo de maior fiscalização e divulgação do tema.

A importância do meio ambiente para a vida humana

Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Notou por que ecologia é tão importante em Ciências Humanas embora seja um dos principais assuntos de Biologia no Enem?

Recursos naturais resultam em conflitos históricos no Oriente Médio, despertam interesses políticos e influenciam economias do mundo todo, sendo, inclusive, o centro do problema da crise na Venezuela. Sem meio ambiente equilibrado por causa da exploração desenfreada dos recursos não há prosperidade nem vida humana em longo prazo.

Contribuição para a redução dos desastres ambientais

O desenvolvimento sustentável no Enem também pode ser relacionado a ocupações urbanas mal-estruturadas: não é raro ver na mídia o sofrimento da população de baixa renda com chuvas intensas resultando em alagamentos e deslizamentos de terra nos morros. Você entende por que o tema é tão relevante à sociedade?

Um meio ambiente equilibrado permite à natureza seguir o seu ciclo sem interferir drasticamente na vida humana. Por isso a preservação de matas nativas e áreas ecológicas é tão essencial e está ligada a um tema de destaque: os desastres ambientais.

Por falar nisso, estudar os desastres ambientais para o Enem fica muito mais fácil assistindo a documentários, concorda? Aproveite!

Matemática e suas Tecnologias

Embora a ciência ainda seja utilizada para explorar indevidamente recursos naturais, a fauna e a flora, seu lado bom na criação de soluções úteis ao desenvolvimento sustentável ganha cada vez mais evidência. Confira o que cálculos e números têm a ver com o assunto!

O trabalho da tecnologia no desenvolvimento

Softwares de geolocalização ajudam a reduzir o uso de inseticidas e pesticidas nas plantações, e biocombustíveis, como o etanol, servem de fonte de energia, minimizando o lançamento de CO2 na atmosfera. Falando em energia, uma pergunta sobre o tema caiu em Matemática e suas Tecnologias na prova em 2017.

Por isso, não se surpreenda caso você se depare com questões sobre sistemas de irrigação inteligente nessa seção de Exatas. Álgebra, geometria e cálculos podem ser utilizados na resolução de problemas e cobrados quando o assunto é desenvolvimento sustentável no vestibular.

Identificação de causas e soluções

Sabia que a Adidas passou a produzir tênis de alta performance a partir de plásticos retirados dos oceanos? O projeto em parceria com os ambientalistas da Parley é um exemplo de como o ramo corporativo vem promovendo ações ligadas ao meio ambiente e de como a matéria pode cair em Exatas.

A empresa também aboliu sacolas plásticas de suas lojas em 2016 considerando quanto o material demora para se degradar na natureza e seus prejuízos à vida marinha, entre outros fatores. Tempo de decomposição e aspectos produtivos podem cair nas questões desse caderno também.

Falando nisso, prepare-se melhor para a prova escolhendo o melhor canal do YouTube para estudar para o Enem. Entre eles você encontrará o Trilha do Enem que, além de ser um ótimo portal para revisar as matérias, monta um plano de estudos de acordo com o seu perfil.

Desenvolvimento sustentável não é matéria exclusiva de Biológicas, tendo aplicação em várias outras áreas, porque envolve cálculos, tecnologias, questões geopolíticas, históricas, econômicas e sociais. Por isso, o assunto também é tão visado nos principais vestibulares do país.

E aí, gostou do post? Então, confira a nossa planilha gratuita, saiba como organizar os estudos para o Enem e inclua o tema no seu cronograma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: